sexta-feira, 6 de abril de 2012

Guiné 63/74 - P9710: Nós da memória (Torcato Mendonça) (19): Pare, Escute e Olhe

Mansambo > Monumento aos mortos da CART 2339






1. Texto do nosso camarada Torcato Mendonça (ex-Alf Mil da CART 2339 Mansambo, 1968/69) para integrar os seus "Nós da memória", enviado em mensagem do dia 26 de Março de 2012:

 
NÓS DA MEMÓRIA - 19
(…desatemos, aos poucos, alguns…)

Pare, Escute e Olhe

Placa do passado em aviso ao perigo do comboio que se aproximava e tudo à frente levava.

Pare, clique no “rato” e leia. Aí vêm as letras, as frases e mais frases atreladas como se um comboio fosse. Tudo atropelam, tudo à frente levam.

Paro, releio e penso. Penso mas nada digo, nada comento. Para quê e porquê? São outros saberes ditos, melhor, escritos. O meu intelecto não os domina. Terá sido sempre assim? Talvez não. É a degradação dos neurónios que penso ter dentro da cabeça.

Mas voltemos às letras, às frases e mais frases atreladas em enorme sapiência, a aconselharem, criticarem, informarem, louvarem, bajularem, denegrirem, corrigirem e muito mais. São frases de arremesso, de alívio, de ego ofendido ou de sua ausência. Talvez ausência. Porque o dito aumentou, inchou, avolumou e, não rebentando se derramou em pastosa mancha.

Pare, escute e olhe.

Não! Por favor, não. Não pare, não escute, não olhe. Deixe-se ir devagar. Tente parar a máquina enorme, hoje quase silenciosa no seu deslizar. Deixe-se ir e, pela frente dela, ser levado. Mal ouvirá o apito premido freneticamente pelo condutor aflito. Menos ouvirá o baque e o “frenar guinchante” de metal sobre metal. Tudo pára… então… Então que foi? Foi aquele fulano que… Sei. Conhecia… sujeito vaidoso do seu saber e a pouco entender.

Nem agora, nem agora a não compreender que era o comboio das dezoito e dez… Teimoso! Desculpe. Teimoso não. Um pensador e, como tal, um ser distraído. Pois, pois… foi-se. Feliz… mente…

Mansambo > Torcato Mendonça e Sargento Baldé

Na Guiné havia comboios? Não! As gentes andavam por estradas, picadas e trilhos. Com mais segurança andavam, quando se deslocavam por rios grossos e outros mais finos mas todos entrelaçados. Nas marés cheias a Guiné encolhia. O macaréu era onda forte a subia rapidamente, tudo enchia e a terra rapidamente diminuía, por aqueles rios, afluentes e sub afluentes.

Como os neurónios… como os neurónios… Como quê? Neurónios. Bolas o tipo teve um curto-circuito.

That’s possible.

É possível?

É possível porr…a.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 3 de Abril de 2012 > Guiné 63/74 - P9697: Nós da memória (Torcato Mendonça) (18): O Dia - Fotos falantes IV

1 comentário:

manuelmaia disse...

TORCATO,

GOSTEI DO TEU TEXTO.DA TERRA QUE ENCOLHIA ANTE O AVANÇO DOS RIOS,GORDOS E MAGROS,MAS RIOS...
ÁGUA MUITA ÁGUA,TINHA A GUINÉ,
DO MACARÉU QUE NÃO VI,MAS SEI.
ABRAÇO
manuelmaia