quarta-feira, 29 de abril de 2015

Guiné 63/74 - P14540: Em busca de... (257): Elementos do conjunto musical "Os Bambadincas": o Toni (cantor romântico), o Serafim (baterista), o Peixoto (viola ritmo e cantor pop) e mais um outro 1º cabo, que era viola baixo...Eu sou o o "Braga", viola solo, e queria muito abraçar-vos, na Trofa, no próximo dia 30 de maio, por ocasião do convivio do pessoal de Bambadinca 1968/71


1. Mensagem do nosso camarada José Sousa [JMSF], que entrou recentemente para a nossa Tabanca Grande (*)

[Imagem à esquerda: José Sousa, o "Braga", viola solo do conjunto musical Os Bambadincas,  natural de Braga, e hoje sócio de uma escola de condução do Porto, ex-soldado de rendição individual (BART 1904 e Pelotão de Intendência, Bambadinca, 1968/70)]

 De: José Sousa

Data: 26 de abril de 2015 às 15:12

Assunto: Almoço do convívio do pessoal de Bambadinca (1968/71)... Em busca dos elementos do conjunto musical Os Bambadincas

 Camarada de armas, sou um ex-combatente da Guiné, estive sediado em Bambadinca (1968/70, por casualidade vi há dois dias atrás umas fotos onde mostra um grupo musical (Os Bambadincas) a actuar para todos os colegas em Bambadinca,  junto ás instalações dos oficiais e sargentos que me trouxeram muitas saudades, pois eu estou na foto, era o viola solo do conjunto (José Maria) conhecido por Braga.

Apesar de ter sentido um grande aperto no coração, foi uma enorme alegria ter visto ao fim de 46 anos os meus amigos: Toni (cantor romântico); Serafim (Baterista), Peixoto (viola ritmo e cantor pop) e o viola baixo que sinceramente não consigo lembrar-me do nome dele! (Acho que ele, antes de ir para o exército, praticava halterofilismo e trabalhava na oficina (chapeiro?), penso que sim.)

Eu pertencia ao Batalhão que vocês foram render [, o BART 1904], depois passei para os serviços de intendência que também estavam sediados em Bambadinca e a minha vida lá estava ligada com todos vós.

Caso estes meus colegas do conjunto musical estejam vivos e de saúde (por Deus espero que sim!), e se forem ao almoço convívio [,na Trofa, em 30 de maio,] (***),  para mim seria uma grande satisfação também participar e dar-lhes um abraço maior do que daqui até Bambadinca.

Agradecia que me dissessem alguma coisa. (****)

O meu telem. 969 456 423

José Sousa



Guiné > Zona Leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS/BCAÇ 2852 (1968/70) > Por volta de  maio de 1969 > Atuação do conjunto musical "Os Bambadincas", formado por cinco elementos: da direita para a esquerda, o 1º cabo Tony ("cantor romântico"), o 1º cabo Serafim (bateria),  o 1º cabo Peixoto (viola ritmo e cantor pop), o José Maria de Sousa [, Ferreira, mais conhecido por "Braga";  era soldado do pelotão de intendência (viola solo)], e ainda "um outro 1º cabo que "deveria ser chapeiro e que, na vida civil, praticava halterofilismo"... Com exceção do Sousa, todos pertenciam ao BCAÇ 2852 e eram 1ºs cabos...

Pela consulta da história da unidade (BCAÇ 2852, Bambadinca, 1968/70), presume-se que:

(i) o Peixoto seja o 1º cabo escriturário José Faria Taveiro Peixoto, nº 11176267, do comando do batalhão, secção de pessoal e reabastecimento;

(ii) o Serafim deve ser o 1º cabo mecânico auto António Luis S. Serafim, nº 06148667, do pelotão de manutenção comandado pelo alf mil Ismael Quitério Augusto, nosso grã-tabanqueiro;

(iii) o Tony, pelo nome e nº mecanográfico terminado em 61, pode ser o 1º cabo nº 14219661 António N. Sousa ("Era refratário, e tinha cinco a seis anos a mais do que nós", diz o Sousa; julga que era condutor, e natural de Lisboa, onde já cantava, com nomes fadistas conhecidos como a Maria da Fé).

Foto: © José Carlos Lopes (2013). Todos os direitos reservados. (Edição e legendagem:  L.G.)
_________________


(***) Vd. poste de 2 de abril de  2015 > Guiné 63/74 - P14430: Conivívios (661): Pessoal de Bambadinca 68/71: Trofa, 30 de maio de 2015 (Silvino Carvalhal / Fernando Sousa)

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Camarada José Sousa,

Este post fez-me recordar a passagem de ano de 1973/74 da minha CART 3494, em mansambo, precisamente pelo facto de aí se ter realizado um programa de variedades.

Segundo julgo saber, foram utilizados os vossos instrumentos, que ficaram em depósito em Bambadinca, o que para todos vós deve ser, de certo, uma boa notícia.

Em correio interno, enviei uma pequena nota sobre esta notícia, prometendo, para breve, a elaboraçºao de um novo post mais detalhado e com mais fotos.

Sucesso para o próximo encontro.

Um forte abraço,
Jorge Araújo.

Luís Graça disse...

Camarada:

Já procurei estes três nomes no portal Páginas Brancas...

www.white.yellowpages.pt

Mas é difícil quando tens apelidos só com a primeira letra (como é o caso do António N. Sousa ou do António Luis S. Serafim), nem sabes onde os camaradas moram (localidade), nem, sequer se estão vivos, se vivem em Portugal e sobretudo se têm telefone fixo... Por outro lado, o telefone pode estar noutro nome (por ex., esposa)

Experimenta procurar pelo teu nome... Há pelo menos um José Maria Sousa Ferreira, no Porto...

Boa sorte, Luis