Foto nº 516 > No Uíge, o último adeus à Guiné
Foto nº 517 > Uíge: já no alto mar, no oceano Atlântico
Foto nº 514 > Bissau: um caça-bombardeiro T6 protege o nosso Uíge
Foto nº 515 > O heli do Spínola, dizendo adeus às tropas embarcadas no Uíge
Guiné > Bissau > Estuário do rio Geba e Oceano Atlântico > N/M UIge > 4 de agosto de 1969 > O regresso a casa...
Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69):
Mensagem de 3 do corrente;
Caro Luís e camaradas:
Com os desejos de um Bom ano que agora já vai no seu 3º dia de 2018, com saúde e tudo de bom.
Mensagem de 3 do corrente;
Caro Luís e camaradas:
Com os desejos de um Bom ano que agora já vai no seu 3º dia de 2018, com saúde e tudo de bom.
Coincidência, faz hoje 51 anos que assentei praça em Mafra, dia 3 de Janeiro de 67. Foi só para lembrar como era bom ser novo... Voltava de bom grado a reviver tudo do principio.
Vou acabar com as fotos relativas a este capitulo 511 - O Regresso, acho que faz-me bem. Quando puderem ser publicadas, não há pressa nenhuma. (...)
Vou acabar com as fotos relativas a este capitulo 511 - O Regresso, acho que faz-me bem. Quando puderem ser publicadas, não há pressa nenhuma. (...)
________________
Nota do editor:
20 de dezembro de 2017 > Guiné 61/74 - P18109: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte III: Foto tirada do T/T Uíge, no nosso regresso, em 4/8/1969: vê-se o T/T Rita Maria atracado na ponte-cais de Bissau, e uma lancha da marinha que nos veio trazer o último militar a embarcar.
17 de dezembro de 2017 > Guiné 61/74 - P18096: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte II: Zona portuária de Bissau e o heli do Spínola a dizer adeus ao T/T Uíge, em 4/8/1969
Último poste da série > 7 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18183: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte VIII: Perdidos no rio Cacheu, em maio de 1968 (3)
Vd. também postes de:
Vd. também postes de:
17 de dezembro de 2017 > Guiné 61/74 - P18096: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte II: Zona portuária de Bissau e o heli do Spínola a dizer adeus ao T/T Uíge, em 4/8/1969
2 comentários:
Sobre o "velho" Uíge, que nos transportou a todos, de Lisboa para Bissau, ou de Bissau para Lisboa, ver aqui mais fotos e informação:
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2018/01/guine-6174-p18201-album-fotografico-de.html
Temos uma série que se chama "O cruzeiro das nossas vidas"...
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/O%20cruzeiro%20das%20nossas%20vidas
Sobre a história do nosso "querido" Uíge, a "lata de sardinhas", onde viajámos (de ou para a Guiné) > Excerto, com a devida vénia, do "Dicionário dos Navios Portugueses":
http://lmc-naviosportugueses.blogspot.pt/
Uíge (1954-1978)
Navio de passageiros a motor, construído de aço, em 1952-1954. Nº oficial: H 428; Indicativo de chamada: CSAN. Arqueação bruta: 10.001 toneladas; Arqueação líquida: 6.830 toneladas; Porte bruto: 8.226 toneladas. Deslocamento leve / máximo: 6.254 / 14.480 toneladas. Capacidade de carga: 5 porões para 8.719 m3 de carga geral, incluindo 450 m3 de carga frigorífica. Comprimento ff.: 145,55 m; Comprimento pp.: 137,36 m; Boca: 19,15 m; Pontal: 11,14 m; Calado: 8,02 m. Máquina: 1 motor diesel Burmeister & Wain nº. 6410, tipo 874VTF-140, de 8 cilindros a 2 tempos, com 6 850 bhp a 125 rpm, 1 hélice. Velocidade: 16 nós, com consumo de 20 T de Diesel oil / 24 horas. Passageiros: 571 (78 - 1ª., 493 em turística) Tripulantes: 150. Custo: 256.794.282 Francos Belgas, cerca de 193.669.000$00.
O UIGE foi construído no estaleiro belga Sociètè Anonyme John Cockerill, em Hoboken (construção nº. 769), por encomenda da Companhia Colonial de Navegação, destinando-se a substituir o MOUZINHO na carreira de Angola. O navio foi projectado pelo Eng. construtor naval Acúrcio de Araújo. (...)
Enviar um comentário