quinta-feira, 30 de junho de 2016

Guiné 63/74 - P16252: Agenda cultural (494): Mercado oitocentista e recriação histórica da batalha do Vimeiro (1808): Lourinhã, Vimeiro, 15-17 de julho de 2016 (Eduardo Jorge Ferreira, sargento do RI 19, Vimeiro, 1808; ex-alf mil, PA, BA 12, Bissalanca, 1973/74)





O nosso grã-tabanqueiro Eduardo Jorge Ferreira,
que na reconstituição histórica da batalha do Vimeiro
é sargento do exército português.
Começou como 1º cabo, do RI 19,
Com a genica e o entusiasmo que ele tem tido ,
nestas andanças,
muito rapidamente chegará  ao generalato.
Foto: LG (2015)
1. Informação enviada, em 24 do corrente, pelo  nosso amigo, camarada e grã-tabanqueiro, Eduardo Jorge Ferreira [ex-alf mil, PA, BA 12, Bissalanca, 1973/74,  presidente da assembleia geral da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro]


Caros(as) amigos(as)

Junto envio em anexo o programa do evento que terá lugar no fim de semana de 15, 16 e 17 de julho próximo, Se puderem deem um saltinho até cá, motivos não faltam e é sempre um grande prazer cumprimentar os meus amigos(as). Há tb programas especiais para crianças.
Abraços e bjinhos do  Eduardo




História > Batalha do Vimeiro (1808)

A Batalha do Vimeiro foi travada no dia 21 de agosto de 1808 entre o Exército Francês, comandado por Junot, e o Exército Anglo-Luso, sob o comando de Sir Arthur Wellesley, futuro Duque de Wellington.

Após os combates na Roliça no dia 17 de agosto, Sir Arthur marcha para a zona do Vimeiro a fim de fazer o desembarque de reforços na Praia de Porto Novo.

As tropas anglo-lusas mantiveram uma posição defensiva no Vimeiro, aproveitando a geografia do terreno. Os franceses, reunidos em Torres Vedras, decidiram tomar a ofensiva, chegando à Carrasqueira na manhã de 21 de agosto. A partir desse ponto, Junot deu ordem de marcha para a batalha.



Sem conhecimento da situação do flanco esquerdo, duas brigadas francesas confrontaram os britânicos nos altos da Ventosa. Uma vez mais, os franceses viram-se forçados a recuar.

A Batalha do Vimeiro foi uma vitória inegável do Exército Anglo-Luso sobre as forças da França Imperial, pondo termo à Primeira Invasão Francesa. Junot perdeu cerca de 2000 homens, entre mortos, feridos e prisioneiros e o exército anglo-luso cerca de 700.

Esta batalha foi decisiva visto que colocou termo à Primeira Invasão Francesa de Portugal.

(Cortesia da página ofcial do evento)

Sem comentários: