terça-feira, 19 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14634: Agenda cultural (399): 8ª edição do festival Rotas & Rituais, 2015... Os 40 anos de independência dos países africanos de expressão oficial portuguesa... Conferências, exposições, cinema, música...Lisboa, Cinema São Jorge, de 22 a 29 de maio de 2015... Cerca de 25 eventos, tudo ou quase tudo de entrada gratuita... Alguns destaques: Filhos do vento (exposição), Filhos da guerra (conferência), Lantanda (cinema), "My heart of darkness" (cinema), Os Tubarões (música)...






edição do festival Rotas & Rituais > 2015 > "Levanta o Braço, Grita a tua Liberdade" >  Cerca de 25 eventos, tudo ou quase tudo de entrada gratuita exceto dois  concertos,  o da banda moçambicana Ghorwane (28 de maio)  e do grupo cabo-verdiano Os Tubarões (29 de maio) (Entrada: 8 euros)... Uma primeira seleção do editor LG.


Apresentação


Pas­sa­dos 40 anos, o que repre­senta nos dias de hoje o colo­ni­a­lismo, a guerra, a liber­ta­ção e a liber­dade? Como se trans­mi­tem as memó­rias deste período para as gera­ções futu­ras? Como se cons­trói um futuro comum a par­tir deste passado?

Estas serão algu­mas das ques­tões de fundo lan­ça­das pela oitava edi­ção do Rotas & Ritu­ais, dedi­cada aos 40 Anos das inde­pen­dên­cias de paí­ses afri­ca­nos com os quais Por­tu­gal teve um rela­ci­o­na­mento que pro­voca, até hoje, cru­za­men­tos que enri­que­cem Lis­boa e cons­ti­tuem uma das suas carac­te­rís­ti­cas distintivas.

Mais do que focar rela­ções entre paí­ses, procurou-se pri­vi­le­giar as pes­soas, tra­zendo a rua para o Cinema São Jorge, atra­vés de deba­tes com inter­lo­cu­to­res e temas que habi­tu­al­mente não têm este palco, enqua­dra­dos por diver­sos docu­men­tá­rios que aju­dam a com­pre­en­der o pós-colonialismo. Nas pare­des do São Jorge, os ros­tos dos Filhos do Vento lem­bram quem foi esquecido.

A rua, neste caso, é tam­bém lite­ral. Reco­nhe­cendo a arte urbana enquanto palco pri­vi­le­gi­ado de inter­ven­ção social, lan­ça­mos um desa­fio, em par­ce­ria com a Gale­ria de Arte Urbana da Câmara Muni­ci­pal de Lis­boa, para apre­sen­ta­ção de pro­pos­tas de cons­tru­ção de um mural que revi­site as inde­pen­dên­cias à luz da actu­a­li­dade.

E por­que não há revo­lu­ções sem música, ela estará bem pre­sente nesta edi­ção do Rotas & Ritu­ais. Numa altura de pas­sa­gem de tes­te­mu­nho entre gera­ções, tere­mos dois con­cer­tos iné­di­tos de gru­pos his­tó­ri­cos: Os Tuba­rões de Cabo Verde e os Ghorwane de Moçam­bi­que, com­ple­men­ta­dos pela refle­xão con­tem­po­râ­nea do ango­lano Nás­tio Mos­quito e o seu con­vi­dado Moço Árabe. Con­ta­mos ainda com um Baile das Inde­pen­dên­cias no foyer do Cinema São Jorge, ao som dos rit­mos ener­gé­ti­cos dos gui­ne­en­ses Djum­bai Djazz.

Uma semana intensa que serve para a cidade olhar para ela própria.

O mote é dado pelo título de uma can­ção de Os Tuba­rões, escrita há quase 40 anos: Labanta Braço, Grita Bo Liberdade.

Con­se­lho de Admi­nis­tra­ção da EGEAC



Lisboa > Festival Rotas e Rituais > De 22 a 29 de maio de 2015 > Cinema São Jorge > Foyer, 1º andar > Exposição "Filhos do Vento", de Manuel Roberto.


Sinopse > No tempo da guerra colonial, havia quem lhes chamasse portugueses suaves, agora, há entre os ex-combatentes quem prefira filhos do vento. Mas os filhos de militares portugueses com mulheres africanas não conhecem esse nome poético.

Na Guiné-Bissau, foram ape­li­da­dos de res­tos de tuga, em Angola, sobras do branco. Não tinham nas­cido, ou ainda eram cri­an­ças, quando os pais dei­xa­ram estes ter­ri­tó­rios. Hoje, andam na casa dos 40 ou 50 anos, mas quando falam do pai por­tu­guês que que­rem conhe­cer é como se vol­tas­sem a ser cri­an­ças, cho­ram enquanto dizem que se sen­tem meia-pessoa, incompletos.

São filhos que os mili­ta­res por­tu­gue­ses do tempo da guerra colo­nial dei­xa­ram para trás.

Estas ima­gens são de auto­ria do foto­jor­na­lista Manuel Roberto e fazem parte de duas repor­ta­gens iné­di­tas divul­ga­das pelo jor­nal Público, de auto­ria de Cata­rina Gomes, com imagens-vídeo de Ricardo Rezende.

Em 2013, a equipa par­tiu para a Guiné-Bissau em busca de filhos dei­xa­dos para trás, tra­ba­lho que foi dis­tin­guido com o Pré­mio Gazeta Mul­ti­mé­dia, pelo Clube dos Jor­na­lis­tas em 2014. Na sequên­cia desta repor­ta­gem foi cri­ada a Asso­ci­a­ção Filhos de Tuga que dei­xou no cemi­té­rio de Bis­sau uma coroa de flo­res ao pai des­co­nhe­cido. Este ano, a mesma equipa foi até Angola em busca de mais filhos. Estas são ima­gens de algu­mas das his­tó­rias des­co­ber­tas nes­tes países.

A expo­si­ção pro­cura dar visi­bi­li­dade a um tema tabu na soci­e­dade por­tu­guesa que tem estado arru­mado numa gaveta há mais de 40 anos. Os ex-combatentes dei­xa­ram filhos em África. Eles exis­tem, são mui­tos, e gos­ta­vam de conhe­cer os seus pais portugueses.

Uma parte da his­tó­ria de Por­tu­gal que tem de ser contada.
Cata­rina Gomes 

Fonte: Cortesia de Rotas e Rituais 2015




Lantanda | Gorka Gamarra
Documentário, Espanha e Guiné-Bissau, 2014, 63’
Legendas: Português e Inglês; M/12

Sala 3 , 23 de maio de 2015, 18h30

Sinopse < 33 nações, 33 cul­tu­ras, 33 lín­guas e uma em comum: o cri­oulo.
O grupo musi­cal Cobi­ana Jazz usava o cri­oulo por razões polí­ti­cas e soci­ais e com o objec­tivo de mobi­li­zar a soci­e­dade a apoiar a luta pela liberdade.

Pela pri­meira vez, os gui­ne­en­ses ouvi­ram uma música que dava voz às suas pre­o­cu­pa­ções soci­ais e que usava uma lín­gua que todos pudes­sem enten­der.
Em 1973, com a decla­ra­ção da inde­pen­dên­cia, deu-se iní­cio a um pro­cesso ina­ca­bado: fazer do cri­oulo a lín­gua ofi­cial da Guiné-Bissau. É com o mesmo objec­tivo que hoje a cha­mada nova gera­ção de músi­cos luta em con­junto com outros movi­men­tos culturais.
Fonte: Cortesia de Rotas e Rituiais 2015



Filme "My heart of darkness" | Staffan Julén, Marius Van NierkerkDocumentário, Suécia e Alemanha, 2010, 93’
Legendas: Português e Inglês; M/12

Sala Manuel Oliveira, 22 de maio de 2015, 21h30

Sinose > Qua­tro vete­ra­nos de dife­ren­tes fren­tes de guerra juntam-se numa via­gem de barco pela foz do Rio Kwando, nas pro­fun­de­zas do inte­rior afri­cano. Vinte anos depois, uni­dos pela assom­bra­ção comum do trauma da guerra, mas tam­bém pela neces­si­dade de enten­der, con­ci­liar e per­doar, regres­sam aos cam­pos de bata­lha, aos luga­res onde, ainda jovens, luta­ram uns con­tra os outros.

My Heart of Dark­ness jun­tam o co-director e escri­tor Marius, que lutou pela Força de Defesa Sul-Africana (SADF) com três mem­bros da Guerra Civil de Angola: Patrick, que lutou pelo MPLA, Samuel, que ser­viu pela UNITA, e Mário, um indí­gena sul-africano, cuja fili­a­ção várias vezes se alte­rou. Qua­tro vidas dife­ren­tes, um só cami­nho que os vai mudar para sempre.
Ses­são com pre­sença do realizador

Fonte: Cortesia de Rotas e Rituais 2015



Música | Os Tubarões
Sala Manoel Oliveira´

29 de maio de 2015 21h30
Bilhete: 8€; M/12


Sinopse > Reconhecido grupo cabo-verdiano que marcou de forma indelével a cultura musical do país de origem, regressa aos palcos para, ao lado de nomes sonantes da música feita nos países de expressão portuguesa, celebrar os 40 anos de independência das ex-colónias.

Na ausên­cia de influ­en­tes ele­men­tos que inte­gra­ram a última con­fi­gu­ra­ção de Os Tuba­rões, Zeca Couto, Mário Bet­ten­court, Jorge Lima e Israel Silva, con­vi­da­ram Alber­tino Évora (voz), Domin­gos Fer­nan­des (saxo­fo­nes), Diego Neves (tecla­dos) e Jorge Mar­tins (bate­ria), para jun­tos par­ti­ci­pa­rem neste que pro­mete ser um con­certo memorável.

Labanta Braço Grita Bo Liber­dade, o mote do Rotas & Ritu­ais, é um dos temas do pri­meiro álbum do grupo cabo-verdiano Os Tuba­rões, lan­çado em 1976. [Vd. aqui  registo áudio no You Tube]

Fonte: Cortesia de Rotas & Rituais 2015

______________

Nota do editor:

Sem comentários: