domingo, 21 de março de 2021

Guiné 61/74 - P22024: No céu não há disto... Comes & bebes: sugestões dos 'vagomestres' da Tabanca Grande (25): Curso, gratuito, "online", sobre "Iniciação à Prova de Vinhos": promovido pelo Turismo de Portugal, com a duração de 2,5 horas ... mas tem de ser feito até ao fim deste mês


Guiné-Bissau > Região de Gabu  > Ponte Caium > Ao lado de um memorial aos mortos do 3º Gr Comb da CCAÇ 3546 (1972/74) ,  ainda existia em 2010, no tabuleiro da ponte, esta base de um nicho com a inscrição "Nem só de pão vive o homem. [Guiné] 72-74".

Foto (e legenda): © Eduardo Campos (2010). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Guiné > Região de Cacheu > São Domingos > CCS/BCAÇ 1933 > Novembro de 1968 > O alf mil SAM Virgílio Teixeira (o segundo a contar da esquerda), a ajudar a descarregar garrafões de vinho, alguns dos quais têm o rótulo do Cartaxo (presumivelmente, da Adega Cooperativa do Cartaxo).

Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Nem só de pão vive o homem... Também precisa de poesia para viver (e hoje, 21 de março, até é o Dia Mundial da Poesia, um dia que   foi criado, em 1999, na 30.ª Conferência Geral da UNESCO; também é Dia Internacional das Florestas...). 

Mas não vamos falar de poesia, mas de vinho, se bem que um bom vinho seja "poesia engarrafada":  "wine is bottled poetry" [a autoria da metáfora é a tribuída a um poeta, que não era francês nem português, mas  da terra do "Scotch", Robert Louis Stevenson (1850-1894), o  conhecido autor de "A Ilha do Tesouro":  quem não o leu na adolescência ? É uma obra da literatura universal que faz parte do plano nacional de leitura, 7º ano].

Hoje o que vos "oferecenos" não é nenhum prato "especial, anti-covid", é a oportunidade de fazer, de borla, um curso de "Iniciação à prova de vinhos", disponível aqui na  plataforma Nau.


2. O que é a NAU? ...

“NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências” é um projeto online, pioneiro a nível nacional, de suporte ao ensino e formação, dirigido a grandes audiências.

(...) "É um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que permite a criação de cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, produzidos por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade, que contam com a participação de milhares de pessoas."

Integra-se na missão (nacional) de promover: (i) o desenvolvimento digital, (ii) a inclusão e a literacia digitais, (iii) a educação e (iv) qualificação da população ativa.


3. Mas vamos ao curso, que o tempo escasseia:

(i) promovido pelo Turismo de Portugal; 
(ii) é gratuito; 
(iii) tem uma carga horária de duas horas e meia; 
(iv) termina no fim deste mês; 
(v) tem avaliação e certificado de aproveitamento (respostas certas a mais de 50% do teste final); e
 (vi) é um dos cursos da plataforma NAU com maior número de matriculados (já cerca de seis mil).

Público-Alvo

Iniciação à Prova dos Vinhos é um curso promovido pelo Turismo de Portugal direcionado para profissionais do setor, estudantes e o público em geral que tenham interesse em conhecer mais sobre esta área.

Objetivos de Aprendizagem

Após a realização deste curso o formando deve ser capaz de:

1 - Descrever as etapas metodológicas do exercício de degustação;
2 - Selecionar o copo ideal e organizar a sala de prova;
3 - Explicar os principais fatores que contribuem para a correta avaliação da cor do vinho;
4 - Descrever o que são vinhos cristalinos, límpidos e turvos, estabilidade biológica;
5 - Executar os principais métodos no exame olfativo e gustativo;
6 - Descrever Potencial de persistência aromática, adstringência, causticidade e efervescência;
7 - Descrever e explicar a consistência do vinho;
8 - Aplicar a correta adequação do vinho à iguaria.

Atividades

Neste curso, o promotor pretende ir muito mais além do "gosto ou não gosto", ou do
“sou como o Jacinto, tanto faz branco como tinto”, 
conseguindo dar resposta a perguntas como:

  • Que estilo de vinho?
  • Apresenta a tipicidade do seu terroir e da sua casta?
  • Estará no momento ótimo para ser servido?
  • Como devo servi-lo?
  • A que temperatura?
  • Decantar?
  • Com que copo?
  • Será adequado ao gosto das pessoas a quem se destina?
  • Será adequado à iguaria ou ao momento?
 Fonte: Excertos de: Nau - Sempre a Aprender > Curso de Iniciação à Prova de Vinhos (com  a devida vénia...)

Para saber tudo sobre o curso, clicar aqui:

4 comentários:

Valdemar Silva disse...

Passar as passas da Ponte Caium sem uns bioxenes do Cartaxo era tarefa quase impossível.
Mas, isto de vinho, ou de vinhos, tem que se lhe diga.
Que o diga o ricalhaço que bebeu do "Romanee-Conti 2016" ao preço de 27.950€ a garrafa.
Ou o multimilionário com comprou a última das 1.000 garrafas do "Que se foda 2020", da Adega da Azueira, por 999.000€uros !!!

Á poesia e ao vinho tinto::

Lá vem ela!
Vindo sempre,
Seduzindo.
Vestido vermelho,
de um tom
meio tinto...
Decote forte,
mas nela
distinto.
Em suas mãos,
duas taças
e um tinto.
(Marco Paschoal)

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, contrariamente ao nosso tempo de iniciação ao "bioxene", há 50/60/70 anos, hoje temos, de Norte a Sul do País, grandes "pomadas", e acessíveis, com uma boa qualidade / preço... E depois não é preciso ter nenhum curso superior para se aprender a escolher e a degustar um bom vinho, branco ou tinto, adequado ao momento e à refeição ou petisco...

Este curso, de duas horas e meias, desmistifica justamente essa "ideia feita" que a arte e a ciência da prova de vinhos são só para uma elite...

É de aproveitar que no céu também não há "água di Lisboa, manga di sabi"... Pelo menos, foi a resposta que o secretário do São Pedro me deu a um email que lhe mandei há tempos...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

E a propósito de poesia, vinho, amor e... salvação eterna, recordemos aqui o grande poeta maldito, Luiz Pacheco (1925-2008)... Do seu longo poema "Côro de Escárnio e Lamentação dos Cornudos em Volta de S. Pedro", reproduzimos, com a devida vénia, a quadro XXVI (a penúltima)...

(...)

XXVI

Melhor que a mulher é o vinho
Que faz esquecer a mulher...
Que faz dum amor já velhinho
Ressurgir novo prazer.

(...)

Fonte: Blogue "Caderno Sem Capa", do Eduricardo, professor, do Porto (pois claro!)

http://cadernosemcapa.blogspot.com/2010/12/como-recordacao-dum-convivio-memoravel.html

Valdemar Silva disse...

Sim Luís temos por cá grandes "pomadas", e é uma grande chatice esta porcaria da DPOC não se dar bem com o tinto. Sempre fui apreciador de vinho tinto e fazia gosto em consumir o de qualidade/preço médio. Por recordação, guardo uma garrafa de um tinto de Almodôvar (Alentejo/Algarve) comprado em 1986 numa charcutaria fina que desapareceu no fogo de 1988, na Rua do Carmo-Lisboa, que deve estar estragado.
Agora, é interessante parecer voltar a moda o copo de três como antigamente nas tascas, só que agora a pipa é um recipiente de cartão, copo é uma taça, a qualidade é superior à zurrapa do Camilo e como é vendido nos snacks é muito mais caro.
Também se está a verificar a grande publicidade ao consumo do vinho através dos filmes e séries de tv, em que o copo de vinho tinto substituiu o whisky fora do acompanhamento às refeições. E o interessante é não aparecer personagens alcoolizadas como anteriormente acontecia com o consumo de whisky.
Por cá a publicidade ao consumo está a tentar limpar o 'se conduzir não beba' por imagens que não simbolizem o copo de tinto e por outro lado está a aparecer um 'limpa consciência' sobre 'o vinho dar de comer a milhões de portugueses' como não se tratasse de um alimento mas sim de uma actividade económica, o quer dizer que noutros tempos havia outra comidinha e agora emissão de certificados de atestados de estupidez.

Abraço e bons tintos
Valdemar Queiroz