MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo > Em navegação, Ocenao Índico, 1 de abril de 2020 > Fim de tarde
Cortesia da página do faceboook de Constantino Ferreira. Foto reeditada pelo Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
1. Constantino Ferreira d'Alva, ex-fur mil art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala e Mampatá, 1969/71), membro da nossa Tabanca Grande desde 16 de fevereiro de 2016... Trabalhou 30 anos na TAP, como tripulante de cabine; começou a escrever o seu diário de bordo, em 23 de janeiro de 2020, na sua página do Facebook, Viagens no Tempo.
A ele junta-se agora o António Graça de Abreu; vão escrever, a quatro mãos, o diário de bordo...
Embarcaram no MSC - Magnífica, em 6 de janeiro, em Marselha, numa viagem de volta ao mundo em 115 dias, seguindo a Rota de Fernão de Magalhães. O cruzeiro deve (ou devia) voltar ao ponto de partida no dia 1 de maio p.f.. Com eles vai mais um "camaradas da Guiné", de quem ainda não sabemos o nome, num titak 2800 pessoas (2000 passageiros, 800 tripulantes). 300 já tinham optado por regressar de avião, desistindo da viagem por mar... A boa notícia é que não há, a bordo, até à data, nenhum caso de infecção provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (nome oficial dado pela OMS), e que origina a COVID-19 (nome oficial da doença. O drama, agora, é terem combustível e mantimentos para chegaram a casa, sãos e salvos.
O nosso camarada e amigo António Graça de Abreu [ ex-alf mil SGE, CAOP 1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), membro sénior da Tabanca Grande, com 250 referências no nosso blogue], começou a "dar sinais de vida" em 22 do corrente... Até então sabíamos apenas que ele andava "embarcado"... Agora sabemos que também está "confinado", no MSC- Magnifica, não podendo ele e os demais passageiros e tripulantes sair a terra, nos portos onde o luxuoso paquete tem que aportar para se reabastecer...
Data - Quinta, 2/04, 22:11
Assunto - Em navegação, Oceano Índico, 2 de Abril de 2020 Ultimas noticias
Meu caro Luís
Vai a actualização das notícias. Podes publicar com umas fotos do navio Magnifica, da Net, não há problema, ou então colocas fotos do navio feitas pelo Constantino Ferreira, ele autoriza, com todo o gosto.
3. Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (António Graça de Abreu)
Virá depois o tempo de se procurar o canal do Suez, atravessá-lo e chegar ao Mediterrâneo, daqui a uns vinte dias. Fala-se que o navio irá atracar a Marselha, onde sairão todos os passageiros para os seus destinos europeus.
António Graça de Abreu
No dia 6 de Abril, pela madrugada, iremos fundear frente ao porto da cidade de Colombo, no Srilanka, a que Camões chamou de Taprobana, na sua Epopeia de “Os Lusíadas”. Aí, seremos reabastecidos de combustível suficiente para chegarmos ao Mediterrâneo, embora esteja prevista uma paragem técnica, na Base Naval Francesa em Djibuti, á entrada do Mar Vermelho.
Escrevi a minha crónica habitual, à saída da Baía de Fremantle-Perth, mas como não tive nenhum “feedback”, será que essa crónica não seguiu o seu caminho via Satélite?!
Realmente,nestes últimos dias, a internet tem sido muito fraquinha, por estas bandas de baixo do Equador, mas não me levar os meus “escritos”, que nem são muito “pesados”?!
Espero que recebam este meu “escrito”, sem dificuldades, pois para “pesar” menos, apenas envio uma dúzia de fotografias.
Continuamos todos bem, os 800 tripulantes e os cerca de 2.000 passageiros. Mas o nosso desejo é chegarmos todos bem, ao “Mare Nostrum”...Que é o Mediterrâneo !
A ele junta-se agora o António Graça de Abreu; vão escrever, a quatro mãos, o diário de bordo...
Embarcaram no MSC - Magnífica, em 6 de janeiro, em Marselha, numa viagem de volta ao mundo em 115 dias, seguindo a Rota de Fernão de Magalhães. O cruzeiro deve (ou devia) voltar ao ponto de partida no dia 1 de maio p.f.. Com eles vai mais um "camaradas da Guiné", de quem ainda não sabemos o nome, num titak 2800 pessoas (2000 passageiros, 800 tripulantes). 300 já tinham optado por regressar de avião, desistindo da viagem por mar... A boa notícia é que não há, a bordo, até à data, nenhum caso de infecção provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (nome oficial dado pela OMS), e que origina a COVID-19 (nome oficial da doença. O drama, agora, é terem combustível e mantimentos para chegaram a casa, sãos e salvos.
O nosso camarada e amigo António Graça de Abreu [ ex-alf mil SGE, CAOP 1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), membro sénior da Tabanca Grande, com 250 referências no nosso blogue], começou a "dar sinais de vida" em 22 do corrente... Até então sabíamos apenas que ele andava "embarcado"... Agora sabemos que também está "confinado", no MSC- Magnifica, não podendo ele e os demais passageiros e tripulantes sair a terra, nos portos onde o luxuoso paquete tem que aportar para se reabastecer...
2. Mensagem de António Graça de Abreu:
Data - Quinta, 2/04, 22:11
Assunto - Em navegação, Oceano Índico, 2 de Abril de 2020 Ultimas noticias
Meu caro Luís
Vai a actualização das notícias. Podes publicar com umas fotos do navio Magnifica, da Net, não há problema, ou então colocas fotos do navio feitas pelo Constantino Ferreira, ele autoriza, com todo o gosto.
Obrigado, como sempre, pela tua dedicação e cuidado.
Abraço,
Abraço,
António Graça de Abreu
3. Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (António Graça de Abreu)
O António,com a esposa Hay Yaun,que deixou o cruzeiro em Sidney, onde tomou o avião Xangai, para visitar a faília. Foto de Constantino Ferreeira (2020), com a devida vénia |
Em navegação, Oceano Índico, 2 de Abril de 2020 Ultimas noticias
Navegando, navegando, navegando. Mar e mais mar. Agora, o Oceano Indico liso, calmo, azul brilhante.
Tudo bem entre nós, passageiros e tripulação do MSC - Magnifica.
Eis o comunicado do capitão do navio, hoje às doze horas, lido por ele próprio ao microfone da potente instalação sonora e depois colocado nos écrãs dos televisores que temos nos camarotes:
"Estamos navegando no Oceano Indico Ocidental, a uma distância de 700 milhas náuticas da ilha de Sumatra, em nosso raio de estibordo, Já percorremos metade da nossa viagem para Colombo. De Fremantle (Austrália) navegamos 1.600 milhas náuticas e faltam 1.550 milhas náuticas para chegarmos a Colombo. Passaremos a linha imaginária do Equador, dia 5 de Abril, de manhã bem cedo, antes do amanhecer. A nossa chegada a Colombo continua marcada para as 6 horas de 6 de Abril. Capitão Roberto Leotta.".
Daqui a quatro dias chegaremos então a Colombo, a capital do Sri Lanka. Não entraremos no porto da cidade, ficaremos à entrada, no mar, esperando por um barco de reabastecimento de combustíveis, carregado de gasóleo. Nós temos medo do coronavírus em Colombo, em Colombo têm medo do coronavírus no nosso navio.
"Estamos navegando no Oceano Indico Ocidental, a uma distância de 700 milhas náuticas da ilha de Sumatra, em nosso raio de estibordo, Já percorremos metade da nossa viagem para Colombo. De Fremantle (Austrália) navegamos 1.600 milhas náuticas e faltam 1.550 milhas náuticas para chegarmos a Colombo. Passaremos a linha imaginária do Equador, dia 5 de Abril, de manhã bem cedo, antes do amanhecer. A nossa chegada a Colombo continua marcada para as 6 horas de 6 de Abril. Capitão Roberto Leotta.".
Daqui a quatro dias chegaremos então a Colombo, a capital do Sri Lanka. Não entraremos no porto da cidade, ficaremos à entrada, no mar, esperando por um barco de reabastecimento de combustíveis, carregado de gasóleo. Nós temos medo do coronavírus em Colombo, em Colombo têm medo do coronavírus no nosso navio.
De Fermantale a Colombo há que contar com 5.650 quilómetros e gasta-se o gasóleo todo. Com o navio reabastecido de carburante, reiniciaremos de imediato a viagem. Agora, diz-se nas conversas não oficiais nos corredores e salas do navio que o rumo seguinte ser o Djibuti, a base naval francesa existente nesse enclave do corno de Africa, para novo reabastecimento de gasóleo e comida.
Virá depois o tempo de se procurar o canal do Suez, atravessá-lo e chegar ao Mediterrâneo, daqui a uns vinte dias. Fala-se que o navio irá atracar a Marselha, onde sairão todos os passageiros para os seus destinos europeus.
A Espanha está impossível, hoje, com o coronavírus, chegou ao dez mil mortos, a Itália também é o que se sabe, quase mil mortos por dia, a França, onde o número de contaminados também tem parecenças com uma catástrofe, será o menos atingido pela pandemia entre estes três países.
E de Marselha, como iremos para Portugal? Haverá um avião para nos levar para Lisboa? Se não, será melhor permanecermos no navio. Somos vinte e tal portugueses a aguardar desenvolvimentos. A viagem para Lisboa também pode ser assustadora, com malas e bagagens, e os nossos corpos a passar por aeroportos onde o vírus tem passeado o seu veneno de morte.
E depois, como será a nossa chegada a Portela, digo aeroporto Humberto Delgado? E o transporte para as nossas casas? Haverá quarentena para estes pobres portugueses que tiveram a sorte e o azar de entrar numa Volta ao Mundo de navio em Janeiro de 2020, num ano errado, num mês de mil equívocos. Na quarentena em Portugal não será possível apanharmos o vírus, quando a a sua propagação estiver no ponto mais alto?
Que os pequenos e grandes deuses tomem conta de nós e decidam, por bem, o nosso destino !...
António Graça de Abreu
4. Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira):
A Navegar entre a Austrália e o Srilanka no Sul da Índia!, 1 de abril de 2020
Depois de alguns dias de espera, fundeados na Baía de Fremantle-Perth, para reabastecimento suficiente para chegarmos a Colombo, largámos na esperança de que a navegação iria correr bem. Assim tem sido, nestes dias tropicais de Sol e também de alguma chuva.
Dentro de três dias, iremos mais uma vez “saltar” o Equador, mas agora, do lado de baixo para o lado de cima! Sinto que não haverá a mesma alegria, a mesma festa, que foi na “descida” do Atlântico, antes de chegarmos a São Salvador da Baía de Todos os Santos, no Brasil. Mas a vida continua, com muita alegria e esperança aqui a bordo!
A Navegar entre a Austrália e o Srilanka no Sul da Índia!, 1 de abril de 2020
Depois de alguns dias de espera, fundeados na Baía de Fremantle-Perth, para reabastecimento suficiente para chegarmos a Colombo, largámos na esperança de que a navegação iria correr bem. Assim tem sido, nestes dias tropicais de Sol e também de alguma chuva.
Dentro de três dias, iremos mais uma vez “saltar” o Equador, mas agora, do lado de baixo para o lado de cima! Sinto que não haverá a mesma alegria, a mesma festa, que foi na “descida” do Atlântico, antes de chegarmos a São Salvador da Baía de Todos os Santos, no Brasil. Mas a vida continua, com muita alegria e esperança aqui a bordo!
No dia 6 de Abril, pela madrugada, iremos fundear frente ao porto da cidade de Colombo, no Srilanka, a que Camões chamou de Taprobana, na sua Epopeia de “Os Lusíadas”. Aí, seremos reabastecidos de combustível suficiente para chegarmos ao Mediterrâneo, embora esteja prevista uma paragem técnica, na Base Naval Francesa em Djibuti, á entrada do Mar Vermelho.
Escrevi a minha crónica habitual, à saída da Baía de Fremantle-Perth, mas como não tive nenhum “feedback”, será que essa crónica não seguiu o seu caminho via Satélite?!
Realmente,nestes últimos dias, a internet tem sido muito fraquinha, por estas bandas de baixo do Equador, mas não me levar os meus “escritos”, que nem são muito “pesados”?!
Espero que recebam este meu “escrito”, sem dificuldades, pois para “pesar” menos, apenas envio uma dúzia de fotografias.
Continuamos todos bem, os 800 tripulantes e os cerca de 2.000 passageiros. Mas o nosso desejo é chegarmos todos bem, ao “Mare Nostrum”...Que é o Mediterrâneo !
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Nota do editor:
6 comentários:
Calma, Constantino e António... (Já agora como se chama o terceiro "camarada Guiné" que vai convosco ?)... O Estado Português em cooperação com outros países da União Europeia está a repatriar os portugueses que estão no estrangeiro, nalguns casos em situação muito difícil por causa da Pandemia... Talvez bem pior que a vossa,,, As fronteiras estão-se a fechar por todo o lado... Amanhã ou depois deve, chegar a Lsiboa um avião com professores e outros cooperantes, de Timor Leste... Vocês estão seguros, num navio seguro, onde não há casos de COVID-19 a bordo,o que é muito bom...A partir do momento que cheguem à Europa (.mais provavelmente Marselha), tudo será mais fácil... Vão chegar, lá mais para o fim do mês, em que os números de infetados, internados e mortos, em Portugal (para não falar do resto da Europa e do Mundo...) serão ainda mais brutais... Mas felizmente, até agora, parece que estamos, aqui em Portugal, a conseguir "aplanar" o tal pico epidémico, graças às medidas de contenção tomadas e ao comportamento cívico, exemplar, dos portugueses...O país não está parado: há gente heróica a trabalhar e a cuidar de nós... mas estes meses (abril, maio e junho) vão ser muito duros.. SE ganhámos a primeira batalha, é preciso não morrer na praia, temos que ganhar a guerra...
Nada de pessimismo!... Vão escrevendo o "diário de bordo" a quatro mãos!...Vou recuperar algumas crónicas vossas mais antigas para "alegrar" a malta que vos espera de braços abertos... Haveremos de festejar, em terra, em Algés, à beira Teja, na Magnífica... Tabanca da Linha. Luís
Constantino e António, vejam aqui a situação epidemeiológica reportada ao dia de hoje:
https://www.dgs.pt/em-destaque/relatorio-de-situacao-n-032-030420201.aspx
Vejam por concelhos o nº de casos de infetados confirmados (com 100 ou mais):
Lisboa 634
Porto 606
Vila Nova de Gaia 449
Gondomar 424
Maia 390
Matosinhos 368
Valongo 308
Braga 305
Sintra 242
Ovar 220
Coimbra 201
Santa Maria da Feira 187
Cascais 174
Aveiro 130
Vila Real 124
Loures 117
Vila Nova de Famalicão 110
Guimarães 105
Oeiras 100
CARACTERIZAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS
CASOS CONFIRMADOS
NÚMERO DE CASOS
GRUPO ETÁRIO
MASCULINO / FEMININO
00-09 anos 68 65
10-19 anos 104 132
20-29 anos 425 580
30-39 anos 648 825
40-49 anos 734 1093
50-59 anos 761 1025
60-69 anos 646 679
70-79 anos 525 420
80+ 466 690
Até aos 79 anos, são mais os homens... Com 80 ou + anos, elas levam a dianteira: 466 homens, 690 mulheres...
https://www.dgs.pt/em-destaque/relatorio-de-situacao-n-032-030420201.aspx
Estive a ver os números de hoje, a taxa de letalidade dos mais de 70 anos dispara para os 10 por cento, 4 vezes mais que a mortalidade específica (por COVI-19) para todas as idades (+/-2.5%, mais alta do que na guerra da Guiné, que terá andado nos 1,5%: 3 mil mortos para 200 mil homens, entre 1961/74).
Ainda é cedo para tirar conclusões, s números são pequenos ainda (246 mortos), mas já temos os dados de outros países, com mais morbimortalidade...
No nosso caso, 10% de mortalidade nos grupo de 70 ou mais significa que 1 em cada 10 infetados, com 70 ou mais anos, morre... Dá para pensar...
O terceiro combatente da Guine neste navio de Volta ao Mundo e o Jose Vinhas, ex-alferes miliciano no CTIG. Fez toda a comissao em Bissau, no Quartel General.Mas tem historias para contar.
Abraco.
Antonio Graca de Abreu
Bem vindo, Zé, ficas desde já convidado a sentar-se sob o poilão da Tabanca Grande!...Já cá estão o António e o Constantino... Só precisamos das duas fotos da praxe: uma do antigamente e outra mais ou menos atual... E,claro, uma pequena apresentação e uma pequena história... O António ou o Constantino, um deles, pode ser o teu padrinho!
Havia dois QG,em Bissau... Onde é que estiveste ?
QG/CCFAG (Quartel General do Comando Chefe das Forças Armadas da Guiné),na Amura;
QG / CTIG (Quartel General do Comando do Território Indepenende da Guiné), em Santa Luzia.
Temos cá malta dos dois QG...
Bons ventos vos tragam, a casa!... Sãos e salvos!... Luís Graça
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