domingo, 2 de junho de 2019

Guiné 61/74 - P19851: Tabanca Grande (480): Maria de Fátima Santos, esposa do nosso camarada Manuel Lima Santos, que perfez 10 presenças nos nossos Encontros Nacionais e que por isso foi convidada a fazer parte da tertúlia. Ocupará o 791.º lugar do nosso poilão

Vem sendo uma questão de justiça e reconhecimento convidar a integrar a tertúlia as nossas companheiras que perfazem 10 presenças nos Encontros Anuais do Blogue.

Este ano foi a vez de receber o certificado que assinala a 10.ª presença nos nossos Convívios, assim como o seu marido Manuel Lima Santos, da Maria de Fátima, que assim se junta ao grupo de senhoras, que convidadas, aceitaram pertencer a esta numerosa família de bloguistas cujo mote é a Guiné.

É com muito prazer que a recebemos, esperando que continue a sentir-se bem entre nós e a participar nas nossas confraternizações. Tem como companheiras de jornada, a Alice Carneiro, a Dina Vinhal (única totalista nos 14 Encontros), a Graciela Santos e a Lígia Guimarães. Muitas mais senhoras se juntarão ao grupo, estamos certos.

Monte Real, 25 de Maio de 2019 - XIV Encontro Nacional da Tertúlia - Momento em que o casal Manuel Lima Santos e Maria de Fátima recebiam os certificados da 10.ª Presença em Encontros da Tertúlia.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 de Maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19784: Tabanca Grande (479): Carlos Filipe Gonçalves, ex-fur mil amanuense, QG/ CTIG, Bissau, 1973/74... Radialista, jornalista e escritor, vive na Praia, Cabo Verde. Senta-se à sombra do nosso mágico poilão, sob o nº 790

3 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Estou completamente de acordo com a decisão do Administrador e Editores desta página, ao destingirem as esposas dos nossos camaradas, por «FEITOS EM CAMPANHA».

Na realidade sempre estiveram ao nosso lado, pelo menos no pensamento, enquanto travávamos e travamos os "nossos combates".

Pena a Tabanca Grande não ter Condecoração própria, para a poder atribuir.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

É, de facto, também uma homenagem a todoas as nossas companherias que nos acompanham, com maior ou menor entusiasmo, ternura e... pachorra, nesta aventura "blogúistica"... NO caso da Fátima, é uma bela proeza, somar dez encontros nacionais da Tabanca Grande. Que seja bem vinda, e que continua a sentir.se bem com a nossa companhia. Luís Graça.

Hélder Valério disse...

Pois muito bem.

Sem dúvida que já nos tempos da guerra as mulheres (mães, irmãs, esposas, namoradas, outras familiares e até simplesmente amigas) se constituíram como "porto seguro", como reserva de força para a generalidade dos que iam penando em terras de África.
Depois disso também foram elas (e têm sido em muitos casos) que sofreram os embates (sem os modernos "apoios psicológicos") com as sequelas que muitos dos nossos militares apresentam ou apresentaram.

Já alguma coisa se escreveu sobre isso. Mas será uma gota de água...

Por tudo isso acho justo que aqui, entre nós, se possa fazer essa pequena homenagem.
Que seja bem vinda e que continue a sentir vontade de fazer esta "peregrinação anual".
Além disso também quero dizer que o Manuel Lima Santos, meu colega da OET (Ordem dos Engenheiros Técnicos) e também interventivo nessa área, é um camarada sempre discreto mas sempre atento e "amigo de seu amigo".

Fico contente por ambos.

Abraços
Hélder Sousa