sexta-feira, 1 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14551: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (30): «Projecto - Marcas de Guerra - Livro de Textos e Fotografias sobre as Tatuagens" (Pedro Nunes)

1. Mensagem do nosso leitor Pedro Nunes [m, foto atual, à esquerda, cortesia de PPL  Crowdfunding Portugal


Data: 29 de abril de 2015 às 11:36

Assunto: «Projecto - "Marcas de Guerra" - Livro de Textos e Fotografias sobre as Tatuagens


Boa tarde,

O meu nome é Pedro Nunes, e juntamente com mais dois escritores estamos a desenvolver um projeto para o qual pedimos a vossa ajuda/colaboração. Agradeço o vosso tempo assim como qualquer informação que nos possam enviar. 

Detalhes:

«Projecto - "Marcas de Guerra" - Livro de Textos e Fotografias sobre as Tatuagens
feitas no período da Guerra do Ultramar.

Pretendemos com este projecto fotografar pessoas que tenham tatuagens feitas durante o período da Guerra do Ultramar. Gostaríamos ainda de elaborar textos a contextualizar o simbolismo e os motivos associados a cada tatuagem.

Contamos para isso com a colaboração de ex-combatentes que se disponibilizem para uma conversa informal e posterior registo fotográfico.

Valorizaremos o tratamento de toda a informação de forma ética e profissional, sempre sob o consentimento de todos os envolvidos.

Acreditamos que este trabalho pode trazer um olhar diferente sobre todos aqueles que viveram um dos períodos mais marcantes da nossa História e que deve ser sempre lembrado.

Autores - Pedro Nunes, Helena Nogueira, José Noras - Escritores com obras publicadas, incluindo o livro de contos sobre o 25 de Abril, "Abril Depois de Abril"

Cumprimentos,
Pedro Nunes

2. Comentário do editores:

Caro amigo, obrigado pelo contacto. Vamos colaborar dentro das nossas limitadas possibilidades. A tatuagem não era o nosso forte. O tema já foi aqui abordado (*). com fraca resposta, Mas fica o seu repto e o seu convite. Os combatentes da guerra colonial / guerra do ultramar são portugueses generosos. E, mais concretamente, os membros da nossa Tabanca Grande  gostam de colaborar com quem procura o nosso blogue como valiosa fonte de informação e conhecimento. (**) 

_____________

Notas do editor

(*) Vd poste de 22 de julho de 2014 > Guiné 63/74 - P13429: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (20): Imagens de braços tatuados, do tempo da guerra colonial, precisam-se para trabalho jornalístico sobre a história da tatuagem em Portugal...

(**) Último poste da série > 17 de março 2015 > Guiné 63/74 - P14377: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (29): A Ilha das Galinhas que eu conheci e a nostalgia da "prisão" com que o Zé Carlos Schwarz ou Zé Cabalo (, no meu tempo de liceu), nos surpreende, na letra e música de "Djiu di Galinha" (Manuel Amante da Rosa)

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Colaborar com quem se interessa pelo "nosso tempo", pelas nossas vivências, hábitos, passatempos, sofrimentos, etc. é, deve ser, quase como que uma 'obrigação', na medida em que até se está quase sempre a lamentar (com justiça, diga-se) com a pouca divulgação e o quase esquecimento a que esses "nossos tempos" e, por arrastamento, nós próprios temos sido votados, logo devemos apoiar essas iniciativas.

Agora, o tema em si, é que é mais difícil de dar ajuda, não só pelo que o Luís acrescenta, de que já se tentou falar disso e houve pouca continuidade ao tema, mas porque também é verdade que não me recordo de muitos registos desse tipo.

Era mais o "Amor de Mãe", o "Guiné XX-YY" e pouco mais, que me lembre.

Hoje em dia há uma tendência para "decorar" o corpo, seja por falta de respeito por si mesmo, por não gostar de ser como é e procurar enfeitar-se, seja por pura vaidade, ou outro qualquer motivo, e isso não tem qualquer outro ponto de contacto com as frases ou mensagens, datas ou registos que se faziam em tempo de guerra, podendo servir para ajudar a reconhecer o corpo quando e se acontecesse algo.....

Como na altura (e ainda hoje) procurava não ter "sinais particulares", não fiz nenhuma inscrição (por acaso passei umas horas em Agosto de 1968 numa zona de Paris a apreciar os trabalhos dos tatuadores, mas não 'alinhei'), logo não posso colaborar no trabalho solicitado.

Hélder S.

noisea disse...

Obrigado pela divulgação do projeto. Pedia-lhe apenas que a foto em causa fosse substituída por algo relacionado com o tema e não com uma foto minha (pessoal). Pedro Nunes

Luís Graça disse...

OK, só quisemos ajudar, divulgando o "link" do "croudfunding"... Mas vamos tentar arranjar uma outra imagem, mais diretamente relacionada com o projeto... O editor, Luis Graça