quarta-feira, 28 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13205: Memória dos lugares (267): Tomar, terra dos Templários e do Rio Nabão, onde nasceu o General Arnaldo Schulz em 6 de Abril de 1910 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 14 de Abril de 2014:

Queridos amigos,
Correspondendo ao apelo do Luís, para trazermos ao blogue imagens não publicadas e que respirem Guiné e aparentados, lembrei-me de vos enviar três fotografias que tirei perto de Tomar.

Passeava por um lugar de vistas desafogadas sobre o Nabão, eis que encontrei esta lápide referente a um filho da terra.
Arnaldo Schulz nasceu mais abaixo, no Prado, melhor dito num lugarzinho chamado as hortas dentro da Companhia do Papel do Prado, ao que parece o pai era aqui técnico.

Num café da Pedreira procurei apurar o local exato do nascimento de Arnaldo Schulz [Foto à esquerda].
Havia malta a jogar à bisca, houve discussão acalorada até que um rapaz da nossa idade deu um murro na mesa e bradou:
- "Foi nas hortas, nas casas dos funcionários superiores da Companhia, a minha mãe trabalhava para aquela família, sei muito bem do que estou a falar".

Acabou-se a conversa, desci até ao Prado e disparei mais duas imagens para que fique o registo do lugar do nascimento de Arnaldo do Schulz.


Um abraço do
Mário



____________

Nota do editor

Último poste da série de 24 de Maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13188: Memória dos lugares (266): Cachil, o meu suplício de Sísifo durante 30 dias (Benito Neves, ex-fur mil, CCAV 1484, Nhacra e Catió, 1965/67)

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado, Mário, o nosso blogue é um sítio onde se está sempre a aprender... Finalmente ficamos a saber grafer bem o apelido do com-chefe Arnaldo Schulz e não Schultz...

Leio na Wekepida (em inglês):

(...) "Schulz is a common German family name in Northern Germany. It is roughly equivalent to the English family name Constable; the German word Schulz originates from the local official known as Dorf-Schulz(e), a local law enforcement officer like a police officer or magistrate. Other spellings include: Schultz, Schulze, Schultheis, Schultze, Schulte, Schulten, Schulzke, Schultheiß, Schuldt, Šulc, Szulc. " (...)

http://en.wikipedia.org/wiki/Schulz


Na entrada da Wikipedia, em português, há um biografia do gen Arnaldo Schulz (1910-1993) mas não se diz onde nasceu...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Schulz

Um abraço. Luís Graça, a desoras e com insónias...

Anónimo disse...


Já agora mais uma achega sobre a Companhia do Papel do Prazo (Tomar), hoje PRADO KARTON – Companhia de Cartão S.A., ainda a laborar:

(...) "Nos primórdios da industrialização do país, a 2 de Junho de 1772, por alvará do Marquês de Pombal, no reinado de D. José I, deu-se início à fabricação de papel, no lugar do Prado ( arredores de Tomar ).Foi o começo de uma realidade empresarial, de que resultaria, em 1875, a “Companhia do Papel do Prado”, pela junção da Fábrica de Tomar com a Fábrica do Penedo, criada na Lousã em 1716, sob o reinado de D. João V.

1940 – Fabricação de diferentes tipos de papéis, tais como o pael selado, papel de lotaria, marcas de água, etc. Utilização de marérias-primas recicladas de origem vegetal (sacos de cimento, trapo, algodão, linho, cordas) . Auto-suficiência energética (motor Diesel).

1950 | 1960 – Utilização de 4 máquinas de papel : 2 planas e 2 redondas. A empresa foi pioneira na formação profissional e recrutou técnicos noutras fabricas papeleiras."

O pai do Arnaldo Schulz deve ter vindo da Alemanha para trabalhar na Companhia do Papel do Prado em finais do Séc XIX ou princípios do Séc XX, já que ele nasceu em 1910.

Anónimo disse...

Esqueci-me de citar a fonte e o link:


História da PRADO KARTON – Companhia de Cartão S.A.


http://www.pradocartonboard.com/empresa/historial/

Luís Graça

Antº Rosinha disse...

Beja Santos sempre com curiosidades interessantíssimas para nós os "velhotes"

Logo no dia 28 de Maio, aniversário do "RESET" à 1ª República.