sábado, 27 de março de 2021

Guiné 61/74 - P22044: Memória dos lugares (420): Ainda a bonita e hospitaleira vila de Sonaco do meu tempo (Manuel Oliveira Pereira, ex-fur mil, CCAÇ 3547 / BCAÇ 3884, Contuboel e Sonaco, 1972/74)

1. Mensagem do Manuel Oliveira Pereira [ex-fur mil, CCAÇ 3547 / BCAÇ 3884 (Contuboel, 1972//74), é membro da nossa Tabanca Grande, da primeira hora; é hoje jurista  e vive em Ponte de Lima]

Data - 26 mar 2021 17h03
Assunto - Legendas das fotos relativas a Sonaco


Caro Luís,

As minhas saudações.

Em resposta ao tey pedido de identificação das fotos, relativamente ao poste P22003 (*), já o fiz, mas talvez, erradamente. Fi-lo na página do "facebook"  da Tabanca Grande Luís Graça , isto porque não vi a minha resposta. 

Nesse sentido, aqui segue em anexo um texto com o solicitado.
Com abraço,

Manuel Oliveira Pereira
 

2. Memória dos lugares > Ainda Sonaco

Para melhor identificação das fotografias, supra publicadas, e porque sou o autor (*), à excepção dos mapas (Google): todas se reportam à bonita e hospitaleira (pelo menos à época) vila de Sonaco, localidade com Destacamento, cuja guarnição era constituída por um Grupo de combate,e um outro de Milícia, pertencente à quadricula (jurisdição) da Companhia sediada em Contuboel.

Assim temos:


Foto n.º 1 > Da esquerda para direita, em "T" invertido, vê-se a estrada que vinha de Jabicunda (leste) para Contuboel (oeste), e na esquina desta o Mercado. Também à esquerda, com telhado claro, o antigo Aquartelamento, agora Mesquita (, assinalada com rectângulo a vermelho).

Já na Rua Principal, a meio, e assinalado com seta a vermelho o estabelecimento do Sr. Orlando, e quase no fim, um Largo, ladeado pela Igreja (telhado claro e traseiras com arvoredo) e do lado contrário a Casa do Chefe de Posto Administrativo (a sede de circunscrição ou concelho era Bafatá, já elevada então a cidade).

O Sr. Orlando era um comerciante com estabelecimento de café e mercearia e ainda com outros negócios, nomeadamente o  gado bovino. A sua loja, situava-se, pois, a meio da "avenida", no sentido do antigo Aquartelamento  (hoje Mesquita) para casa do Chefe de posto.


Foto n.º 2 >  Estrada Jabicunda/Contuboel, e na esquina desta o Mercado, com arvoredo na frente, e ao lado direito o Aquartelamento (hoje Mesquita,  assinalada com rectângulo vermelho)


Foto n.º 3 >  De forma mais visível, a estrada de Jabicunda/Contuboel. Na parte inferior o Aquartelamento (, hoje Mesquita, assinalada com rectângulo vermelho). À direita fazendo esquina o Mercado. 

Na parte superior.  e onde Rua Principal, após passar o Largo à esquerda e a sombra de uma "árvore" parece cortar a estrada, vemos em forma de "Y", à direita, situava-se a Pista de Aviação (aeródromo) e o Equipamento de Meteorologia  (vd. sinal de localização, a vermelho)


Foto n.º 4 >  O mesmo que a anterior, mas ampliada e com sinal de localização a vermelho na Pista de Aviação.

Infografias (fotos de 1 a 4): Manuel Oliveira Pereira (2021) (com a devida vénia ao Google Earth]


Foto n.º 5 > Guiné > Região de Bafatá > CCAÇ 3547 (Contuboel, 1972/74) > Sonaco >   Natal de 1973 > O Comandante  da companhia (Cap mil inf Carlos Rabaçal Martins) no café do Sr. Orlando;


Foto n.º 6 > Guiné > Região de Bafatá > CCAÇ 3547 (Contuboel, 1972/74) > Sonaco > Natal de 1973 > Eu e a “minha guarnição” no interior do Aquartelamento.


Foto n.º 7 >  
Guiné > Região de Bafatá > CCAÇ 3547 (Contuboel, 1972/74) > Sonaco > Natal de 1973 > O meu Grupo (parte) à entrada do Aquartelamento.

Fotos (e legendas): © Manuel Oliveira Pereira (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Nota: As fotografias n.ºs 5, 6 e 7 foram tiradas na Noite de Natal  de 1973. Por ser um dia especial, fazíamos 18 meses de comissão, autorizei, que para a “Ceia”, todos, à excepção da Milícia, se vestissem à civil. 

Estivemos assim, cerca de hora e meia. Obviamente que tive a anuência do Capitão, que optou por fazer o mesmo, já que nos fez companhia nessa noite. 

Durante alguns dias que antecederam a “Ceia”, ninguém dormiu com lençóis. Assim, permitiu que os mesmos fossem várias vezes lavados, desinfetados e viessem, como vieram, a ser usados como “toalhas” na mesa natalícia. Para dar maior ar festivo, a “Porta de Armas” e o interior do Aquartelamento, foram ornamentados com ramos de “cibos”. (**)

2. Nota do editor LG:

A CCaç 3547 partiu para o TO da Guiné em 25 de março de 1972 e regressou a 25 de junho de 1974. Pertenceu ao BCAÇ 3884 (Bafatá, 1972/74).As outras unidades de quadrícula eram a CCAÇ 3548 (Geba) e CCAÇ 3549 (Fajonquito).

Após treino operacional e sobreposição com a CArt 2741, assumiu, em 28Mai72, a responsabilidade do subsector de Contuboel, tendo tido um pelotão destacado em Bafatá e em Sonaco. Manteve também dois pelotões em reforço do BCaç 4518/73, em Galomaro, de 10Abr74 a 10Jun74.

Em 15Jun74, foi rendida pela 1ª Comp/BCaç 4514/72 e recolheu a Bissau, e, fim de comissão.
___________

(**) Último poste da série > 25 de março de  2021 > Guiné 61/74 - P22034: Memória dos lugares (419): Ilha do Sal, ao tempo da CART 566 (17/10/1963 - 25/7/1964) (José Augusto Ribeiro, 1939-2020)

6 comentários:

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

A estrada indicada nas legendas é a estrada que vem de Jabicunda, entra em Sonaco no sentido Sul-Norte, atravessa a Vila de Sonaco no sentido Oeste-Leste e continua fazendo a ligação com outras localidades da região como Pirada e com a cidade de Gabu (Nova Lamego). A estrada que liga Contuboel à Jabicunda é uma outra via que não passa por Sonaco, situado muito perto de Contuboel, mas com o rio Geba ao meio.

Nas mesmas imagens pode-se descortinar o campo de futebol de Sonaco a poucos metros do antigo quartel e do lado direito para quem desce pela picada que leva ao rio. Eu só conheci Sonaco após a independência.

Cordiais saudações.

Cherno Baldé

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Manuel Pereira,obrigado pelo teu esforço de memória, notável. Por uma questão de rigor, vê o reparo que faz o Cherno Baldé nos faz em relação à estrada Jubicunda - Contuboel.

... E entretanto insisto na minha pergunta inicial: onde se arranjavam tantas vacas em Sonaco ?!... Vinham do Senegal, onde seria mais fácil obtê-las dos criadores ? Pode ser ilusão minha mas, no meu tempo, fiquei com a ideia de que Sonaco era a grande "vacaria" da Guiné...

O sr. Orlando não se dedicava à crição de gado. Que te parece ? Ele devia ser um simples "intermediário" entre os criadores e a tropa... Era um mercado apetecível, mais de trinta mil bocas a pedir bife!... Sin, porque não faz a guerra só a comer casqueiro...

Mesmo sem Páscoa, boas amêndoas... Luís

Anónimo disse...

5 Caro amigo Luís,

Vendo o Google Map ou ainda atravês do mapa de Sonaco (no blogue) podes facilmente ver que quem vem de Contuboel passa necessariamente por Jabicunda (ao sul), antes de subir para Sonaco (a Nordeste) pela estrada que depois conduz seja à Pirada (sempre a Nordeste) ou Gabu a Leste.

Quanto as vacas, o facto explica-se justamente devido a relativa tranquilidade de que beneficiava a zona donde a grande concentração de criadores de gado na região a volta e sobretudo ao Norte de Sonaco.Mas aqui é preciso destacar o papel importante do comerciante Orlando que descobriu o negócio da intermediação com os ganadeiros locais para fornecer carne a tropa espalhada pelo território. A boa fé e a tolerância das autoridades locais (régulos) também contava seja para atrair ou repulsar os criadores (fulas e mandingas). Os dados estatísticos indicam que a região de Gabu concentra +60 do gado bovino do país.

Abraços,

Cherno Baldé

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Cherno, pelo teu olhar atento... A confusão foi mais do editor: de facto, não há (ou não havia, naquele tempo) ligação directa Contuboel - Sonaco... (Vd. infografia.)

Tínhamos que descer a Jabicunda (a sul) e cortar para Sonaco (a nordeste). Só lá fui, que me lembre duas vezes: uma, quando estava em Contuboel, em junho de 1969, e outra a partir de Bambadinca, já em meados de 1970.. Desta vez para comprar vacas...

Obrigado aos gandeiros fulas e mandingas do leste que mataram a nossa "malvada"... E aos nossos aliados régulos... Eu hoje sou mais peixeiro do que carneiro,mas naquele tempo (com 22, 23, 24 aninhos) sabia bem de vez em quando comer um bifinho com batatas fritas e ovo a cavalo...

Mantenhas. Luís

José Nascimento disse...

A CART 2520 que esteve sedeada no Xime ia a Bafatá comprar vacas. Dizia-se que os criadores eram do Sonaco. Fui algumas vezes com o meu pelotão a Bafatá e o nosso furriel vaguemestre Cabral para comprar os animais e que depois ficavam no interior do arame farpado do nosso quartel. Quando as vacas eram abatidas, era comer carne dias seguidos ao almoço e ao jantar porque não havia condições para conservar este precioso bem alimentar. Ovos a cavalo é que não havia...

Um abraço para todos os camaradas,

José Nascimento

Patricio Ribeiro disse...

Tenho estado a trabalhar em Sonaco;
-No Centro de Saúde, que é grande em Y, no abastecimento de agua.
-Na Direcção de Educação, que já pode enviar as notas dos alunos pela Internet
-No Registo Civil, que já pode fazer informaticamente.
-No porto do rio, na bolanha, para a irrigar para a produção de arroz no tempo seco.
Alguns deste projectos são financiados pela Cooperação Portuguesa.

Abraço