segunda-feira, 6 de junho de 2022

Guiné 61/74 - P23331: Notas de leitura (1453): “La fin de l’empire colonial portugais, Témoignages sur un dénouement tardif et tourmenté”, por Éric e Jeanne Makédonsky; L’Harmattan, 2018 (1) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 20 de Setembro de 2019:

Queridos amigos,
Os autores são um casal de jornalistas franceses com um longo e afinal currículo. Recolheram entre 1980 e 1982 um acervo de depoimentos de figuras proeminentes na chamada luta de libertação, ouvindo portugueses, guineenses e cabo-verdianos. 

Atenda-se aos aspetos sensíveis do período em que se recolheram os depoimentos, dera-se a rutura irreversível na unidade Guiné/Cabo Verde, e por vezes alguns dos entrevistados não se escusaram a comentários de lamento e crítica. 

A obra, que podemos classificar como historiografia tardia, e onde as informações não trazem praticamente nada de novo no estado atual da arte, tem o mérito da estrutura, tem princípio, meio e fim, começa no quadro da descolonização, ouvindo sempre em sucessivas fases os diferentes protagonistas, até se chegar à independência. No final, menciona, já na atualidade, por onde param todos estes intervenientes, como se sabe, muitos deles falecidos.

Um abraço do
Mário



Assistiram à independência da Guiné, décadas depois publicam livro (1)

Beja Santos

“La fin de l’empire colonial portugais, Témoignages sur un dénouement tardif et tourmenté”, por Éric e Jeanne Makédonsky, L’Harmattan, 2018, é uma obra que forçosamente nos surpreende. Marido e mulher eram jornalistas que permaneceram longamente no continente africano. E abrem o seu livro explicando porquê, só agora, dão à estampa os testemunhos que recolheram décadas atrás. 

Entenderam os autores que a guerrilha guineense em poucos anos perdeu o furor e o entusiasmo com que eram vistos pelo movimento revolucionário à escala mundial. No entanto, não quiseram deixar de contribuir para que a investigação sobre os acontecimentos relacionados com a independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde perdesse a possibilidade de conhecer os testemunhos de inúmeras personalidades intervenientes, do lado guineense, cabo-verdiano e português.

Tratemos esta obra, pois, como um documento de estudo, se bem que, no essencial, possuímos já bibliografia esclarecedora sobre a maior parte dos pontos versados pelos autores. Logo o contexto internacional da descolonização. Reconheça-se, no entanto, que a obra oferece uma estrutura sequencial em que todos estes intervenientes fazem os seus comentários em todas as etapas da luta pela independência até às meditações que deixam sobre a rutura Guiné-Bissau/Cabo Verde. Na verdade, eles recolheram oralmente em Lisboa e em África, entre 1981 e 1982, todos estes testemunhos, daí eles estarem profundamente marcados pelo divórcio recente, alguns depoimentos não escondem amargura ou acinte.

Temos primeiro o despertar nacionalista. Aristides Pereira depõe sobre a sua infância em Cabo Verde e a sua vida na Guiné, a sua ligação à formação do PAIGC. Poderá ter sido lapso, ele não faz nenhuma referência a uma reunião que para alguns historiadores é bastante controversa, datada de 1956 e tratada como a data de fundação do PAIGC. 

O que ele realça é a reunião de 1959 e as decisões tomadas de haver uma direção do PAIGC no exílio e outra no interior da clandestinidade, a recrutar jovens para a luta armada e a criar um ambiente favorável à hostilidade colonialista. 

Depõem outros cabo-verdianos, como José Araújo, Silvino da Luz, Manuel dos Santos e Corsino Tolentino, contam como evoluiu a sua obsessão nacionalista e como chegaram até Conacri. Os guineenses Nino, Vasco Cabral, Fidelis Cabral d’Almada e Paulo Correia são os testemunhos guineenses, seguem-se os portugueses Carlos Fabião, Mário Tomé e outros. 

E estamos no início da guerra, Nino dá conta das suas atividades em 1962, ele e um punhado de combatentes tinham-se formado na China em 1961, Amílcar Cabral enviou-os para o Sul, para a subversão e para a desarticulação das vias de comunicação de toda a espécie. 

Carlos Fabião recorda os primeiros anos do conflito e não deixa de observar que o período de 1964-1966, em que o PAIGC dispunha de pouca artilharia, era considerado um dos piores períodos da guerra. Perdera-se o controlo do Morés, para lá chegar mobilizavam-se centenas de homens, podia-se chegar a uma das bases mas saía-se sempre debaixo de intenso tiroteio. Cedo se apercebeu que era totalmente inviável fechar o corredor de Guilege, a fronteira era muito porosa, as matas densas, as forças do PAIGC alteravam os percursos. O sistema de informações era, ao tempo, precário, demorou a identificação dos comandantes dos grupos e o conhecimento das principais bases. Ainda no testemunho do último governador da Guiné ele observa que Nino era já uma figura mitificada, vezes sem conta se tentou a sua detenção, era impossível.

Para Aristides Pereira, a “batalha de Conacri” foi duríssima, o regime de Sékou Touré vivia a psicose do complô, na capital proliferavam grupos que se diziam nacionalistas a favor da independência da Guiné Portuguesa e que atacavam constantemente Cabral. Havia pouquíssimas armas até que Hassan II, o rei de Marrocos, autorizou o envio de armamento, foi crucial para o período de 1963-1964, as populações, ao verem os guerrilheiros com bom armamento não hesitaram em tomar partido. Refere ainda que data de julho de 1963 um programa orientado para a intensificação da luta em Cabo Verde, mas os obstáculos foram inúmeros, a própria União Soviética considerava demencial a tentativa de introduzir a guerrilha em Cabo Verde.

Um pouco à maneira como se comporta a historiografia portuguesa, que não esconde o desconhecimento das fontes do período referente à governação de Schulz, Éric e Jeanne Makédonsky saltam para o período de Spínola e Carlos Fabião depõe sobre o novo estilo: as visitas diárias às instalações militares e mesmo ao teatro de operações, o oficial-general exigia melhores condições de vida para quem combatia no mato; a centralização na planificação das ações militares; a reformulação da informação e da contrainformação; a gradual africanização da guerra; a criação dos Congressos do Povo; o abandono de posições tidas por insustentáveis; um afinado sistema de escuta das comunicações do PAIGC; um modelo de desenvolvimento com a criação de infraestruturas, reordenamentos das populações, tudo sob a égide do slogan “uma Guiné melhor”. 

Era uma nova estratégia, o PAIGC iria ser desafiado de cima a baixo, acresce que a propaganda portuguesa iria acentuar uma questão sensível que Amílcar Cabral lateralizava com talento: a desconfiança e mesmo estados de ódio dos guineenses face aos cabo-verdianos, vistos durante séculos como os interlocutores mais duros da colonização. E foi usada uma pedra do xadrez que estarreceu o PAIGC: o presidente do Partido, Rafael Barbosa, foi liberto em 3 de agosto de 1969 e apelou ao povo guineense que apoiasse a política de Spínola.

Aristides Pereira também depõe sobre este período inicial de Spínola. O insucesso em travar os percursos de abastecimento no Sul; observa que o novo governador facilitava a vida aos comerciantes, os djilas, que circulavam por todo o território, entre amigos e inimigos, assim se instituía um sistema de informações que melhoraram a vida operacional dos portugueses.

 Põe em realce a libertação de Momo Touré e Aristides Barbosa, entre outros, que foram de novo juntar-se ao PAIGC, atribui-lhes faculdades que efetivamente estes dois homens não possuíam, o complô que levou ao assassinato de Cabral tinha seguramente cérebros efetivos. Mais adiante, será o próprio Aristides Pereira a dizer que preso pelos assassinos de Cabral ouviu na lancha que foi detida em Boké o nome de altas figuras guineenses que estariam com a responsabilidade na direção do complô, mas não invoca nomes. 

Noutros contextos, Aristides Pereira irá veladamente referir-se a Osvaldo Vieira e ao seu primo Nino Vieira. E refere detalhadamente a política externa do PAIGC, a sua indeclinável vontade de se manter neutral nos conflitos entre a URSS e a China, embora esta tenha mais tarde deixado de apoiar o PAIGC.

Pedro Pires, Silvino da Luz, Osvaldo Lopes da Silva e Corsino Tolentino irão depor sobre as suas atividades, nomeadamente a partir de 1969, as forças portuguesas tinham-se retirado de quartéis na fronteira no Sul, retirou-se de Gandembel, retirou-se de Béli e de Madina do Boé, como igualmente do Sul se saiu de Cachil, na ilha do Como. Na ótica destes combatentes cabo-verdianos, era cada vez maior o espaço que se usava como obsessivo clichê de “zonas libertadas”.

(continua)


Éric Makédonsky
Capa de outro livro de Éric Makédonsky, publicado em 1986
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 DE JUNHO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23322: Notas de leitura (1452): Crónicas soviéticas , o segundo livro do antigo comandante do PAIGC Osvaldo Lopes da Silva (Rosa de Porcelana, 2021, 240 pp.)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Convenhamos que o mito do PAIGC como vanguarda revolucionária dos povos oprimidos também foi alimentado por uma certa imprensa ocidental, ávida de novos factos, cenários, heróis... Estávamos no pós-maio de 68, em plena guerra fria... E depois a Guiné era um anacronismo...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O problema todo é que estes homens (Aristides Pereira, Osvaldo Vieira, 'Nino' Vieira, Sékou Touré, etc.) foram todos para a cova sem antes terem ido ao "confessionário da História"... Levaram consigo "segredos de Estado"...

Os vindouros que especulem, continuando a alimentar o ranço dos ódios, paixões e traições... Tenho pena que as nossas queridas Guiné e Cabo Verde ainda não tenham verdadeiramente feito as pazes e a reconciliação... (É uma impressão minha, ou estarei enganado ?!)

Por um viés ideológico (mas também afetivo) Cabral cometeu o trágico erro de querer juntar o azeite e o vinagre, a sua terra e a terra do seu pai. Pagou caro com a vida, fuzilamentos, guerra fratricida, atroz cinismo, verborreia nacionalista, divórcio de dois povos, e num dos casos um Estado falhado... Tenho pena, por todos nós.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Biografia dos autores (aqui, em francês, na sua página pessoal):


https://makedonsky.fr/bio/