segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Guiné 63/74 - P16526: Notas de leitura (883): “Vozes de Abril na Descolonização”, a organização é de Ana Mouta Faria e Jorge Martins, edição do CEHC – Centro de Estudos de História Contemporânea do Instituto Universitário de Lisboa, 2014 - Testemunho de Carlos de Matos Gomes (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 16 de Setembro de 2016:

Queridos amigos,
Desconhecia inteiramente esta edição, e li de um só fôlego o testemunho do Coronel Carlos de Matos Gomes, o escritor Carlos Vale Ferraz, considero o seu romance "Nó Cego", a maior jóia da literatura da guerra colonial.
O escritor embarcou num projeto universitário que pretendia clarificar a emergência dos núcleos ultramarinos que derrubou o Estado Novo. Numa posição privilegiada, fazendo parte do núcleo fundador do MFA da Guiné, vai recebendo e passando as informações pertinentes sobre a contestação, pondo a nu a situação da Guiné onde a ausência de solução política estava em vias de comprometer a tão debilitada organização das Forças Armadas na colónia. Conta meticulosamente e vamos depois ouvi-lo sobre a situação político militar e as primeiras negociações com o PAIGC.

Um abraço do
Mário


A descolonização da Guiné: testemunho de Carlos de Matos Gomes (1)

Beja Santos

A obra intitula-se “Vozes de Abril na Descolonização”, a organização é de Ana Mouta Faria e Jorge Martins e os entrevistados dos três teatros de operações foram Carlos de Matos Gomes, José Villalobos Filipe e Nuno Lousada, edição do CEHC – Centro de Estudos de História Contemporânea do Instituto Universitário de Lisboa, 2014. O objetivo da obra é de contribuir para o conhecimento sobre a descolonização portuguesa na sua fase final, e resulta de um projeto de investigação sobre a participação dos militares portugueses na descolonização. De forma preambular, os dois organizadores abordam a génese do MFA nas colónias portuguesas de África, pretendiam-se iluminar a emergência dos núcleos ultramarinos do MFA, conhecer-lhes as suas convicções e valores, a forma como sentiam a pressão político-militar dos movimentos de libertação. Historiam a sequência dominante de factos que incendiaram a consciencialização dos militares: o anúncio da realização do Congresso dos Combatentes, que se realizou em 1973, evento que não escondia a necessidade de continuar a legitimar a continuação da guerra; a contestação desencadeada em torno dos Decretos Leis 353/73, de 13 de Julho e 409/73, de 20 de Julho, destinados a suprir a carência de oficiais profissionais, através do acesso a uma rápida carreira proporcionada a milicianos com serviço de guerra; a rede do Movimento dos Capitães estava organizada em final de 1973; e a situação particular do MFA da Guiné que tinha inclusivamente montado um esquema revolucionário, caso falhasse o golpe militar na metrópole; segue-se o processo da institucionalização do MFA, a partir de 1974, que não cabe aqui analisar.

Primeiro a estatura militar do entrevistado. Fez uma primeira comissão no Norte de Moçambique, no Niassa, era alferes e tinha 20 anos; fez o curso de Comandos como Adjunto na 21ª Companhia de Comandos, Companhia que foi transferida de Angola para Moçambique, combateu na área do Cabo Delgado-Mueda; ofereceu-se como voluntário para os Comandos Africanos da Guiné; faz parte do núcleo fundador do MFA da Guiné e aí vive as primícias da descolonização. Reflete sobre o projeto político de Spínola, a preparação recebida na Academia Militar, o seu grau de preparação política, declara ter pertencido à esquerda da esquerda do COPCON, com o 25 de Novembro acabou aí a sua atividade política.

Segundo, Carlos de Matos Gomes descreve as impressões da Guiné à chegada e durante a sua comissão. Impressionou-o a manta de retalhos étnica, a ausência de coerência entre etnias, quando ali chegou a guerra tinha evoluído de tal modo que se sabia ter de encontrar com caráter de urgência uma resposta política na ausência de um dispositivo militar à altura das novas estratégias do PAIGC, designadamente as grandes operações destinadas a desarticular a quadrícula e reduzir o moral das tropas a fanicos. Fala das Operações onde interveio, realça a Ametista Real e Neve Gelada, para tirar Canquelifá do sufoco. E comenta:
“A partir dessa altura, quando o Batalhão de Comandos intervinha já era em situações de tal forma críticas, que normalmente levávamos o batalhão inteiro, e fazíamos como se faz por normal nestas situações, utilizávamos duas unidades em primeira linha, mantínhamos uma em reserva, e depois íamos manobrando estas três unidades. Isto representava, claramente, o agravamento da situação militar em dois anos, e passarmos de operações com 50 homens para operações com 400, 500”.

Terceiro, pronuncia-se sobre a génese e estruturação do MFA. A partir de um grupo de amigos como Jorge Golias, José Manuel Barroso, Jorge Alves e Duran Clemente pôde ter-se um desempenho importante na contestação ao Congresso dos Combatentes. Spínola e o seu círculo restrito criticaram profundamente a iniciativa do congresso, o Governador procurava estabelecer algum tipo de negociação com Amílcar Cabral, depois de uma iniciativa Marcello Caetano determinou o fim de quaisquer conversações com o chefe da guerrilha. É o período em que as relações entre Spínola e Marcello Caetano se azedam, impedido de negociar, Spínola pede o fim da sua comissão e regressa com praticamente todo o seu staff. Tudo isto coincide com a contestação da legislação que favorecia a chegada de milicianos ao posto de capitães, a contestação que se está a formar na Guiné já não conta com os spinolistas. O grupo expande-se, continua a reunir em lugares militares como a biblioteca do CTIG ou no Agrupamento de Transmissões. O grupo fazia uma leitura pessimista da situação militar:
“As unidades que estavam a chegar à Guiné eram cada vez piores. Havia uma degradação clara do potencial militar. Unidades pior treinadas, pior comandadas, desmoralizadas. Houve unidades que chegaram lá, foram colocadas nas suas zonas de ação e tiveram de ser retiradas para ser reinstruídas e reenquadradas, comandantes de batalhão a quem teve de ser retirado o comando. Nós sabíamos que o aparelho militar português estava a esboroar-se e não tinha capacidade de resposta”.
Nesta fase dá-se uma ligação natural entre o movimento da Guiné e o movimento de Portugal. Chegou a ser equacionado, na Guiné, a possibilidade de lançar um golpe mais cedo do que veio a acontecer, com a tomada dos aviões do aeroporto:
“Havia um dia – que era a quarta-feira – em que iam a Bissau o Boeing da TAP e o da Força Aérea e equacionámos que se um dia a situação se agravasse a tal ponto que nós não tivéssemos controlo, tínhamos aí o poder para evacuar os nossos, as mulheres e os mais frágeis, para Cabo Verde e depois a seguir iríamos negociar. Isto esteve montado numa reunião em casa do 2.º Comandante do Batalhão de Paraquedistas, o Major Mensurado”.
Dá conta da trama montada nos contactos com a metrópole, Angola e Moçambique, trocam-se informações e envolve-se cada vez mais gente. E assim se chega aos acontecimentos do 26 de Abril em Bissau, estão prontos para intervir o Batalhão de Comandos Africanos, o Batalhão de Paraquedistas, o conjunto de pilotos (havia um piloto de helicóptero que estava destinado a evacuar o Governador) e a Companhia da Polícia Militar. “Controlávamos todas as informações e todas as comunicações através do Agrupamento de Transmissões e controlávamos, também, uma rede muito importante de contacto através da rede de ligação da artilharia, porque a artilharia na Guiné estava espalhada pelo território. Nós tínhamos o aparelho militar na mão”.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16517: Notas de leitura (882): “Cabo Verde e Guiné-Bissau, As Relações entre a Sociedade Civil e o Estado”, por Ricardino Jacinto Dumas Teixeira, Editora UFPE, Recife, 2015 (Mário Beja Santos)

Sem comentários: