terça-feira, 7 de junho de 2022

Guiné 61/74 - P23333: Carta aberta a... (16): José Belo, um intelectual contemporâneo luso, sueco-lapão-americano, hábil a usar palavras (Francisco Baptista, transmontano de Brunhoso)

Paisagem com Brunhoso ao fundo


1. Mensagem do nosso camarada Francisco Baptista (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616 / BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), com data de 5 de Junho de 2022:

Foram atraídos pela luz forte que iluminava as grandes capitais europeias. Foi no século XVIII, conhecido pelo Século das Luzes. Partiram para além dos Pirinéus, onde sopravam ventos carregados de novas ideias e conceitos que favoreciam o desenvolvimento das novas ciências, da filosofia e das artes e reclamavam por mudanças políticas, que foram acontecendo nesse e nos séculos seguintes. Vou nomear somente alguns, talvez os mais conhecidos:
Luís António Verney, pedagogo;
Ribeiro Sanches, médico, filósofo;
Luís da Cunha, jurista, formado em Cânones;
Marquês de Pombal, político;
Cândido Lusitano, literato.

Os Estrangeirados, assim designados, partiram em busca desse alimento espiritual, como os nossos marinheiros, séculos antes, tinham partido à procura de novas terras.
Na nossa história, sempre houve, continua a haver, aventureiros, muitos à procura do pão que lhes faltava para alimentar as suas proles, outros à procura da liberdade, quando os ares da Pátria se tornavam tóxicos, de outros conhecimentos e de outras culturas.

Recordo Eduardo Lourenço, pensador e filósofo, falecido recentemente, Eça de Queiroz, Agostinho da Silva, Miguel Torga, Ferreira de Castro e muitos outros, artistas, cientistas, gestores e investigadores.

Do nosso blogue admirei sempre e relacionei-me com os estrangeirados que conheci, o Vasco Pires, infelizmente já falecido, tal como eu com raízes rurais, muito culto e bom conhecedor da Pátria, professor numa Universidade do Brasil, o José Câmara grande açoriano, homem bom e religioso, que eu julgo ser santo, a viver nos Estados Unidos.
Tu, amigo José Belo, que como jurista internacional conheces toda a arquitectura da antiga Grécia e do império Romano, os conflitos que houve e continua a haver entre as nações e a psicologia complicada dos homens, sempre a reclamar por justiça.

És um intelectual contemporâneo luso, sueco-lapão-americano, travestido de Fernando Pessoa, o poeta português mais internacional. Nem sempre é fácil decifrar-te porque tu és hábil a usar as palavras e sabes esconder-te atrás delas, enquanto eu me descubro ao usá-las, por isso alguns citadinos me chamam ingénuo. Tu és um erudito muito viajado, um cosmopolita, que pelo que dizes e calas quando escreves, pelo teu fino sentido de humor, podias e devias escrever um grande livro, matéria não te deve faltar, que seria muito apreciado por todos os que te conhecem.

Eu nascido e criado no norte, entre montes, por ter o pão, o caldo, o presunto, o toucinho e as batatas asseguradas e não me terem habituado aos trabalhos mais duros do campo, não me aventurei a sair como os emigrantes económicos, a maior parte sem meios de subsistência garantida. Como os intelectuais, gostaria de conhecer outras gentes com costumes, tradições e hábitos diferentes, mas o meu fraco conhecimento de línguas estrangeiras, aliado às dificuldades que previa em conseguir meios de subsistência, não me deram asas para dar esse salto.

Mais contemplativo do que activo, por cá fiquei a admirar as ruas, praças, o Douro, o mar, prédios, praças e avenidas, "O Porto é belo carago!"  Vim para cá trabalhar na função pública, outra tropa, a acrescentar aos 39 meses de regime hierárquico militar. A Função Pública é tal como a Instituição Militar e a Igreja Católica, a Instituição mais antiga, com mais de 2000 anos, Todas as outras a copiaram. No cima da pirâmide com muitos degraus, estava Deus, um general, um diretor-geral ou chefe do Governo, outros com menos importância, à medida que se ia descendo,   e os escravos na base. Sobe-se na hierarquia de acordo com o tempo de trabalho e com as vénias e beija-mãos feitas aos bispos, diretores-gerais, coronéis e generais "Aponta Bruno",  alguém dizia.

Quando me reformei , cansado de tantos galões, mitras de tanta solenidade, pompa e circunstância, lembrei-me de como era boa, simples e saudável a vida na minha aldeia, e como os homens eram respeitadores sem serem subservientes. Havia muita solidariedade entre os mais abastados e os mais pobres, sem que isso impedisse porém a necessidade de ter que existir emigração.

Salazar, nascido no meio rural, educado por padres da igreja, com hábitos espartanos e frugais, terá conhecido e admirado estas sociedades de subsistência, que sendo pobres formavam homens muito trabalhadores e com grande carácter. Quando criou o regime do Estado Novo terá sido o modelo que sonhou para todo o país e deliberadamente terá procurado manter o povo na miséria.

As pessoas da minha terra, objectiva e subjectivamente, na minha infância e juventude, distinguiam-se entre todas as povoações em redor pelo trabalho abnegado e outras qualidades. Pareciam felizes e conformadas com o seu destino, mesmo os trabalhadores da terra, com um trabalho duro e mal pago, mas havia épocas em que as bocas a alimentar eram superiores à alimentação que sobrava para eles, e a emigração inevitavelmente surgia como um fantasma que separava as famílias para sempre. O regime salazarista foi injusto e miserável para os pobres.

Outras análises já fiz, algumas parecidas com esta, pelo que não me vou alongar mais. Sou um pouco um produto desta sociedade rural, já bastante poluído por outras influências e relacionamentos, como diferentes são as novas gerações, por causa da grande emigração dos anos 60 e 70, da globalização e dos média que invadiram todo o planeta.

Abraço
Francisco Baptista

____________

Nota do editor

Vd. poste de 31 DE MAIO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23315: Carta aberta a... (15): ... ao camarada e escritor português Francisco Baptista (José Belo, estrangeirado)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Estrangeirados

É a designação de um grupo de portugueses dos séculos XVIII-XIX que achou que Portugal não estava culturalmente integrado na Europa e que se esforçou por essa integração, introduzindo no país ideias iluministas e liberais, oriundas de outros países europeus.

Desde o seu aparecimento até ao século XX, os estrangeirados confrontaram-se com os casticistas, os quais defendiam que ser português à maneira antiga era a melhor forma de ser europeu. Luís António Verney, Ribeiro Sanches, Marquês de Pombal e o quarto Conde da Ericeira, entre outros, foram estrangeirados.


Fonte:

Porto Editora – Estrangeirados na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-06-07 15:05:17]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$estrangeirados

Anónimo disse...

Caro Francisco Baptista

Palavras amigas e um texto,como nos habituaste,interessante.

O termo “estrangeirado” em tudo me ultrapassa.
É conotado em Portugal com figuras de referência.
Intelectuais,cientistas,filósofos,escritores,políticos renovadores,etc./
Não pertencendo a tais referências sinto que o termo “exigrado” (misto de exilado-emigrado) será mais apropriado.

A ser “ estrangeirado” será algo não por mim escolhido ou sequer desejado.
A o ser será devido a terem-me…..estrangeirado de fora para dentro!
Família estrangeira,amigos estrangeiros,estudos e profissão no estrangeiro,mais de 40 anos sem contacto com Portugal,tudo contribui para o tal sentimento de simples “exigrado”.

Há referências anedóticas quanto ao “estrangeiramento” de fora para dentro .

Depois de algumas muito pedagógicas passagens por presídios militares ,por razões políticas que não disciplinares,este perigoso revolucionário foi considerado um inocente pelo Conselho Superior de Disciplina do Exército.
De regresso a Quartéis fui enviado,em conjunto com outros Oficiais para um curso de “actualização”.
Um muito assertivo senhor Coronel Instructor fazia questão de,apontando para enorme mapa da Europa,afirmar que a fronteira norte de Portugal era o rio Reno na Alemanha.
Por um lado compreendia a profunda visão estratégica-NATO de Sr.Instructor, por outro, sempre que olhava para o mapa de Portugal na minha agenda de bolso lá encontrava o Rio Minho como fronteira norte portuguesa.

Chamei à atenção do Sr.Instructor para esta discrepância geográfica.
E…..foi um verdadeiro “pagode” naquela sala de aula.

Creio ter sido o verdadeiro início do meu humilde……”estrangeiramento”.

Um abraço do JBelo