quinta-feira, 6 de junho de 2019

Guiné 61/74 – P19864: Convívios (900): Encontro de rangers do 1º Curso de 1973. Em Monte Real consumiram-se memórias. (José Saúde)

1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos mais uma mensagem desta sua série. 


Encontro de rangers do 1º Curso de 1973 

Em Monte Real consumiram-se memórias 

A saudade voltou a falar mais alto! Sim, porque são nestes momentos que se consomem memórias. A idade, que não perdoa, lá vai debitando recordações que os nossos egos vão, por enquanto, dizendo presente. 

Em Monte Real juntaram-se cerca de 40 rangers, e muitos fizeram questão em levar os seus familiares, que partilharam, enquanto jovens, as agruras de uma especialidade que não deu tréguas a rapazes em plena flor de idade. 

Não obstante o mar de dificuldades deparadas, nós, rangers de corpo e alma, soubemos ultrapassar as dificuldades deparadas e concluímos, com mérito, o 1º Curso de 1973. 

Dos muitos camaradas presentes no evento a Guiné foi a então Província Ultramarina na qual prestaram serviço militar. Razão, creio que óbvia, que menciono no nosso blogue o tão valorizado acontecimento. 

Ali se congregaram camaradas vindos dos mais diversificados pontos do país. Alberto Grácio, ex alferes miliciano e antigo combatente na Guiné, voltou a reunir a tropa e o toque de alvorada ter-se-á feito ouvir no mais recôndito lugar deste pais lusitano. 

Claro que estes salutares encontros já conheceram vários locais neste nosso Portugal. A malta, sempre ansiosa pelo momento, não falta e cada vez se verifica uma maior adesão. Este ano, por exemplo, novos “recrutas” disseram presente e o grupo regista novas presenças. 

A ordem de serviço, assinada pelo “capitão mor” Alberto Grácio, mencionou: o próximo almoço será em Beja, cabendo ao ranger Zé Saúde a organização no que concerne aos comes e bebes. 

A velhinha Pax Júlia é a urbe onde nasceu Soror Marina Alcoforado, uma freira que nasceu em Beja a 22 de abril de 1640 e morreu a 28 de julho de 1723, com 83 anos, sendo certo que a sua estadia como religiosa ocorreu no Convento de Nossa Senhora da Conceição. 

Soror Mariana Alcoforado é considerada a autora das cinco “Lettres Portugaises” dirigidas ao Marquês Noel de Chamily, oficial francês, pelo qual se terá apaixonado e vivido, pressupostamente, um romance de amor. Aliás, a sua obra – Cartas Portuguesas – tornou-se um famoso clássico da literatura mundial. 

Com os agradecimentos ao João Silva, ex alferes miliciano que prestou serviço militar na Guiné, ficam os agradecimentos pelas fotos e, naturalmente, o nosso obrigado aos elementos que tornaram o reencontro uma realidade. 

Para o ano vos receberei em Beja, cidade que se afirma como a Rainha da Planície Alentejana. 




Um abraço, camaradas 
José Saúde 
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 

Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados. 
___________ 

Nota de M.R.: 

Vd. último poste desta série em: 

2 comentários:

Anónimo disse...

CAMARADA RANGER JOSÉ SAÚDE,

Agradeço, sensibilizado, as tuas notícias dos "RANGERS DO 1.º CURSO DE 1973".

Um grande abraço para todos.

Jorge Araújo
Ranger do 4.º Curso de 1971.

Valdemar Silva disse...

Os Rangers sempre operacionais e, pelos invólucros das granadas 'Super Bock' encontrados no terreno, deveria ter sido uma grande operação da tropa especial.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz