sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Guiné 63/74 - P14982: Memórias de Gabú (José Saúde) (55): Em memória do teu avô, major Brito



1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.

As minhas memórias de Gabu

Ao amigo Cláudio Brito
Em memória do teu avô, major Brito

Desculpa, mas humildemente tratar-te-ei por tu. Coisas da tropa. Não leves obviamente a mal esta velha retórica militar. Mas a verdade porém obriga-nos, em sentido quiçá figurado, remeter o nosso ego para um passado onde registamos momentos sempre inesquecíveis.

A Guiné foi um palco de guerra que nos remete para pensamentos literalmente ínvios, não obstante o local porventura palmilhados. Nas minhas memórias de Gabu tive a oportunidade de conhecer o então 1º sargento Brito. O “tio” Brito, como habitualmente era tratado, aliás, sempre foi, como um militar do quadro extraordinário.

Com ele partilhei alguns momentos sob um clima de guerra que nos era porventura adversa. Estava em Madina Mandiga integrado numa companhia pertencente ao meu, nosso, BART 6523. Dissequei, com ele, conversas transversais quando, a espaços, vinha a Nova Lamego com o intuito de tratar assuntos referentes à sua companhia deslocada algures em pleno mato guineense.

A vida remete-nos para um examinar constante daquilo que fomos, o que fizemos e o que nos resta para concretizar esta vivência no cosmos terrestre.

Cláudio, tive a oportunidade em saber “novas” do teu avô, ainda em vida, através do alferes miliciano ranger Barbosa. Um camarada que estava destacado numa outra companhia, sediada em Buruntuma, do nosso BART, mas que a data altura passou, também, pelo destacamento de Madina.

Disse-me este velho camarada Barbosa, companheiro da escola de Lamego e também conhecedor profundo desta velha especialidade, que o “tio” Brito, que estava reformado em major e residia em Coimbra. Manifestei, na altura, interesse de o contactar. Mas tudo se esvaziou num tempo sem tempo. 

Porém, a fatídica notícia do teu avô chegou-me um dia através do nosso blogue. Fiz então uma referência a um homem que sempre estimei e que faz parte do meu livro – GUINÉ-BISSAU AS MINHAS MEMÓRIAS DE GABU 1973/1974.

Cláudio Brito, amigo de uma outra geração, sendo o mundo na sua plenitude apenas uma pequena gota de orvalho que refresca, por enquanto, ideias que jamais se assumirão como caducas, prezo o teu afeto por um camarada, teu avô, reafirmo, que nunca esquecerei.

Aqui fica uma foto em que brindo com o meu velho camarada Brito, já em tempo de liberdade no palco de guerra na Guiné tendo em conta que a Revolução do 25 de Abril estabeleceu o fim da guerra em África, para sempre recordar. 


Um abraço, camaradas 
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em: 


Sem comentários: