domingo, 10 de março de 2013

Guiné 63/74 - P11229: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (28): 29.º episódio: Memórias avulsas (10): Ninguém me ama

1. O nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422 / BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), em mensagem do dia 4 de Março de 2013, enviou-nos mais esta história para publicar na sua série "Os melhores 40 meses da minha vida".


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA (28)

GUINÉ 65/67 - MEMÓRIAS AVULSAS 

10 - NINGUÉM ME AMA

Na anterior missiva, falei da visita que fiz à Sé de Bissau, mas olvidou-se-me acrescentar, que nessa altura (Julho de 1966), falei com quem manda lá no sítio, combatente d'outras causas mas que injustiçado tem também sido, tal como nós os que combatemos com G3.

Conversámos sobre o 21 de Fevereiro de 2013; do Blog Luís Graça & Camaradas da Guiné onde eu iria ser e com muita honra, o grã-tabanqueiro 581 e dialogámos ainda sobre o facto de me irem votar ao ostracismo, nem me dando os parabéns pelo 71º aniversário e pior ainda... o não me ofertarem e publicitarem o costumado quadro de aniversariante.

Tal, originaria que mais 580 camaradas me presenteassem com os seus votos.

Compreendendo a minha profunda mágoa, respondeu-me lá do alto do seu púlpito:
1 - Fá-los chorar cantando-lhes com a tua tonitruante voz, o "Adeus Guiné" ;
2 - E só lhes perdoarás, quando te enviarem meia dúzia de seis garrafas do tinto "Barca Velha 2004".

- Ó MEU, não não e não disse-lhe eu... trata-se de GENTE muito atarefada, são apenas dois Administradores e simultâneamente Editores com muita categoria... que tanto farão (estávamos em 1966) para a memória colectiva futura.

Parece-me um castigo demasiado duro, por isso te peço que lhes perdoes 50% e a que eu acrescento os outros 50. E mais lhe disse:
-Eles passarão, decerto, também por aqui um dia mais tarde, pois que embora muito novos ainda, terão essa sorte malvada e por isso cá estou a desbravar e a pacificar os terrenos que pisarão a fim de que tenham uma melhor estadia.

Quando tal acontecer podes ser tu a admoestá-los? Intransigentemente não aceitou a minha proposta e ordenou-me que só relapsasse o acontecido, contra a entrega duma dúzia de Dão Meia-Encosta 2010 (substituíndo a meia dúzia antes imposta), e com o que tive de concordar dada a suavidade da pena.

Mais me disse:
- E mesmo fora de tempo que publiquem a moldura, que mais bonita ficará com uma embelezante tua foto.

Disse... está dito.

O postalinho que não foi publicado (CV)


O CÉU - 2ª parte Bissau pois então.

Apesar da minha nova tarefa, um descanso quanto a guerras, a coisa não era fácil, tanto que perdi o sono d'algumas noites.

Iniciava o dia papando meio quilo de rim cortado ós códradinhos e frito em manteiga com alho, regando continuadamente com os 6 dcl da Cuca. A molhança era ensopada em pão e absorvida qual açorda fosse. Passava pelo "escritório", actualizava o expediente e lá ia para os contactos mais urgentes. Eles eram com o cangalheiro civil, com o Hospital, com o Senhor Capelão Militar, com o cemitério onde havia conseguido que um grupo de pedreiros e pintores militares, o alindassem com muros de 30cm à volta das sepulturas, dispusessem relva por cima e que na limpeza se esmerassem.

Ritual se tornou a minha visita diária à capela mortuária, visita que a mim próprio impusera, para acompanhar camaradas que partiram ao serviço da Pátria ingrata. Fi-lo sempre até à entrega da urnas de chumbo nos navios. Sofri que nem um perdido com algumas das notícias vindas da Metrópole (raros casos) dando conta que ninguém se interessava (ou recusava até) receber o corpo e este haveria de ser sepultado ali mesmo.

Na época todos seriam trasladados sem quaisquer despesas para as famílias enlutadas.

Para aguentar e chegada a hora do almoço, tomava uns alcoóis duplos em vez dos adormecedores Vallium's.

Passadas foram, tardes e noites, salvo quando em emergências, compilando, organizando, pressionando para que tudo corresse rápido e com o respeito devido àqueles HERÓIS.
Respeito merecido que alguns tiveram enquanto vivos e outros nem tanto. Respeito e consideração que também nós que regressámos pelos nossos próprios pés deveríamos merecer, mas o que não aconteceu ainda e até hoje, pelos poderes instituídos, que são bem minorcas como sabemos.

O que lá vai, lá vai, mas nada de bom, desejo a tais políticos.
Por isso o ódio se foi em mim instalando, aumentando e anseio para que a terra lhes não seja leve.

Revolto-me todo cá por dentro e exteriorizo-o mais, quando ao ler loas aos mandantes inimigos, afinal os principais, senão únicos, culpados da guerra para onde nos mandaram e que nos foi imposta.

(continua)
_________

2. Comentário de CV:

Cabe aqui e agora um breve comentário à "indirecta" do nosso camarada Veríssimo Ferreira quanto ao deixarmos passar em branco o dia do seu aniversário.

1.º - Não me lembro de ter lido em lado nenhum deste Blogue que o camarada Veríssimo tivesse nascido a 21 de Fevereiro de um qualquer ano da graça da primeira metade do século XX. Se foi escrito e não reparei, as minhas desculpas pelo lapso.

2.º - Se o camarada Veríssimo estava crente que nos iríamos basear na data escrita no seu facebook, pois não voltamos a cair noutra. Este "esforçado" editor, (ir)responsável, entre outras tarefas, pelos aniversários, uma vez publicou, baseado nos dados do facebook, os parabéns de um camarada que afinal não fazia anos naquele dia, que tinha escrito aquela data como podia ter escrito 30 de Fevereiro de mil novecentos e troca o passo. E o editor ficou com cara de cu.

3.º - Mais se informa que, para memória futura, já consta da vastíssima base de dados deste Blogue a data de 21 de Fevereiro como dia de aniversário do nosso ilustre tertuliano Veríssimo Ferreira.

O "esforçado" editor
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor:

Vd. último poste da série de 3 DE MARÇO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11188: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (27): 28.º episódio: Memórias avulsas (9): Do inferno para o céu

8 comentários:

Manuel Dias disse...

Agora é que eu vejo porque não apareceu esse cuadradinho de parabens no dai do meu aniversario, talvez que não sabiam a data em que eu vim ao mundo com tão pouca sorte?
Já enviarei o dia em que faço aninhos.
um abraço.

armando pires disse...

Ó Verissimo!
P'ra castigo, vais 15 dias de guarda para o K3.
a.p.

Hélder Valério disse...

Caro Veríssimo Ferreira

Desta vez temos um artigo em 'três tempos'...
No primeiro, 'refilas', e bem, quanto à falta de 'parabenizações' aquando do teu aniversário aqui no Blogue. É uma reclamação 'justa', evidentemente se essa informação já tivesse sido veiculada. Claro que também 'desculpas' a falta de publicitação, com base na compreensão do excesso de trabalho do Editor...
Até aqui, tudo bem. Mas depois começas por 'exigir' 2 garrafas de "Barca Velha 2004" sendo que a seguir concedes reverter para uma dúzia de "Dão 2010". Aqui já fiquei desapontado, mas deve haver uma 'explicação' para a mudança de critério...

O segundo tempo é dedicado ao relato das tuas 'novas actividades' em Bissau que, convenhamos, não eram nada agradáveis e que tu teimaste em levar 'à séria'.

O terceiro tempo é o do Carlos V que, também muito justamente, explica que não pode 'ir atrás' das indicações do Face pois já foi uma vez 'enganado' e não quer voltar a ser...

Tudo bem, afinal!

Abraço
Hélder S.

admor disse...

Caríssimo Veríssimo,

Espero que tenhas passado um óptimo dia de aniversário.

Muita saúde! é um desejo ou voto que se pode fazer em qualquer altura (sem implicações).

Um grande abraço. (Também pode ser dado em qualquer altura, pois não tem prazo de validade)

Quanto à mudança do Barca Velha para o Dão, acho que fizeste muito bem pois ninguém deve confiar em Barcas Velhas (às vezes nem nas Novas).
Mais um grande abraço para todos.
Adriano Moreira

Bispo1419 disse...

Muitos parabéns, caro Veríssimo!
Passa hoje, 12/3, mais um aniversário do teu 20º dia de vida!
Deve ter sido um dia importante no teu percurso de vida. Não tão feliz como os tempos que passaste na Guiné (parece que choraste muito) mas, ainda assim, é um dia para recordar. Não te lembras porquê? "Ouvi dizer" que bolsaste para o regaço de alguém e ainda por cima lhe deixaste uma mijadinha nas suas pernas! Espetáculo!
Feliz dia de aniversário!
Um abraço do
Manuel Joaquim

Anónimo disse...

Caros amigos, muito obrigado pelos parabéns e pelas palavras tão simpáticas. Vocês são os maiores podem crer.
Ao MANUEL DIAS só digo: E já somos dois.
Ao ARMANDO PIRES: que belo castigo, só que não posso pois este ano tenho de festejar a subida do Belenenses à 1ª liga;
Ao Amigalhaço HELDER VALÉRIO direi apenas que foi o 1º a enviar-me os parabéns e na data própria, só que se esqueceu de mandar uns sumos de uva que os há na região onde mora. De castigo enviará agora ou vou lá eu buscar; Não exigi nada foi o patrão lá da Sé que o determinou e não foram 2 mas sim seis. Consegui dar-lhe a volta, pois que eu sabia que iríamos estar em crise as Barcas custam à volta de 20 contos cada; Quanto às actividades em Bissau, pois daqui em diante vou entrar em coisas desagradabilíssimas e que só podem ser assim tratadas. Mas do que gostei é a do nosso comum amigo Carlos Vinhal e confesso ter pena, de não ter sido minha a ideia (essa do Carlos V).
Ao Amigo ADRIANO MOREIRA, obrigado pelos votos que retribuo e no que se refere aos tintos, venham eles quaisquer que sejam. Pobre bebe de tudo.
Ao amigo MANUEL JOAQUIM: tá boa essa do 20º dia; gostei e vou usar no futuro e lá que bolsei, bolsei mas mais ainda já adulto pois que não devemos exagerar e às vezes esqueco-me-le.
Abraços para todos, votos de boa saúde e viva o Sporting.
De Veríssimo Ferreira

Anónimo disse...

Caro Veríssimo,
A isto não se chama chegar atrasado,bem pelo contrário estou me adiandanto ao próximo ano.
Parabéns.
José Câmara

Anónimo disse...

Caro camarada José Câmara. Prometi a mim mesmo que o 1º amigo a prendar-me com parabéns terá direito a um tinto (quando nos encontrarmos). Ganhaste o dos 72 que farei para o ano. Aceitam-se inscrições para 2015. Um abraço e obrigado-
.
Veríssimo Ferreira.