sábado, 23 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14652: Convívios (684): Rescaldo do Encontro do pessoal do BCAÇ 2885, ocorrido no passado dia 16 de Maio, em Arganil (Jorge Picado)

1. Mensagem do nosso camarada Jorge Picado (ex-Cap Mil na CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa, na CART 2732, Mansabá e no CAOP 1, Teixeira Pinto, 1970/72), com data de 19 de Maio de 2015:

Amigo Carlos
Aí vai um pouco de trabalho, pois segundo consta andas de mãos a abanar, com falta de assuntos.
Independente do que o César, que foi quem deu conhecimento deste Encontro do BCaç 2885, possa reproduzir, mando-te umas breves notas e algumas fotos do mesmo.

Abraços
JPicado


20.º Encontro do BCaç 2885

Realizou-se no passado sábado dia 16, o 20.º Encontro do pessoal do BCaç 2885 em Arganil, comemorativo do 44.º Aniversário do seu regresso ao Continente, tal como tinha sido anunciado no P14524.

Compareceram individualmente ou acompanhados de alguns dos seus familiares, alguns dos que ainda estão vivos e cujas possibilidades o permitiram, já que por motivos diversos alguns que costumam estar presentes não lhes foi possível comparecer, independentemente daqueles que por se encontrarem ausentes do País ou não estarem contactáveis, não o poderem fazer, a que se juntam os que por decisão própria nunca compareceram.

O ponto de encontro foi estabelecido pelo organizador – diga-se que até esta data tem sido sempre o mesmo, José Ventura que foi 1.º Cabo (Cripto?) da CCaç 2588 e natural de Arganil – na Sede do Núcleo dos Antigos Combatentes de Arganil, situada numa antiga Casa de Cantoneiro, por sinal muito bem cuidada e na qual já existe mesmo um pequeno Museu, com variadas recordações daquelas Guerras do Ultramar, com especial predominância de artefactos da Marinha de Guerra.

Fez as honras da Casa o camarada Ventura, de que saliento o poema de sua autoria que anexo, tendo igualmente proferido algumas palavras o Presidente do Núcleo, seguindo-se um pequeno lanche, bem recheado de “comes e bebes”, como pré-aperitivo do almoço que viria depois em lugar apropriado.


Depois dos abraços e recordações habituais entre os vários grupos que se reencontram e feitas as fotografias da praxe por subunidades, frente ao Núcleo e acompanhadas do porta-estandarte do mesmo, antigo Comando se bem percebi, que sempre nos acompanhou, seguimos para uma das rotundas da terra onde se encontra edificado um moderno Monumento erigido a todos os Combatentes de Arganil, no qual se homenagearam os que morreram, guardando-se o respectivo minuto de silêncio.

[Seguem duas fotos de autoria do César Dias em que estou com ele, numa e com o Victor Vieira que foi 1.º Cabo de Trms da CCaç 2589, acumulando durante um ano com a responsabilidade do PEM de Infandre].

Eu e o César Dias sentados na base do Monumento dos Combatentes de Arganil.
© César Dias
 
Eu e o Victor Vieira em pé no mesmo local. 
© César Dias

Só então seguimos para o local do almoço, numa antiga Fábrica Cerâmica remodelada, ampliada e transformada num grande local de eventos, que inclui as Piscinas Municipais.

Houve muita comida, boa disposição, animação e fotos para registar estes encontros que, chegando a hora das despedidas, nos deixam a incerteza da presença ou ausência de próximos encontros.

No que me diz respeito, isto é, quanto ao pessoal da CCaç 2589, fiquei muito satisfeito por voltar a ver, ao fim destes 44 anos, dois camaradas que ainda não tinha reencontrado.

Foram eles: José Vitorino do Carmo Filipe (ou simplesmente o Furriel Filipe, que pertencia ao GComb do Alf Mil Martinez), acompanhado de sua esposa, ambos algarvios e o Eugénio Pereira Gomes, Soldado At do mesmo GComb do Alf Mil Martinez, emigrante na Alemanha, que antecipou uma vinda de férias para estar presente neste encontro. Segundo depreendi - se algum dos meus camaradas ler estas breves notas e julgar que estou errado por favor corrijam - depois de ter sido ferido após o acionamento de uma mina A/C TMD (é o que consta da HU) no CRUZAMENTO DE CUSSANJA (sensivelmente a SE de MANSOA na ligação “interdita” para PORTO GOLE), que provocou dois mortos da CCaç 2589 (Sold António José Penhasco Costa e Joaquim Moreira Marques, 09NOV69, Op “FULCRO OBSCURO”, da HU), foi “reciclado” em Padeiro no INFANDRE.

Seguem-se as fotos:

Presentes da CCaç 2589, a seguir identificados: 1-Eugénio Gomes, 2-José Martins, 3-Victor Vieira, 4-Humberto Monteiro, 5-Jorge Cabrita, 6-Porta-estandarte do Núcleo, 7-Martins Aires, 8-José Brogegas, 9-Adelino Machado, 10-José Filipe, 11-António Moreira, 12-Jorge Picado, 13-Cunha, 14-Armando Alves, 15-??, 16-Dias Torres, 17-Carlos Costa

Eu e o meu fiel condutor do jeep Carlos Costa

Eugénio Gomes e o Victor Vieira

Eu, o Humberto Monteiro, o Martins Aires e o Eugénio Gomes

José Filipe, eu e o Victor Vieira

Aspecto geral da sala. 
© César Dias

A mesa onde segundo a mesma ordem identifico: o Eugénio Gomes, a esposa do Victor Vieira e o marido, José Filipe e esposa, e este escriba.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14615: Convívios (683): XXXVI Encontro do pessoal da CCAV 2639, a levar a efeito no próximo dia 20 de Junho, em Aguim-Anadia (Mário Lourenço)

3 comentários:

Cesar Dias disse...

Jorge Picado
Foi uma boa narrativa do nosso convivio, também como tu gostei de reencontrar o Filipe depois de tantos anos. Não te vou garantir mas penso que o Ventura era enfermeiro.
Um abraço amigo
César Dias


PS: Como podes ver, estou bem comportado, não te chamei Capitão.

Anónimo disse...

Excelente reportagem. Muito interessante, para referência future, como a Guerra do Ultramar conseguiu unir os jovens que nela combateram.
Um abraço.
José Câmara

Hélder Valério disse...

Caro amigo Jorge Picado

Mais uma boa foto/reportagem de um convívio onde fazemos a nossa 'prova de vida'.
E é inquestionável a alegria dos reencontros!

Abraço
Hélder S.