sexta-feira, 17 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11584: Agenda cultural (272): 18 de Maio – Dia internacional dos Museus | Noite dos Museus: de norte a sul, cerca de 100 museus aderem à iniciativa e as entradas são gratuitas


1. Reproduzimos aqui«, com a devida vénia,  a notícia de hoje da página do IMC - Instituto dos Museus e da Conservação, sobre o dia Internacional dos Museus (, incluindo o cartaz comemorativo do evento)

18 de Maio – Dia internacional dos Museus | Noite dos Museus

 Sob o tema Museus (Memória + Criatividade)= Mudança Social celebra-se no dia 18 de maio o Dia Internacional dos Museus. 

Coincidindo no mesmo dia, a celebração do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus é uma oportunidade para cerca de 100 museus, através mais de 450 de actividades, se mostrarem como espaços de memória e celebrarem a criatividade e a inovação em estreito convívio com os seus públicos. 

Inaugurações de exposições, Visitas encenadas, peças de teatro, dança e cinema, concertos, ateliês para os mais novos, mostras de artesanato, festivais de gastronomia, são algumas das atividades organizadas pelos museus de todo o País, no Dia e Noite dos Museus 2013. 
No dia 18 de maio, as entradas são gratuitas nos museus e monumentos da DGPC, com exceção do PNAjuda.

- Despacho de gratuitidade - 18 de maio


A riqueza e diversidade das colecções, estudadas, preservadas e expostas nos museus, em articulação com a vitalidade e criatividade que têm caracterizado o sector dos museus nos últimos anos, constituem os principais activos deste sector. Reconciliar a conservação dos acervos, missão tradicional dos museus, com a criatividade necessária para divulgação de espaços e colecções, e captação e fidelização de públicos – este é o caminho que os museus estão a percorrer, seguros que a sua presença e actividade podem constituir-se como um importante elemento de transformação da sociedade num sentido construtivo.

O tema do Dia Internacional dos Museus 2013 está imbuído de optimismo, conciliando de forma dinâmica diversos pilares definidores dos museus contemporâneos, chamando a atenção para a natureza universal das instituições museológicas e para o seu impacto positivo nas comunidades. Esta conjugação de conceitos sintetiza a complexidade da missão e objectivos dos museus, sinalizando que estes estão destinados a contribuir para o desenvolvimento social.

Procurando contribuir para que cada museu organize e desenvolva um programa de actividades em sintonia com o tema do Dia Internacional dos Museus, o ICOM sugere cinco abordagens:

(i) Estruturas de educação informal – os museus educam de uma forma recreativa; eles constituem espaços de iniciação, recorrendo a meios e actividades que não estão normalmente disponíveis nos espaços de educação formal.

(ii)  Espaços enraizados num contexto social e territorial – os museus desempenham um papel não negligenciável no dinamismo dos territórios, conservando e valorizando os patrimónios e memórias, mas projectando-os no futuro dos territórios e comunidades.

(iii) Ligações inter-geracionais – os museus mantêm e dinamizam as ligações entre a comunidade e a sua história e são, por definição, espaços de encontro e diálogo entre gerações.

(iv) Valorização do património de forma sempre renovada – os museus são instituições em permanente renovação e que souberam ultrapassar paradigmas ultrapassados tirando partido de contextos e ferramentas tecnológicas para actualizar as suas formas de comunicação.

(v) Preservação dos bens patrimoniais com recurso a métodos de conservação inovadores – os museus têm vindo a adoptar os mais modernos métodos e técnicas de conservação das colecções, tornando-se em verdadeiros centros de inovação técnica e científica.

2. Amigos e camaradas: Há inúmeras sugestões para amanhã, com entradas à borla, em museus nacionais e particulares, com acesso a exposições temporárias, visitas guiadas,  etc. De Norte a sul do país, e ainda regiões autónomas. A dificuldade é escolher. Deixo aqui algumas sugestões que chegaram à nossa caixa de correio ou que fazemos nós mesmos... Que tal, por exemplo, atravessar a pé o aqueduto das águas livres (Museu da Água) ou visitar a exposição de fotografia do Eduardo Gageiro no Museu de Cerâmica de Sacavém ? Ou ainda o Museu da Lourinhã (mais conhecido por Museu dos Dinossauros)... Ou o Museu da Marinha... O Museu de Etnologia... Há pequenas e grandes museus a descobrir, perto da casa de cada um... Por exemplo, o Museu da Guerra Colonial, em Vila Nova de Famaliicão...

Saiam à rua, divirtam-se... e aprendam a amar os museus, que são sinónimo de Memória + Criatividade = Mudança Social... (LG/CV)

PS - Infelizmente não tive tempo de fazer mais seleções de museus, nomeadamente no norte e centro... Não há hoje uma terra que não tenha um um museu ou núcleo museológico... Mas vejam aqui a lista do IMC... E já agora acrescenta, em comentário, sugestões vossas... Aprendemos uns com os outros... Obrigados. 






















___________

Nota do editor:

Último poste da série> 16 de maio de 2013 >
Guiné 63/74 - P11576: Agenda cultural (271): No dia 8 de Maio foi apresentada no Porto a edição fac-similada do livro "Tarrafo"de Armor Pires Mota (Carlos Vinhal)

Sem comentários: