O documento de passagem à disponibildiade. Cortesia de Fernando Calado
Fernando Calado (2013). Foto de LG |
1. Mensagem de Fernando Calado, ex-al mil trms, CCS/BBCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70)
Data - 19 jul 2020, 15:15
Assunto . Regresso da guerra na Guiné
Assunto . Regresso da guerra na Guiné
Caro amigo,
Faz hoje 50 anos que a CCS e outras companhias do BCaç 2852 atracaram na Rocha de Conde de Óbidos, a bordo do "iate" Carvalho Araújo.
Um grande abraço
Fernando Calado
Faz hoje 50 anos que a CCS e outras companhias do BCaç 2852 atracaram na Rocha de Conde de Óbidos, a bordo do "iate" Carvalho Araújo.
Um grande abraço
Fernando Calado
____________
Nota do editor:
Último poste da série > 1 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21128: Efemérides (329): "17 de junho, o Dia da Consciência", o historial de uma causa em que o mundo (, o Vaticano incluído,) relembra o exemplo inspirador do diplomata português Aristides de Sousa Mendes (João Crisóstomo, Nova Iorque)
11 comentários:
Esse 'post' contém imprecisões:
A CCS/BCac2852 e a CCac2404/BCac2852 iniciaram a torna-viagem no dia 16Jun1970, pelo que nunca poderiam ter chegado a Lisboa no dia 19Jul1970.
De facto, aquele documento não pode ser assignado ao dia em que a CCS/BCac2852 aportou ao cais fluvial da Rocha do Conde de Óbidos, apenas à data em que aquele oficial miliciano foi passado à situação de disponibilidade: 20Jul1970.
Fernando, é pena este comentário não vir assinado... Certamente, por lapso. Mas o comentarista é capaz de ter razão. Não tenho, de momento, acesso à história da unidade e outros elementos para poder confirmar ou corrigir a data que indicas (, que será a da tua passagem à disponibilidade, e não a do regresso a casa...). O "Carvalho Araújo" devia levar cinco dias na viagem de regresso a Lisboa, pelo que deverás ter chegado a 20 ou 21 de junho de 1970...
De qualquer modo, foi há 50 anos que regressaste a casa, vivo e inteiro. Um abraço,
lembrando os nossos melhores tempos de Bambadinca, em que estivemos juntos (eu, de 18 de julho a maio de 1970...).
LG
Todo o documento é muito interessante.
Parece que o mesmo, na parte dactilografada e com a chancela da assinatura do Comdt., já estava preenchido previamente e calhando de muitos outros militares.
No resto do preenchimento à mão, que pela caligrafia parece ser uma empreitada a quem estava a jeito, a barraca deve ter sido na informação àquela de 'o que eu escrevo aqui?'.
Mas o mais interessante é o impresso ter sido feito (tipografia) para durar 10 anos (196_). !!!
E, evidentemente, não se tratando do regresso de uns barris de vinho que foram expostos a viagens por mar, o regresso do BCac2852 da guerra da Guiné não foi nenhuma torna-viagem.
Valdemar Queiroz
Assignado anónimo ou, pelo tique de rectificador habitual, nem tanto assim.
Regressar da guerra da Guiné não é apenas, simplesmente ou propriamente voltar de uma viagem por mar.
Percebeu a diferença.
Valdemar Queiroz
Ao ver o post do Fernando,lembrei-me que no meu dossier Guiné,existe um documento semelhante,da passagem à disponibilidade,preenchido por mim, em que só a data de 6 Agosto de 1972, foi escrita por outrem, além da chancela do comandante do Depósito Geral de Adidos. Passava à disponibilidade no dia seguinte. Era com este documento provisório, que passávamos à "peluda"!
Caro Luis, quanto à duração da viagem de Lisboa - Bissau, no meu caso, em Agosto 70, o lendário "Carvalho Araújo" navegou 9 dias,com uma paragem de 12H00 em Cabo Verde.
José Carvalho
Nove dias!... Foi obra. Eu levei 5 dias no "Niassa", para lá, e outros 5. no regresso, no "Uíge"... Um abração, José.
Parece que temos um anónimo, assim assignado, que pretende criar uma espécie de balcão, plateia e geral de seguidores/comentadores do nosso blogue.
Provavelmente, serão sintomas dum velho coronavirus com falta à vacina apropriada.
E prontos.
Valdemar Queiroz
> Luis Henriques, sempre igual a si próprio.
Curiosíssimos os critérios editoriais, relativos à anunciada «inteira liberdade e responsabilidade (...) respeitar as boas regras de convívio que estão em vigor entre nós; não há moderação dos comentários;».
Visitado este sítio e comentários: permitem-se e incentivam-se tricas laterais ao assunto proposto com provocações e ofensas avulsas.
Ou seja, todos iguais mas uns mais que outros...
Isso e outras "coisas", dão ao blogue uma idoneidade e credibilidade... "do caraças"!
O Fernando Calado telefonou-me da praia de Monte Gordo (que estava às moscas, está lá a passar uns dias com mais um casal amigo, ele e sua querida Rosa, cuja “Casa do Alentejo” está a sofrer com a crise…).
Ele faz questão de confirmar a chegada do velho “Carvalho Araújo” (já em fim de vida, ainda faria mais umas tantas viagens nesse ano…), em 19 de julho de 1970, com a malta do comando e CCS do BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70)…
Chegaram de manhã a Lisboa e ele foi logo direitinhp a Abrantes, ao RI 2, com mais um camarada, no carro do amigo, posto à disposição pelo pai… Chegaram lá, e trouxeram o papel de "passagem à disponibilidade", devidamente carimbadp, regressaram a Lisboa de tarde, com o carro na “mecha”, na velha estrada nacional Lisboa-Abrantes.
Ainda há dias, almoçou o Ismael Augusto, o alf mil do pelotão de manutenção da CCS (que, em 1970, ficou em Bissau, a chefiar a comissão liquidatária, só tendo regressado mais tarde, se não erro, em setembro) e ainda o José Carlos Lopes, ex-fur mil de reabastecimentos (. Os três são membros da nossa Tabanca Grande.)
Comemoraram juntos a efeméride, os 50 anos do regresso a Lisboa em 19 de julho de 1970. O Fernando Calado tem o "filme" do regresso no T/T Carvalho Araújo todo gravado na pinha… Por uma razão muito simples: ele foi nomeado, pelo capitão de bandeira, como o comandante das tropas embarcadas, por ser o oficial mais antigo de todos os oficias das forças embarcadas…. Aliás, não havia oficiais superiores nem capitães (o Spínola tinha decapitado o comando e a CCS do BCAC 2852…). Havia um tenente, mas não era operacional, era SGE, o nosso conhecido açoriano Manuel Antunes Pinheiro, o tenente Pinhiro, o chefe de secretaria do comando do BCAÇ 2852.
O Fernando Calado, no dia da partida do T/T Carvalho raújo, atarefado com as diligências e burocracias do embarque, nem sequer teve tempo de almoçar. O capitão do navio deu-lhe autorização para em meia hora ir ao “Pelicano”, ali ao lado, comer qualquer coisa: ainda se lembra do prato, um bife de gazela com batatas fritas.
Fizeram uma paragem no Funchal, e dois camaradas ficaram em terra a curtir uma “cardina”… Feita a contagem do pessoal embarcado, faltavam dois militares… Foram encontrados a dormitar numa esplanada…
Foi, pois, uma viagem com algumas peripécias: o Fernando Calado lembra-se ainda que teve de “acalmar” vários militares da CCS que vieram com “esquentamentos” [, blenorragias,], e alguns eram casados, um inclusive tinha-se casado por procuração… O que é que iriam dizer às castas esposas que os esperavam ?
Alguns, mais desesperados, batiam com os punhos na cabeça: “Porque é que eu não fiquei em Bissau?!”... O Fernando arranjou uma solução diplomática: quando chegassem a casa, os “entrapados” contavam a verdade, e ficavam à espera que a penicilina acabasse por surtir efeito… Em suma, não era caso para se atirarem ao mar…
Enfim, ele prometeu, no regresso a Lisboa, das miniférias no Algarve, passar ao papel estas e outras memórias dessa algo rocambolesca e pícara viagem que demorou cinco dias… Aqui fica um primeiro resumo (. feita pelo editor LG)
O mencionado Ten SGE (serviço de material - ramo armamento e munições), Manuel Antunes Pinheiro, no dia 01Jul1970, regressado da Guiné, ficou colocado na Repartição de Sargentos e Praças da Direcção do Serviço de Pessoal do Ministério do Exército: assim, de modo algum poderia ter viajado no n/m 'Carvalho Araújo', arvorado em transporte de tropas, alegadamente chegado a Lisboa em 19Jul1970.
Por outro lado, note-se que as CCaç2754 e CArt2762, 27ªCCmds e PelFox2260 embarcaram em Lisboa às 12:00 de 11Jul1970 no NTT 'Carvalho Araújo' (com escala em Cabo Verde) e desembarcaram em Bissau no dia 20Jul1970: assim, de modo algum poderia aquele navio, arvorado em transporte de tropas, ter procedido a qualquer viagem com origem em Bissau e subsequente chegada a Lisboa na manhã de domingo 19Jul1970.
Relativamente à História da Unidade BCaç2852: está disponível para consulta pública, no acervo do Arquivo Histórico Militar sob a cota PT/AHM/2/4/110.
Enviar um comentário