sexta-feira, 17 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11582: Em busca de ... (222): Quem confirma a ida de Brigitte Bardot às praias de Ponta Varela no início dos anos 60? (José Belo)

Praias de Ponta Varela na actualidade


1. Mensagem do nosso camarada José Belo (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2381, IngoréBuba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70), actualmente Cap Inf Ref a viver na Suécia:

Caríssimo Amigo.
Em 1969, na Guiné, ouvi pela primeira vez referências a que Brigitte Bardot terá tomado bom banho de mar em Ponta Varela, (nos inícios dos anos sessenta e antes da guerra se ter iniciado).
Terá aproveitado estadia em Dakar para se deslocar até esta praia guineense.

Agora, em Key West 2013, foi-me de novo referida esta "história", contada agora por turista francês de passagem, e a propósito de conversa sobre a Guiné.

Algum dos Camaradas saberá detalhes, ou dados mais concretos sobre este "banho de mar" tão especial?

Junto segue foto actual de Varela com um grande abraço.
José Belo

(PS: Se estiverem interessados numa lufada de ar árctico o blog da Lapónia tem agora nova morada "Floridiana" que é: laplandinkeywest.blogspot.com/)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11378: Em busca de ... (221): Camaradas do ex-1.º Cabo Pedro José Gonçalves da 1.ª Secção/3.ª Esquadra do Pelotão de Canhões S/R 1154 (José Martins)

5 comentários:

Jorge Narciso disse...

Caro José

Primeiro um fresco abraço que aí na Florida deve dar geito.
Quanto ao tema, sempre ouvi dizer que Varela, antes da guerra, era procurada por muitos franceses provindos do Senegal.
Não sei se a BB se incluia nestes mas, se sim, não tinha nada de parva pois a praia era (e não terá deixado naturalmente de ser) uma maravilha.
Jorge Narciso

José Marcelino Martins disse...

Um grande abraço para o Zé Belo.

Não sabia deste banho em Ponte Varela deste ícone do nosso tempo de jovens.

Porem, analisando a questão só posso concluir que ali não existe a "fonte da eterna juventude" já que a "menina" dos nosso tempos de "meninos", é tão cota como nós.

Zé teixeira disse...

Agora que regressaste ao convívio, sê bem vindo.
regressei há dias da Guiné, onde passei três dias em Varela e dei uns mergulhos naquele mar calmo e sedutor.
O velho hotel onde dizem que esteve a B.B. continua lá de paredes nuas, a desfazer-se, depois de servir de comando do quartel durante a guerra.
Ainda apresenta numa parede uma bela pintura que se está a perder com o tempo.
Restos de B.B não há, mas na realidade a lenda de que esteve lá, persiste.
Infelizmente hoje a linda Praia de Varela serve para aportar barcos (canoas) de pesca clandestina.
As suas areias são procuradas avidamente por Russos e chineses, para retirar o minério utilizado na produção de componentes de telemóveis. Um autentico roubo, tal como o vergonhoso desbaste da floresta na mata do Cantanhez -considerada património da humanidade, mas que políticos e comerciantes sem escrúpulos abatem às claras para vendar aos chineses.
Zé teixeira

Luís Graça disse...

Sejas bem aparecido, ó lusolapão! Tens andado "fugido", sempre com a "casa" (a tua Lapónia) às costas... Tenho cinco endereços de email teus, e qual deles o mais desatualizado!...

És sempre bem aparecido. E desta vez com o invejável sentido de humor... A Bardot do nosso tempo era considerada o "animal mais belo do mundo"... Como atriz, eu preferia a Marilyn ou a "tua" Ingrid (Não me canso de a ver no "Casablanca", 1942, com o Humphrey...).

Agora, pro favor, não a ponhas a tomar banho no "tarrafo" da Ponta Varela, no Xime, terra dos meus domínios!... Essa Ponta Varela, a seguir à Foz do Corubal e antes do Xime, era sítio que metia respeita a soldados e marinheiros...

Queres dizer Ponta Varela, a seguir a Varela, na Baía de Varela, na região do Cacheu, próximo da fronteira do Senegal... "Ponta", como sabes, em crioulo, é "quinta, fazenda, horta, exploração agrícola"... Mas tamb+em, em português de Portugal, "saliência natural da linha de costa, cabo"...

Dito isto, vamos lá a ver se aparece aí o "cabo" que estava de serviço nesse dia, de vigilância à costa... Imagino que em Varela BB tenha feito "nu integral", o que era ainda uma ousadia para a época... Mas, perguntas tu e bem:
- Onde estava o fotógrafo ?

Aqui tens a carta de Varela (1953):

http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial63_mapa_Varela.html

Anónimo disse...

Posso garantir que pela praia do Mato Cão não passou...


Abraço.


J.Cabral