sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Guiné 63/74 - P14981: O segredo de... (22): O problema não eram os pecados, - os nossos segredos -. O problema acontecia quando quem mandava em nós desvendava os pecados (Domingos Gonçalves)

1. Mensagem do nosso camarada Domingos Gonçalves, (ex-Alf Mil da CCAÇ 1546/BCAÇ 1887, Nova Lamego, Fá Mandinga e Binta, 1966/68) com data de 31 de Julho de 2015:

Prezado Graça:
Saúde, e boas férias.

O problema não eram os pecados, - os nossos segredos -. O problema acontecia quando quem mandava em nós desvendava os pecados.

Vou contar dois casos.
Um pecado acabou por ficar no segredo dos deuses, apesar da desconfiança da divindade. Outro não.

O caso que ficou no segredo, foi o seguinte.

As valas de Guidaje
Com a devida vénia a SPM 0018 - CCAÇ 3

Estava eu em Guidage, com o meu grupo de combate, numa altura em que o capitão estava de Férias, quando chegou lá uma coluna para me entregar a ordem para participar numa operação que decorreria na madrugada e manhã do dia seguinte, na zona do Dungal.
A escolta da coluna ficaria em Guidage, mantendo a segurança do destacamento durante esse período de tempo.
Através de um furriel que vinha nessa coluna, o colega, alferes, que se encontrava a substituir o capitão, enviou-me uma carta pessoal, (secreta) em que me dizia para não participar na operação por diversas razões, que na altura me informou, em virtude das quais me aconselhava prudência reforçada. Li a carta e queimei-a.
Na madrugada do dia seguinte saí com o meu grupo de combate em direcção ao Dungal, após pouco mais de uma hora de marcha simulei estar perdido, demos umas voltas pelo mato, recolhemos bananas numa tabanca abandonada, regressando de seguida a Guidage.
Como era normal, redigi o relatório, que via rádio, seguiu para o batalhão.
Não sei como, nem porquê, quando o capitão regressou de férias chamou-me ao gabinete para saber o que tinha acontecido naquele dia. Menti-lhe, claro. Mas jurei por Deus, que estava a falar verdade. Deixo aqui, e agora, a confissão do meu pecado.

Sobre o outro pecado falarei em breve.

Com um abraço amigo,
Domingos Gonçalves
____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 de agosto de 2015 > Guiné 63/74 - P14977: O segredo de... (21): O que custa(va) ser periquito numa terra como a Guiné (Ribeiro Agostinho, ex-Soldado da CCS/GG/CTIG)

1 comentário:

José Botelho Colaço disse...

Espero que não venham os donos da razão com duas pedras na mão atacar os ex-combatentes por divulgarem os seus segredos e Guidaje e não só tem vários segredos ou passagens na guerra, que só irão ser desvendados se houver um pouco de encaixe, embora isso não altere o nosso modo de pensar.
Se a polícia Judiciaria não usace os meios seletivos o mundo do crime ficava quase todo oculto.
Eu prório por divulgar uma passagem num momento de desespero que não era nenhum segredo recebi um comentário do Snogueira que pode ser lido P8563 Odisseia de uma escolta a Cabedu.

Um abraço
Colaço.