domingo, 1 de agosto de 2021

Guiné 61/74 - P22421: Efemérides (350): Fez 55 anos, em 30/7/1966, que parti para o CTIG, no T/T Uíge, para ir formar em Bolama o Pel Caç Nat 54... Estive depois em Mansabá, Enxalé, Missirá, Porto Gole, Ilha das Cobras e Ilha das Galinhas (José António Viegas, fur mil art, 30/7/1966 - 22/9/1968)

Foto nº 2 > 30 de julho de 1966 > O fur mil art José António Viegas, de rendição individual, Pel Caç Nat 54, no T/T Uíge, a caminho de Bissau.

Foto nº 3 > Lisboa > 30 de julho de 1966 > Cais da Rocha Conde Óbidos, com a ponte sobre o Tejo, ao fundo, e ainda em construção... "Com o meu conterrâneo Manuel Viegas"

Foto nº 4 > Agosto de 1966 > A bordo do T/T Uige > Sala de jantar dos sargentos > O fur mil art José António Viegas é o último da mesa, do lado direito. "Já partiram alguns", acrescenta na legenda.

Foto nº 5 > CIM Bolama > Agosto de 1966 > No IAO com o Pel Caç Nat 54 que, três semanas semanas, seguirá para Mansabá (1)

Foto nº 6 > CIM Bolama > Agosto de 1966 > No IAO com o Pel Caç Nat 54 que, três semanas semanas, seguirá para Mansabá (2).

Fotos (e legendas): © José António Viegas (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Mensagem do nosso amigo e camarada José António Viegas [ ex-fur mil art,  Pel Caç Nat 54 (Mansabá, Enxalé, Missirá, Porto Gole, Bolama, Ilha das Cobras e Ilha das Galinhas, na altura, colónia penal); vive em Faro; é um dos régulos da Tabanca do Algarve; tem cerca de meia centena de referências no nosso blogue]:

Date: sexta, 30/07/2021 à(s) 00:00
Subject: 55 Anos da partida para a Guiné (*)

30 de Julho de 1966:  acordo cedo  no Depósito Geral de Adidos, faço o saco venho p'ra parada, o reboliço de tropas é muito, resolvo ir tomar o pequeno almoço fora, desço a Calçada da Ajuda , paro num  (,uiosque em frente ao Museu dos Coches (, que hoje já não existe o dito quiosque),e tomo o meu pequeno almoço nas calmas.

Nisto para meu espanto chegam duas moças amigas que viviam em França e, de repente, sem mais preâmbulos , dizem: "Zé, tu não vais para a guerra, a gente tem tudo preparado, amanhã estás em Paris"...

Começamos a discutir e elas não me conseguiram convencer, acabaram por ir embora zangadas e só voltamos a fazer as pazes 15 anos depois e, aí, sim, levaram-me a Paris.

Acabou o pequeno almoço  vou andando para o cais , entrego a minha guia ao P.M. e subo as escadas para o navio, depois de ter ido ao beliche, venho á amura ver aquele espectáculo das formaturas e os gritos das famílias, espectáculo que se prolongou por 13 anos.

Depois do navio largar,  tento encontrar algumas caras conhecidas pois  não ia integrado em companhias. No primeiro dia de navegação encontro o meu conterrâneo Manuel Viegas e depois na messe alguns camaradas do curso.

Foram 5 dias de boa navegação. Chegado ao cais a Bissau encontro outro conterrâneo o Júlio, já falecido, que me diz: "Então, menino vem prá guerra"... E mete-me no Jeep e leva me a dar uma volta por Bissau e de seguida fomos para os Adidos.

Três dias depois embarcamos na Bor e fomos para Bolama, onde nos foi entregue o Pel Caç Nat 54. Depois de 3 semanas de adaptação, lá seguimos para Mansabá onde começou a nossa aventura, seguiu-se Enxalé, Missirá, Porto Gole, Ilha das Cobras e Ilha das Galinhas.

Voltei a 22 de Setembro 1968, 25 meses depois. (**)

José A. Viegas
__________

Fotos: Legenda;

1- Ordem Serviço Mobilização (ques e reproduz a seguir, pág. 38)
2-Viajando no Atlântico
3-Com o meu conterrâneo Manuel Viegas
4- Na messe, já partiram alguns
5 e 6 - No C.I.M. Bolama

Ordem de Serviço de Mobilização > CTIG > O. S. nº 32, de 13Agos66-. Destinado ao CIM Bolama, o fur mil art nº 7926665, José A. Viegas, do BC 8 (Elvas), recebeu o nº 2176/C.

__________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 4 de agosto de  2020 > Guiné 61/74 - P21224: Efemérides (333): Foi há 54 anos que parti para o CTIG, no T/T Uíge, para ir formar em Bolama o Pel Caç Nat 54 (Jose António Viegas)

(**) Último poste da série > 30 de junho de  2021 > Guiné 61/74 - P22327: Efemérides (349): Recordando o dia 24 de junho de 1622, a vitória de Macau sobre os holandese, hoje dia da cidade (Virgílio Valente, ex-alf mil, CCAÇ 4142/72, Gampará, 1972/74)