I. SONDAGEM: "VOU AO PRÓXIMO ENCONTRO DA TABANCA GRANDE, EM MONTE REAL, DIA 18" (n=63)
1. Sim, e já estou inscrito > 34 (54%)
2. Sim, mas ainda não me inscrevi > 1 (1,6%)
3. Talvez, ainda não me decidi > 4 (6,3%)
4. Não, infelizmente não poderei ir > 19 (30,2%)
5. Não, não tenciono ir > 5 (7,9%)
Encerrou às 11h54. 14/4/2015
Votos apurados: 63
II. Já está tudo a postos para mais um reedição do nosso encontro nacional. Neste caso é o X Encontro Nacional, que se realiza todos os anos, desde 2006. Será, mais uma vez, em Monte Real, Leiria, no hotel das termas de Monte Real.
Fizemos, pela primeira vez, o pleno: 200 inscrições. Houve mais camaradas a querer inscrever-se à última da hora, mas não foi possível, com muita pena nossa, aceitar o seu pedido, por razões meramente logísticas... Se mais espaço houvera, ainda mais gente haveria, para alegria de todos nós. Neste caso, temos 131 camaradas, ex-combatentes, e mais 79 acompanhantes (esposas, filhos/as, netos/as, amigos/as), (*)
De resto, as respostas à nossa última sondagem já apontavam, numa proporção de 1 para 3, para a existência de um número relativamente elevado de camaradas que gostariam de poder estar connosco, mas não vão estar pelas mais variadas razões (que passam certamente do conflito de agendas aos problemas de orçamento familiar, da saúde, etc.).
De todos nos lembraremos no próximo sábado, e em especial dos que estão passar por um momento menos bom. Contrariando um pouco as previsões (que dão um dia primaveril mas com céu nebulado...), achamos que vamos ter bom tempo. Foi, de resto, o que pedimos a Deus e aos bons irãs que tutelam e protegem a nossa Tabanca Grande.
Façam boa viagem, camaradas e amigos. Não se esqueçam, ontem como ontem; "a segurança em primeiro lugar".
´
Carlos Vinhal
PS - Não se também esqueçam do cartão (vitalício) de identificação que foi enviado para os inscritos, através de email. É só imprimir e afixar ao peito no sábado... Mais uma vez, foi uma criação do nosso "designer" Miguel Pessoa, ele próprio membro da comissão organizadora do encontro e um dos "heróis vivos" que vai estar presente no sábado, em Monte Real... Recorde-.se que ele foi o primeiro piloto da FAP, aos comandos de um çaça-bombardeiro Fiat G91, a ser "strelado", em 25 de março de 1973, sob os céus de Guileje. (**)
_________
Notas do editor:
(*) Vd. poset de 14 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14469: X Encontro Nacional da Tabanca Grande, Palace Hotel de Monte Real, 18 de Abril de 2015 (10): a lista final dos 200 magníficos, por ordem alfabética e por concelho de residência
(**) Vd. poste de 19 de março de 2009 > Guiné 63/74 - P4051: FAP (18): Kurika da Mata (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74)
3 comentários:
Camarada Carlos Vinhal
Já escrevi,há uns dias e não vou procurar,sobre a minha não ida. Ver este entusiasmo, o numero de pessoas que vão aparecer é bonito, digamos assim. Não tenho o hábito de ir ao Convivio da Companhia.É muito diferente. Fui ao primeiro e só voltei anos depois,em 2005, em género de despedida. Queria estar com todos mas, principalmente, com os Homens do meu Grupo.Estava em baixo. Contudo a diferença nem se deve colocar.
Aí conhecemos pessoas, com um traço comum a Guiné e o Blogue. Vemo-los fisicamente pela primeira vez e já somos amigos ou camarigos...Desta vez queria mesmo ir mas não foi possivel e desagrada-me muito.
Não passei á tecla o que escrevi e, parece-me ter falado no outro comentário. Fica junto de outros escritos. Também não quero escrever mais até ao X Encontro. Espero ver as fotos, saber das novas comentar e já ter feito o "Golpe de mão"...coisa simples.Mas neste desgoverno é moroso.
Um abração para ti e ao fazê-lo a todos estendo o meu abraço.
Até, AB,T.
Torcato: Também eu tenho pena de não te poder abraçar no próximo sábado em Monte Real. Mas a tua saúde está em primeiro. Recordarás os nossos camaradas presentes através das fotos que vamos tirar... Fica bem. Luis
Caros camaradas
Não tenho qualquer dúvida que o X Encontro Nacional será marcante, para aqueles que se dispuseram a participar ou que tiveram essa possibilidade.
Como o Torcato refere, há uma diferença significativa entre os encontros das respectivas "unidades funcionais" (e há até os casos daqueles que as não tiveram, na medida em que foram em "rendição individual") e o do Blogue.
Nas "unidades" reencontramos alguns (às vezes, muitos) daqueles que partilharam connosco directamente as alegrias, os medos, as angústias. No Blogue encontramos pessoas diferentes, de locais diferentes, de tempos diferentes, com experiências diferentes. Se temos curiosidade em saber, em aprender, em 'comparar', temos um espaço enorme para o fazer.
Tenho pena de não poder estar com o Torcato, como também com o Graça de Abreu, o Zé Brás, o Vítor Junqueira, o Francisco Baptista, o Vasco da Gama, o Veríssimo Ferreira, o Marques Lopes, o Luís Dylan, etc.
A lista dos que não tiveram possibilidade para participar, daqueles com quem mais me tenho relacionado, é ainda relativamente longa e se tivesse a pretensão de indicar todos corria o risco de, injustamente, esquecer algum, pelo que fiquei pelo "etc." mas certamente que não deixarão de estar connosco em pensamento.
Tentaremos fazer do X Encontro um forte motivo para a continuação do projecto.
Até breve
Hélder S.
Enviar um comentário