sábado, 31 de dezembro de 2022

Guiné 61/74 - P23934: Os nossos seres, saberes e lazeres (548): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (83): Uma visita ao Ashmolean, o Museu de Arte e Arqueologia da Universidade de Oxford (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Novembro de 2022:

Queridos amigos,
Impensável passar férias no Condado de Oxford sem bater à porta do Ashmolean; em visitas passadas, pré-estabelecia usufruir umas vezes do Mundo Antigo ou subir ao terceiro andar para apreciar pintura de renome mundial; mas não conheço nenhum museu que tenha um espaço como este intitulado "Explorando o passado", é uma pedagogia de mestres para cativar jovens, dando-lhes a perceber a importância de conservar e restaurar, atraí-los para o conhecimento histórico e artístico através da escrita e da sucessão de materiais que levaram até ao livro, a história do dinheiro, é uma vivacíssima viagem através da história material e imaterial como não conheço outra. E aqui fica uma amostra dos tesouros, quem sabe se o leitor não vai um dia destes visitar Oxford, então não perca a oportunidade de conhecer este expoente da museologia e da museografia.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (83):
Uma visita ao Ashmolean, o Museu de Arte e Arqueologia da Universidade de Oxford

Mário Beja Santos

Com que alegria, com que frenesim e entusiasmo, aqui chego, sabendo antecipadamente que serei surpreendido num dos mais belos museus do mundo, para os britânicos é o seu primeiro museu público, alberga meio milhão de anos de história humana e criatividade, desde a sua monumental representação da história egípcia até à arte moderna. Lord Ashmole tinha um gabinete de curiosidades, foi o ponto de partida para o museu que nasceu em 1683 e que hoje está albergado neste edifício neoclássico que data do final da primeira metade do século XIX. À entrada entregam-nos um folheto com uma proposta de um conjunto de obras para quem vem com o tempo comprimido. Aprendi muito com um incidente que sofri na Galeria dos Ofícios, em Florença. Ia para uma reunião de trabalho, proporcionou-se ir um dia mais cedo, ficava por conta própria, sem ilusões de que ia ver Florença por um canudo. Naquele tempo os museus italianos abriam às 8h30 e fechavam às 14h, uma hora antes já ali estava pespegado, devia ter a presunção que estava capaz de absorver o conteúdo daquele fabuloso museu. Comecei no duecento, depois o trecento, depois o quattrocento, ainda não eram 12h e em frente ao Nascimento de Vénus, de Botticelli, veio-me uma formidável dor de cabeça, ocorreu-me que tinha chegado a minha hora, fui a correr para a pensão, lá sosseguei com dois comprimidos de paracetamol e umas horas de descanso. Agora nunca mais, agarro no mapa e escolho um conjunto de obras, subo e desço airosamente sem me agarrar a cronologias ou movimentos artísticos. O Ashmolean tem uma secção que eu considero das mais pedagógicas em museologia e museografia, dedicada à conservação de objetos, à história dos têxteis, da escrita e da leitura e do dinheiro, é tão cativante que não acredito que os jovens não saiam dali fascinados.
Bom, vou passear-me entre o mundo egeu, o velho Chipre, o Egito antigo, o próximo Oriente, a pintura chinesa, a escultura greco-romana e o mundo grego, a Índia e a Itália antes de Roma vão ficar para outra visita.
O Ashmolean possui belas peças da escultura síria e impressiona-me muito este acervo da cultura cicládica, há mesmo um museu em Atenas só dedicado a esta cultura, é de um valor impressionante, permite-nos conhecer a arte do mediterrâneo oriental naquele berço do comércio marítimo que precede as viagens fenícias.
Continuo no Mundo Antigo e as suas manifestações artística deslumbrantes, temos aqui Cnossos, é um dos momentos gloriosos da arte cretense.
Senti-me tentado a visitar as diferentes salas da escultura greco-romana, fiquei-me por esta com os seus moldes em gesso, dei comigo a imaginar como terá sido deslumbrante aquele centauro à esquerda.
Já cheguei ao século XIX, há uma imensidão de obras para fruir, comecei com aquele esplêndido van Gogh e não resisto a mostrar-vos esta mulher de Manet, cativa-me a depuração nas linhas, a quietude do rosto, ela é figura que o genial pintor escolheu para centrarmos o nosso olhar, o resto é sóbrio, um fundo de encenação que parece projetar a figura para fora do quadro.
Acertei na escolha, gosto dos Pré-Rafaelitas, eles estão presentes em vários lugares do Condado de Oxford, William Morris tinha a sua casa de verão em Kelmscott Manor, Burne-Jones trabalhou em várias localidades, caso dos vitrais na igreja normanda de Eaton Hastings e Buscot Manor. Foram geniais nas artes decorativas, como exemplificam estas duas peças de mobiliário e não resisti a fotografar esta escultura do Diabo, tem uma envolvente original.
Rendo-me a estas atmosferas onde se respira romantismo, naturalismo, há mesmo uma alvorada ténue de realismo e simbolismo. O primeiro quadro é de Turner, impressiona aquele ambiente montanhoso, fixamo-nos na ponte, e fica-nos a questão em aberto de como se pode miniaturar, com tal rigor e precisão, aquele gigantismo alpino; Edward Lear é o autor do quadro de Jerusalém, impressiona como o artista reparte os espaços, o declive agreste e talvez um contemplação de pastores sobre aquela cidade suave onde estão representadas as mais importantes religiões teístas, evola-se daquele branco o sigilo da contemplação divina.
Já chega de emoções, despeço-me com bela azulejaria turca e holandesa, ainda vou cumprimentar o coronel Lawrence da Arábia, embora custe a acreditar que esta era a sua indumentária, foi um construtor de nações e um dos grandes autores de língua inglesa. E agora vou andarilhar por Oxford, a cidade prepara-se para as exéquias de Isabel II.

(continua)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 24 DE DEZEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23914: Os nossos seres, saberes e lazeres (547): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (82): Regresso a Inglaterra em plenos funerais de Isabel II (2) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: