domingo, 12 de abril de 2015

Guiné 63/74 - P14459: Agenda cultural (387) "Génesis", de Sebastião Salgado, talvez o maior fotojornalista da atualidade: a não perder, de 10 de abril a 2 de agosto de 2015, Lisboa, Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional


Cortesia: Agenda Cultural Lisboa (página do Facebook). 
Para saber mais, ver aqui (www.expogenesis.pt)


SEBASTIÃO SALGADOGÉNESIS

ARTES › EXPOSIÇÕES › FOTOGRAFIA

Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional
Avenida da India,
Lisboa

De 10 abr a 2 ago/15

Sexta e sábado das 10h às 21h00 | segunda a quinta e domingo, das 10h às 19h

Preço: 5€ (com descontos)




 Fonte: Agenda Cultural Lisboa (com a devida vénia...)

Sinopse:

"O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado regressa a Lisboa para a apresentação de Génesis, uma exposição composta por mais de duas centenas de fotografias dedicada aos últimos redutos naturais e humanos de um planeta ameaçado.

"Em jeito de homenagem à Terra e de alerta para a urgente necessidade de a preservar, Sebastião Salgado mostra agora, no seu estilo característico de imagens a preto e branco de grande formato e de enorme impacto, o resultado de oito anos de trabalho e de mais de 30 viagens por diversas partes do globo.

"A exposição é constituída por cinco secções, Sul do Planeta, Santuários, África, Terras a Norte e Amazónia e Pantanal e apresenta ao público ambientes que conseguiram, até à data, escapar às transformações impostas pela sociedade moderna, mantendo-se quase intactos.

"Sebastião Salgado é um dos mais reconhecidos e premiados fotógrafos brasileiros da atualidade, tendo visto o seu trabalho publicado em algumas das mais prestigiadas publicações mundiais."

Biografia:


"Sebastião Salgado nasceu em Minas Gerais, em 1944. Durante a ditadura militar no Brasil emigrou para Paris com Lélia Wanik Salgado, onde acabou por descobrir a sua verdadeira vocação, a fotografia. Nas suas viagens para África, enquanto trabalhava para a Organização Internacional de Café, começou a fotografar, sem intenções profissionais, com a máquina que Lélia havia adquirido para o seu curso de arquitectura, descobrindo assim a sua paixão pelo fotojornalismo.

"Salgado desde cedo trabalhou para importantes agências de fotografia (Sygma, Gamma, Contact e Magnum) e viu o seu trabalho publicado em algumas das mais prestigiadas publicações mundiais. O seu primeiro livro, “Outras Américas”, foi editado em 1986. No mesmo ano, lançou “Sahel: Homem em Pânico”, sobre a seca no Norte de África. “Trabalhadores”, talvez a sua obra mais conhecida, é publicada em 1993. Em 1997 é a vez de “Terra”, sobre a luta dos sem-terra no Brasil. Em 2000, Salgado lança “Êxodos”, focando-se no fenómeno global das migrações. “África”, o seu continente de eleição, é o tema de uma publicação em 2007. De 2004 a 2012, Salgado viajou por 32 regiões remotas, e por vezes inóspitas, para criar o seu último trabalho, “Génesis”.

"Hoje, Sebastião Salgado é embaixador da Boa Vontade da UNICEF e membro honorário da Academia de Artes e Ciências dos EUA. As suas obras fazem parte de colecções dos mais conhecidos museus, um pouco por todo o mundo. Em 1994 criou com Lélia Wanick Salgado a Amazonas Images, que se ocupa exclusivamente das suas fotografias."

Fonte: Cortesia de www.expogenesis.pt
________________

Nota do editor:

Último poste da série > 7 de abril de  2015 > Guiné 63/74 - P14442: Agenda cultural (390): Dora Alexandre, jornalista, apresenta “O Outro Lado da Guerra Colonial” (José Saúde)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Tem sido bastante publicitado este evento.

Pelo que fui ouvindo na rádio, quando ando em movimento, será "a não perder".
E a ver com atenção e 'mente aberta'.

Vamos ver se com esse leque de tempo para visita se consegue não deixar para o fim.

Hélder S.