quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Guiné 61/74 - P22432: Historiografia da presença portuguesa em África (274): O pensamento colonial dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa (11) (Mário Beja Santos)

Durante anos, era este o aspeto do vestíbulo da Sociedade de Geografia, o quadro de Veloso Salgado estava à altura dos nossos olhos


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 19 de Novembro de 2020:

Queridos amigos,
Este trabalho de Ângela Guimarães aparece temporalmente datado, circunscrito aos primeiros vinte anos da Sociedade de Geografia, o porquê da sua criação, surge um tanto tarde e a más horas, a cobiça de velhas e novas potências coloniais ronda espaço que os portugueses reivindicam mas não ocupam. Um tanto à moda nacional, cria-se a Sociedade enquanto o governo de Andrade Corvo cria estrutura semelhante nos quadros da administração, inevitavelmente surgiram conflitos e rivalidades. A capacidade científica da Sociedade prevaleceu, o escol científico e económico posicionou-se na Sociedade, basta recordar Chamiço, o detentor do Banco Nacional Ultramarino, e o industrial Alfredo da Silva, eles têm os seus interesses e a Sociedade não deixa de cultivar os seus heróis, primeiro os exploradores e depois os militares que triunfam nas campanhas de pacificação e ocupação. Os monarcas portugueses tinham que alinhar com este culto de heróis e socorrer-se dos diferentes estudos que a Sociedade carreava para apoiar as manobras diplomáticas do governo tanto na definição de fronteiras como no seguimento de políticas de apaziguamento e tratados de comércio com outras potências colonizadoras. Passada a pente fino esta obra de Ângela Guimarães, que a todos os títulos se recomenda, vamos continuar as leituras.

Um abraço do
Mário


O pensamento colonial dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa (11)

Mário Beja Santos

A
primeira obra que aqui se recenseia intitula-se "Uma Corrente do Colonialismo Português", Ângela Guimarães, Livros Horizonte, 1984, trabalho realizado entre 1969 e 1972, partiu de um conjunto apreciável de interrogações sobre a criação do colonialismo, a sua natureza dependente e incapacidade de conversão e apurar o comportamento das diversas classes e grupos sociais face à questão colonial, ou seja, como se elaborou a ideologia colonialista e saber se esta se revestiu da mesma feição todo o tempo. Dada a vastidão de questões a autora escolheu o conhecimento da Sociedade de Geografia, um grupo de pressão de grande influência, estudou-o no período de 1875 a 1895, dizendo tratar-se do período crucial para o estabelecimento do colonialismo moderno na África Austral.

Começa por dizer que a fundação da Sociedade aparece em novembro de 1875, por decreto de Andrade Corvo, isto quando simultaneamente se cria no Ministério dos Negócios da Marinha e do Ultramar uma comissão permanente incumbida de coligir, ordenar e aproveitar todos os documentos que pudessem esclarecer a Geografia, a História Etnológica, a Arqueologia, a Antropologia e as Ciências Naturais em relação ao território português e muito especialmente às províncias ultramarinas – era a Comissão Central Permanente da Geografia, com tantas afinidades, estando a Sociedade sem subsídios nem lhe tendo facilitado o Governo uma sede condigna, ambas as entidades viveram num quadro de rivalidade e desgaste. A inversão desta situação deu-se em 1880 quando o Visconde de S. Januário, sócio fundador da Sociedade recebeu também como seu pelouro esta Comissão Central Permanente de Geografia. Atenda-se que quando foi criada a sociedade já existiam, um pouco por toda a parte, 40 sociedades do mesmo tipo.

A autora faz referência ao folgado conjunto de diligências para ligar Angola a Moçambique, destaca a travessia que Silva Porto efetuou em 1853-54, encontrou-se com Livingston, mas esta exploração não foi reconhecida pelo governo português. Estávamos em corrida para legalizar o território do III Império. Quando apareceu a Sociedade já Livingston tinha realizado a sua segunda viagem, Cameron já tinha regressado da sua travessia, Stanley e Savorgnan de Brazza também já tinham partido para as suas viagens estratégicas na África Central. Observa a autora que uma análise das atas e dos boletins da Sociedade, de 1876 a 1896, leva-nos a considerar três fases fundamentais de atividade: de 1876 a 1880, a Sociedade concentra todos os esforços em garantir o lugar de Portugal no movimento expansionista; de 1880 a 1882, a Sociedade esforça-se sobretudo para fazer um balanço das forças nacionais disponíveis para investir na competição; de 1882 a 1889, a Sociedade dedica os seus esforços a orientar a política e a gestão coloniais sobre o conjunto do Império, no entanto, o centro da sua atenção era Moçambique. Era uma corrida contra o tempo, recorde-se a citação de Luciano Cordeiro que consta da ata de 7 de julho de 1876, onde ele diz que umas das ideias principais que haviam presidido à fundação da Sociedade fora o reconhecimento da urgente necessidade e do imperioso dever imposto a Portugal pelas suas tradições e pela sua situação de segunda potência colonial na Europa.

Outra manifestação de rivalidade com a Comissão Central Permanente de Geografia e a Sociedade teve a ver com o envio de uma exploração científica à África Central, cada uma das entidades dava palpites sobre o sentido da viagem. Na opinião de Luciano Cordeiro e da própria sociedade, a expedição devia concentrar-se no reconhecimento das bacias do Zaire e suas relações com o Zambeze e os grandes lagos. Um outro protagonista entrava em cena, na corrida em África, Leopoldo da Bélgica. Para legitimar posições, o monarca belga promoveu em Bruxelas a Conferência Internacional de Geografia, Portugal não foi convidado. Em Bruxelas cria-se a Associação Internacional Africana e Portugal adere. Entretanto, a Sociedade cria a Comissão Nacional Portuguesa de Exploração e Civilização da África, que vemos tratada nas atas pelo nome de Comissão Africana. Nesta corrida de competição as velhas e novas potências colonizadoras andam no afã de criarem estações civilizadoras, isto é, pontos de fixação de colonos, missionários e comerciantes. Vendo-se cercado por estes competidores, Portugal agarra-se ao Direito Tradicional, que estava em vias de ficar ultrapassado, mas foi esta base histórica que permitiu manter a posse de Lourenço Marques por arbitragem internacional e é também nessa base que vai conseguir conservar tão vastos domínios reais e potências na Conferência de Berlim.

Vê-se claramente nas atas que a Sociedade fez um esforço enorme para se impor no estrangeiro, permutando publicações, angariando sócios, trazendo conferencistas, apresentando trabalhos em conferências internacionais e muito cedo o Museu da Sociedade passou a ser alvo da curiosidade científica. Passando em revista os grandes temas, a autora lembra-nos a questão das missões. Todos estavam de acordo sobre a utilidade das missões, mesmo os que pensavam que o Africano ainda não estava à altura de aceitar o verdadeiro cristianismo, e havia também uma corrente que considerava a religião como inútil ou prejudicial, no termo deste amplo debate fez-se apelo à reforma do ensino no seminário de Cernache do Bonjardim.

Questionando a ideologia imanente a este grupo, diz a autora:
“A fração da burguesia que constitui a corrente dominante da Sociedade de Geografia é extremamente criativa. Mas não detém o poder político nem possui força económica para, por si só, executar o grandioso projeto a que lançou mãos. Conta com um bom número de distintos intelectuais bem informados e lúcidos. Tem uma forte componente nacionalista. Sente-se nela um complexo de abafamento e uma enorme vontade de rebentar as cadeias. Para alcançar o seu objetivo, vai lançar mão dos meios de que dispõe para elaborar uma ideologia que por um lado a sustente e lhe dê o alento para que os grandes cometimentos e faz uma grande divulgação para as realizações”.
E escreve mais adiante:
“Na Sociedade de Geografia dos anos 1870, e mesmo 1880, discute-se muito. Fazem-se exposições sobre os mais diversos temas, seguem-se propostas, discutem-se, apoiam-se, mandam-se à respetiva comissão, redigem-se relatórios”.

Exaltam-se os caminhos-de-ferro, é premente levar a civilização aos lugares mais remotos. Reconhece-se um papel crucial às explorações, é preciso definir os limites do território português. O governo diz que sim às estações civilizadoras, falta o dinheiro essencial para as criar. Teima-se em formar quadros administrativos capazes, daí o curso colonial português, Teixeira de Vasconcelos irá sugerir a criação de um instituto em que se ensinariam as línguas africanas, os alunos de Cernache do Bonjardim também deveriam ter acesso a tais disciplinas. Uma proposta que deu grande polémica, se deveríamos impor a nossa língua, se se deveria apoiar uma espécie de língua crioula destinada a ser a língua comercial da África Austral. Barbosa do Bocage introduz um outro elemento nesta discussão, a sua interpretação da colonização, é cru e diz verdades com punhos:
“Na África servimo-nos dos negros como auxiliares para o trabalho. Temos gasto uns poucos séculos a não fazer nada, deixando as hordas africanas entregues a si e aos seus bárbaros usos, contentando-nos apenas com uma mudança exterior nas suas crenças religiosas, tratando-se de espoliar os povos e enviando-lhes o refugo da nossa população como elemento civilizador”.

Este importante livro aqui invocado para ajudar a conhecer melhor o pensamento dos homens que fundaram e viveram intensamente os ideais do III Império vai finalizar com o capítulo dedicado à crise do Ultimatum. Deixa-se claro que nas atividades da Sociedade participaram personalidades dedicadas de diversos modos à colonização. Temporalmente a obra termina quando Moçambique já está no olho do furacão das rivalidades imperialistas. E vamos continuar com outra bibliografia.

(continua)
Vitral (1922), representando Pedro Álvares Cabral (descoberta do Brasil, 1500) e Gago Coutinho e Sacadura Cabral (primeira travessia aérea do Atlântico Sul, 1922). Sociedade de Geografia de Lisboa.
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Nota do editor

Último poste da série de 28 DE JULHO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22412: Historiografia da presença portuguesa em África (273): O pensamento colonial dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa (10) (Mário Beja Santos)

3 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Respeito pela Ângela Guimarães. Minha boa amiga, depois de Angola, de Argel e da China. Ah, vivendo os seus anos de Pequim,1973 a 1976, em plena Revolução Cultural.
Conheci a Ângela Guimarães em Lisboa, 1983. Foram quase duas décadas de infindáveis conversas com a Ângela sobre o socialismo e o mundo. Viveu anos atribulados em Argel, com Manuel Alegre, Piteira Santos e outros revolucionários de corridinho e de opereta. A Ângela esquecida, morreu em silêncio. Gentil Viana, seu marido, depois dos anos de Argel e Pequim, foi exilado e expulso pelo MPLA angolano. Pois, as bermas do socialismo impossível. Refugiou-se em Portugal, para desempenhar, até ao fim da vida, funções bem pagas na Fundação Gulbenkian.
O que nos vale é o Mário Beja Santos, explicando tudo, quando entende pouco.
Mas há quem goste.

Abraço,

António Graça de Abreu

Antº Rosinha disse...

Há quem goste, que é o nosso caso, Antonio Graça de Abreu.

Sem Beja Santos não trazias a imagem do angolano Gentil Viana, um dos muitos angolanos "estudantes do império", aqueles que marcaram a nossa colonização e descolonização, mais do que qualquer governador das colónias.

Talvez a esposa dele que conheceste António, talvez ela também tenha sido antiga estudante do império.

Sou obcecado com as figuras dos estudantes do império, para mim estudantes do império foram aqueles todos que estudaram, nem que fosse apenas as primeiras letras do abcedário, talvez um por milhão.

Só que no caso de Gentil Viana e a maioria como ele, universitários, que tiveram a sorte de não morrer em combate ou nas prisões da DISA, vieram-se abrigar nos últimos anos de vida na velha metrópole.

Eu admiro Beja Santos, sabe muito, mas tu António, também és um poço de sabedoria.





Jose Macedo disse...

Fazendo de Luis Graca e informando os camaradas de uma expressao "a propos" dos dois comntarios acima pergunto:

Qual é o significado da expressão "vira o disco e toca o mesmo"?

AA resposta de Pedro Luiz de Castro, antigo Professor em Universidade Autônoma de Lisboa,
que diz:

Virar o disco significaria ouvir a música do outro lado. Ora se depois de virar o disco, se ouvir a mesma música, significa que não houve alteração do que se ouvia.

Aplicando-se este principio às relações humanas, teríamos alguém que embora prometesse alterar o seu comportamento, afinal não o fez, pelo que continuou no mesmo registo, repetindo o mesmo comportamento.

Jose Macedo, Tenente FZE
DFE 21-Cacheu-Bolama
Guine 73-74