terça-feira, 30 de novembro de 2021

Guiné 61/74 - P22765: Tabanca Grande (528): Victor Manuel Ferreira Costa, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 4541/72 (Safim, 1974). Senta-se no lugar n.º 855, à sombra do nosso poilão


Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano Victor Manuel Ferreira Costa, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 4541/72, com data de 27 de Novembro de 2021:

Camarada Luís Graça:

Há cerca de dois meses que tenho conhecimento desta vossa iniciativa e desde então que tenho seguido uma pequena parte das vossas publicações, mas nem preciso de ver mais para considerar este trabalho muito importante para que se escreva a verdade histórica sobre o que foi a Guerra Colonial e em particular na Guiné.

Não há em Portugal consciência da coragem manifestada por estes combatentes neste teatro de Guerra, apesar da insuficiência quer em quantidade quer na qualidade do nosso equipamento Militar, comparado ao do IN.

É também a nossa obrigação, darmos a conhecer aos nossos netos este período da nossa vida, resistirmos e denunciarmos a manipulação dos factos feita por alguns jornalistas sobre os nossos heróis com o intuito de apagar a história, nomeadamente o 25 de Novembro de 1975.

Todos nós temos opiniões diferentes sobre os vários temas abordados, mas ainda bem que é assim, da discussão nasce a luz e já temos idade suficiente para sabermos ouvir mantendo as nossas convicções.

Penso ter em meu poder alguns documentos classificados sobre o MFA na Guiné do período pós-25 de Abril, que ainda não vi publicados. Se acharem que o tema tem algum interesse, estou à vossa disposição para os dar a conhecer.

Sinto que pertenço a esta cruzada e pretendo entrar nesta casa desde que o permitam.

O meu nome é Victor Manuel Ferreira Costa, sou natural da freguesia de S. Julião da Figueira da Foz e resido na freguesia de Lavos do mesmo concelho, nasci a 17 de Abril de 1952, fui recenseado pelo DRM 12 de Coimbra, com o NM  01271573.

Fui incorporado em 26 de Abril de 1973 no RI 5 das Caldas da Rainha, que constam da minha Carta Militar.

No fim da recruta, fui transferido para o CISMI de Tavira, tendo completado o curso de Sargentos Milicianos de Infantaria na especialidade de Atirador de Infantaria e de acordo com a minha classificação passo à categoria de rendição individual.

Colocado no CICA 2 da Figueira da Foz, exerço a função de instrutor, durante 4.º Turno de 73 e o 1.º Turno de 74.

Mobilizado em 4 de Março de 1974 para a Guiné, beneficio de 10 dias de licença e no dia 16 de Março do mesmo ano, a bordo de um Boeing 727 da FAP, chego ao aeroporto de Bissalanca e daí em transporte rodoviário para Bissau, a fim de render um camarada Fur Mil, morto em combate na região de Bafatá.

Fico instalado no QG e aguardo ordens, que chegam uns dias depois. Fazer o espólio de guerra do camarada acima citado.

No final do mês de Março sou colocado na CCaç 4541/72 em Safim.

Nesta Unidade é-me atribuído o comando de uma Secção constituída por mim, 3 Cabos e 7 praças e dou início à minha actividade operacional realizando patrulhas e controlos em João Landim Sul, Impernal, arredores da BA 12 e Capunga. A Norte do Rio Mansoa no destacamento de João Landim Norte, segurança e patrulhas do Rio Mansoa até Bula.

Em Maio de 1974, fui eleito membro da Delegação do MFA na CCaç 4541/72.

Regresso à Metrópole a 3 de Outubro desse ano em avião da FAP.

Com os melhores cumprimentos,
Victor Costa


BI Militar


Certificado Internacional de Vacinação ou de Revacinação contra a Cólera
Declaração de passagem à disponibilidade a partir de 1/11/74

********************
Comentário do editor:

Caro Victor, sê bem-vindo à nossa tertúlia. Ficas no lugar n.º 855, bem à sombra do nosso poilão.  Ficas registado como Victor Costa, como podes verificar na coluna estática do nosso blogue, lado esquerdo, na  TABANCA GRANDE - LISTA ALFABÉTICA DOS 855 AMIGOS & CAMARADAS DA GUINÉ.

Quase, quase te libravas da chatice da guerra. Foste dos camaradas que fecharam o conflito, e daqueles que felizmente não sofreram uma sombra daquilo que nós os mais velhos sofreram. Ficámos felizes por isso.

Como dizes, queremos que o nosso Blogue, além de um repositório de memórias, seja um sítio onde se possa discutir abertamente o problema da guerra na Guiné, particularmente, sem prejuízo de se abordar genericamente o que se passou nos outros TO. Só pedimos às pessoas que respeitem as diferenças de opiniões. Une-nos o mais importante, o enorme rol de sacrifícios passados, a incerteza do regresso, o temor de cada passo dado, a fome, a sede, etc.

Aceitamos o teu desafio pelo que ficamos à espera que nos envies a documentação que tens e aches importante para retratar os últimos dias de guerra que antecederam a paz na Guiné.

Estamos ao teu dispor nos e-mails constantes na aba da nossa página.


Para ti, um abraço dos editores e da tertúlia.
CV

PS - Temos, no nosso blogue, duas referências a um camarada da tua companhia, o José Guerreiro, natural de Portimão, e que procura camaradas como tu... Será que te lembras dele? Vê aqui (**). 

Ele ainda não respondeu ao nosso convite para integrar a Tabanca Grande, tu és pois o único representante da CCAÇ 4541/72 que antes de ti andou pelo sul, pela região de Tombali: Caboxanque, Jemberém, Cadique, Cufar. O José Guerreiro tem conta no Facebool, desde 31/3/2010.
____________

Notas do editor

(*) Último poste da série de 25 DE OUTUBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22661: Tabanca Grande (527): António G. Carvalho, a viver em Ponta Delgada, ex-fur mil op esp, CCAÇ 2592 / CCAÇ 14 (Bolama e Cuntima, 1969/70). É Deficiente das Forças Armadas. Senta-se no lugar nº 853, à sombra do nosso poilão

(**) Vd postes de:

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Victor Costa: és bem vindo à maior tertúlia, "on line", de antigos combatentes da Guiné... O Carlso Vinhal já fez, e muito bem, a tua apresentação aos restantes camaradas... Seria interessante poderes, com tempo e vagar, descobrir malta do teu tempo. Infelizmente ainda só temos meia dúzia de referências à tua CCAÇ 4541/72... Vês se nos fala dos últimos meses da guerra, e do processo de transferência de poderes para o PAIGC. Estás bem colocado na medida em que fostes delegado do MFA da tua unidade. Um alfabravo (ABraço) fraterno do Luís Graça.

Valdemar Silva disse...

Bem-vindo Victor Costa,
Uma curiosidade em relação à Declaração da passagem à disponibilidade.

'.....Consta que embarcou de regresso...', então não havia registos concretos de quem embarcou de regresso?
'.....terminada a sua comissão de serviço militar por imposição', por imposição, então não era serviço militar obrigatório?

Esta Declaração foi passada em Novembro de 1974 parece ser um documento/impresso, já assim existia antes de 25 de Abril de 1974?

Abraço e saúde
Valdemar Queiroz

José Marcelino Martins disse...

Benvindo, Vítor Costa.

Victor Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victor Costa disse...

Camarada Valdemar Silva.

1º Por aquilo que percebi devemos utilizar o tratamento por tu.
2º Obrigado pelas questões que colocas-te e vou tentar responder-te daquilo que sei em síntese. O serviço militar era obrigatório, mas o nosso desempenho militar podia melhorar ou agravar a nossa estadia no Exército. No final do mês de Fev. de 74 manifestei-me contra a guerra colonial. No dia 4 de Março às 9H da manhã fui chamado ao gabinete do 2º Comandante do CICA 2 onde recebi uma repreensão oral de meia hora sobre hierarquia, disciplina, exemplo militar e sobre a guerra colonial tendo terminando na minha mobilização para a Guiné. Devo também dizer-te que o meu desempenho militar era muito bom a fisicas e tiro e apesar de não ligar muito aos testes e o mérito militar não ser bom mesmo assim ainda consegui uma nota no CISMI que me permitiu escolher a Unidade onde queria ser colocado e passar a rendição individual e tirando esse à parte sobre a guerra colonial nem era mau instrutor.
Mas na Guiné aprendi que afinal até havia equilíbrio entre direitos e deveres e o meu pensamento iria mudar relativamente à hierarquia, disciplina e exemplo militar.
Não sei se consegui responder às questões por ti colocadas mas esta história dava várias folhas de A 4.
Com os melhores cumprimentos,

Victor Costa