Guiné > Bissau > 1959 > Os 1ºs cabos milicianos Mário Dias (o primeiro, de pé, do lado direito) e Domingos Ramos (o primeiro da frente, do lado esquerdo): estiveram juntos na tropa, entre 1959 e 1960, até ao dia (novembro de 1960) em que o Domingos Ramos desertou, passando-se para o lado dos nacionalistas e independentistas do Amílcar Cabral (*)
Foto (e legenda): © Mário Dias (2006. Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Passados tantos anos, continua a haver curiosidade, da parte dos nossos leitores, sobre o que se passou em Bissau, no cais do Pijiguiti (lê-se: Pidjiguiti), ou Pindjiguiti (como escrevem, mais recentemente, os guineenses), ainda uns anos antes da guerra em que estivemos envolvidos. No nosso blogue, publicámos logo no início duas versões, de Luís Cabral (na altura "guarda-livros" da Casa Gouveia) e do nosso camarada Mário Dias, um dos históricos do nosso blogue (**), e que frequentou, em 1959, o 1.º CSM que se realizou na Guiné e de que fizeram parte alguns futuros quadros do PAIGC, como Domingos Ramos, o Constantino Teixeira ou o Rui Djassi.
Escrevemos na altura (***):
(...) O "massacre do Pidjiguiti"(sic) é um dos mitos fundadores do PAIGC. Aliás, marca o início da "luta de libertação nacional", na narrativa do PAIGC (que então se chamava apenas PAI).O depoimento do Mário Dias terá que ser tido em conta pelos nossos historiadores (tanto de um lado como do outro). E sobretudo por nós, portugueses e guineenses, que temos direito à verdade. Eu só conhecia (e mal) a versão do PAIGC, que fala em massacre, em 50 mortos e mais de um centena de feridos.
Notícia de primeira página do "Diário de Lisboa", edição de 4 de agosto de 1959 (em que o destaque ia para as peripécias da XXII Volta a Portugal em Bicicleta): a agència Lusa, noticiava, a partir de Lourenço Marques, um "fait-divers": "Elefantes trucidados pelo comboio no vale do Limpopo"...
Fonte: Citação:(1959), "Diário de Lisboa", nº 13166, Ano 39, Terça, 4 de Agosto de 1959, Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_17262 (2023-3-22)
Infelizmente, não conheço investigação de arquivo sobre este assunto. Talvez o nosso amigo e membro da nossa tertúlia, Leopoldo Amado, possa fazer luz sobre este e outros acontecimentos que antecederam o início da guerrilha do PAIGC, na sua tese de doutoramento sobre a guerra colonial 'versus' guerra de libertação que eu estou ansioso por ver apresentada e discutida, em provas públicas, na Universidade de Lisboa. (...)
Guiné-Bissau > Bissau > 1976 > Planta da cidade em mapa publicado a seguir à independência. Veja-se a localização do porto do Pidjiguiti (para os barcos de pesca e de cabotagem), à esquerda do porto de Bissau (para os navios da marinha mercante). Imagem gentilmente cedida por A. Marques Lopes (2005).
depoimento de Mário Dias (***)
Muito se tem escrito e comentado sobre os acontecimentos que tiveram lugar no cais do Pidjiguiti em 3 de Agosto de 1959 (*****). Eu estive lá. À época dos factos, cumpria o serviço militar obrigatório, ainda como recruta (o Juramento de Bandeira teve lugar uma semana depois, precisamente a 10 de Agosto).Para melhor entendermos a greve e consequente revolta dos marinheiros, há que recuar um pouco no tempo e no contexto em que se movimentava a actividade dos marinheiros.
As principais casas comerciais da Guiné (vou designá-las pelo nome abreviado como eram conhecidas), Casa Gouveia (CUF), NOSOCO, Eduardo Guedes, Ultramarina e Barbosas & Comandita, tinham ao seu serviço frotas de lanchas – umas à vela e outras a motor – que utilizavam no serviço de cabotagem transportando mercadorias para os seus estabelecimentos comerciais e, no regresso, traziam para Bissau os produtos da terra, principalmente mancarra e arroz. A maioria deste tráfego era pelo rio Geba, até Bafatá e, para o Sul até Catió e Cacine.
Foto (e legenda): © Humberto Reis (2005). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Acordo estabelecido, as várias firmas comerciais começaram a pagar aos marinheiros o novo salário. Porém, a Casa Gouveia não procedeu ao aumento e continuou a pagar pela tabela do ano anterior. Passaram-se meses e os marinheiros questionavam o gerente – na altura o ex-funcionário do quadro administrativo Intendente [António] Carreira – sem resultados e até com uma certa sobranceria, tique que lhe deve ter ficado dos tempos de funcionário administrativo. Com o descontentamento a aumentar e ânimos cada vez mais exaltados se chegou à tristemente célebre tarde de 3 de Agosto de 1959.
E agora o relato dos acontecimentos por mim presenciados e conforme informações na altura colhidas.
Nesse dia passou por Bissau, a caminho de Angola, uma alta entidade da Força Aérea. Ocupava no governo, salvo erro, o cargo de Secretário de Estado de Aeronáutica [na altura, Subsecretário de Estado da Aeronàutica, Kaúlza de Oliveira de Arriaga (1955 - 1961)].
A cerimónia decorreu de forma brilhante (nós éramos um espanto!) e iniciámos o regresso ao nosso quartel em Santa Luzia. Ao aproximarmo-nos da praça do Império, comecei a reparar que muita gente se dirigia apressadamente, alguns até corriam, em direcção ao rio. E, um pouco antes de atingida essa praça, fomos interceptados pelo comandante da companhia, capitão [José Severiano] Teixeira, que se dirigiu ao oficial que comandava a coluna, tenente Vaz Serra, com quem esteve a conversar por alguns momentos.
Guiné > 1970 > Vista aérea do Geba Estreito entre o Xime e Bafatá > Na época, a Casa Gouveia ainda tinha um serviço de cabotagem entre Bissau e Bafatá, embora precisasse de segurança militar próxima, no troço Xime-Bambadinca-Bafatá.. Foto do Arquivo de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71)
Chegados ao local, vi uma considerável multidão nas imediações, os portões do Pidjiguiti encerrados e uma força da PSP, constituída por pouco mais de uma dezena de seguranças, como chamávamos aos polícias africanos, armados com espingardas Lee Enfield 7,7 mm, enquadrados por 2 ou 3 graduados europeus.
Na altura já tinham terminado os tiros e encontravam-se apenas a conter a multidão e a evitar que os marinheiros e trabalhadores do cais de lá saíssem em direcção à Casa Gouveia. Fomos mandados apear das viaturas e só então nos deram as indicações da nossa missão que foi, simplesmente, cercar os terrenos anexos ao Pidjiguiti (no local onde mais tarde nasceram as Oficinas Navais e instalações da Marinha e Fuzileiros) que na altura eram terrenos baldios. Não devíamos deixar ninguém sair por esse lado que não tinha vedação. Ainda vimos alguns tentando fugir por aí, atravessando o lodo, mas desistiam ao ver o cordão por nós ali formado.
Ali nos mantivemos, aproximadamente 30 minutos, até os ânimos acalmarem (era o que se pretendia) e regressámos ao quartel.
Nos dias seguintes não se falava de outra coisa. Como não tinha assistido ao início dos acontecimentos, fui perguntando aos que mais de perto o tinham seguido e a versão generalizada era a seguinte:
Nessa tarde, mais uma vez, aproveitando a presença do gerente da Casa Gouveia no local [o intendente António Carreira], os marinheiros e descarregadores pertencentes a essa firma comercial reclamaram pelo aumento de salário que todas as outras empresas já estavam a praticar.
– Casa Gouveia, nada. Então como é, senhor Intendente?
Entretanto, o comandante militar, tenente-coronel Filipe Rodrigues, chegado ao local inteirou-se da situação e, ao ver aquele grupo armado de remos, paus, etc. a marchar agressivamente em direcção à Casa Gouveia, deu ordens aos polícias para dispararem por ser a única forma de os deter.
E foi assim que aconteceu. O resultado foram 16 mortos e não 50, ou até mais, como já tenho visto escrito. Por mim, um que fosse já era demais. Mas, atendendo às circunstâncias do momento, hoje questiono-me: que teria acontecido se não tivesse sido travada aquela multidão da única forma que foi possível? Certamente teríamos muita destruição e bastantes mais mortes a lamentar. E ter-se-ia gerado uma espiral de violência de consequências muito mais graves.
Da narração destes tristes acontecimentos podemos realçar os seguintes factos:
(i) O PAIGC não esteve por detrás da ocorrência. Ela foi inteiramente da responsabilidade dos marinheiros e trabalhadores do cais pertencentes à Casa Gouveia, por motivos meramente laborais. Os marinheiros das outras empresas não estiveram envolvidos, pelo menos no início dos acontecimentos. É possível que, por solidariedade, alguns se lhes tenham juntado. O PAIGC aproveitou-se inteligentemente deste movimento, como sempre fez - o que só nos merece admiração - para conquistar mais uns tantos seguidores.
(ii) Não se pode considerar o ocorrido como uma simples greve, conforme é vulgarmente referido. Foi mais do que isso. Tendo começado por greve, rapidamente se transformou numa revolta violenta cujas consequências são difíceis de prever se não tivesse sido travada. Se a referida revolta era ou não justificada, é-me difícil concluir. Sim, atendendo à injustiça de que estavam a ser vítimas. Não, pelas proporções que lhe deram.
(iii) Antes de concluir, parece-me que o termo massacre, aplicado aos acontecimentos do Pidjiguiti, é um pouco exagerado, não por o número ser muito inferior aos 50 habitualmente referidos, mas porque o conceito que a palavra implica, se refere à chacina indiscriminada, a uma carnificina injustificada do género descrito nos livros de história como passar tudo a fio de espada.
(iv) Com respeito aos massacres de populações balantas e beafadas na região de Bambadinca nos primeiros anos de 60, referidos no blogue-fora-nada (****), embora não os possa negar ou confirmar, tendo eu saído da Guiné em Fevereiro de 1966, nunca deles ouvi falar o que é estranho pois, como se diz na Guiné, noba ka ta paga cambança - aforismo com um sentido semelhante ao as notícias espalham-se depressa. Numa terra como a Guiné onde tudo se sabia e comentava, é estranho que nunca tivesse ouvido falar em tal acontecimento. Deve ter sido muito bem ocultado.
(v) E já que estamos a tratar de massacres, assunto tão melindroso e de que frequentemente acusam as nossas tropas, só tenho a dizer que durante toda a guerra colonial a que assisti e em que participei (depois da Guiné tive uma comissão em Moçambique e duas em Angola) massacres, massacres mesmo, na verdadeira acepção da palavra, só conheci um: foi o perpetrado pela UPA (mais tarde FNLA) no Norte de Angola em Março de 1961 sobre os fazendeiros brancos e suas famílias bem como sobre os negros bailundos fiéis aos seus patrões. Mas esses já estão esquecidos ou, convenientemente, nunca são referidos.
Foto: © Jorge Neto (2005). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Notas de L.G.:
Fiz parte de um grupo de oficiais e sargentos que se deslocaram a Angola para tirar o curso de comandos e, uma vez regressados, formámos um grupo que actuou na célebre Operação Tridente, na ilha do Como (Janeiro a Março de 1964). Posteriormente, demos instrução e fizemos parte dos 3 primeiros grupos de comandos da Guiné. (...)
5 comentários:
Em 1959, Bissau (e o exótico cais do Pidjiguiti) ficava muito longe de Lisboa... Mas o vale do Limpopo, em Moçambique, ainda muito mais... Mas em 4 de agosto de 1959 seria escusado procurar nos jornais notícias sobre a greve dos marinheiros e trabalhadores do cais do Pidjiguiti... que muito provavelmente alterou o curso da História, como sói dizer-se,,,
O Luis Graça para referenciar o Mário Dias naquele grupo de cabos milicianos já seguiu as novas normas brasileiras.
Nas velhas normas brasileiras simplesmente diria que o Mário Dias era aquele que é branco, ou aquele que não é preto, ou aquele que é mais claro.
Agora no Brasil isto seria descriminação, hoje é crime de racismo-
Na Guiné não sei como se identificaria naquele grupo o Mário Dias, sem ofender uns e outros.
Uma crónica deliciosa... da autoria de Luís Pedro Nunes (texto) e Alfredo Cunha (fotografia)...
Se bem que o jornalista promova o gerente da Casa Gouveia a administrador do Porto de Bissau... Se calhar até era verdade, já que a Casa Gouveia "era dona daquilo tudo"...
Recorde-se que o intendente António Carreira era o pai do Medina Carreira, um antigo ministro das finanças, já falecido, que, dizem, era a cópia do papá, com tiques de pesporrència e autoritarismo...
O massacre de Pidjiguiti e o cão do administrador Carreira
15 SETEMBRO 2015 16:3
De como a morte do cão do administrador do Porto de Bissau foi um dos acontecimentos que originou um dos massacres mais negros da história da Guiné, e o início de um processo histórico que iria acabar na independência
https://expresso.pt/internacional/2015-09-15-O-massacre-de-Pidjiguiti-e-o-cao-do-administrador-Carreira
Há uma referência ao cor inf ref Jos´´e Severinao Teixeira, que merece ser recordada aqui:
(...) Quando lhe falei na situação, confirmou que nunca comandou o CIM [Centro de Instrução Militar] em Bolama. Nessa comissão esteve sempre em Bissau. Não se recordou agora do nome do capitão que comandou o CIM em Bolama, mas sabe que era mais novo do que ele, logo, era de um outro curso posterior ao dele.
Assim sendo, como é, dúvidas não subsistem de que não foi o então Capitão Teixeira o oficial que condenou o então 1.º cabo miliciano Domingos Ramos em Bolama. E foi apenas esta constatação que eu fiz, em virtude de tal não se alcançar nem resultar - a meu ver - do relato do Mário Dias.
Compreendo perfeitamente que o camarada Rosinha (...) se tenha confundido, pois os temas correm aqui e em toda a Net de tal forma vertiginosa, que eu, que ainda tenho que trabalhar e felizmente muito que fazer, não consigo acompanhar como gostaria este blogue.
O sr. coronel Severiano Teixeira (entre outros) é dos tais oficiais competentíssimos que não chegaram ao generalato, às estrelas, por motivos que se prenderam unicamente com o período e a agitação pós-revolução, que são diferentes dos que os da sua competência e capacidade enquanto militares e Homens. Igualmente aconteceu com os senhores coronéis Henrique Vaz e Vaz Antunes. É apenas a minha modesta opinião.
Bom, relativamente ao sr. coronel Severiano Teixeira, quando lhe falei no nome do nosso camarada Mário Dias, de pronto me informou que se lembra muito bem dele, assim como do Pai do Mário.
De forma clara e objectiva se referiu ao então instruendo Domingos Gomes Ramos, informando-me que, tal como a maior parte dos integrantes desse curso, ou quase todos, vieram a integrar-se nas fileiras do PAIGC. Tem e guarda lá para casa as fotografias do pessoal desse curso de Civilizados. Assim mesmo me disse, não falhou nada.
Mas o que me pareceu relevante desta conversa de hoje de manhã, foi o facto de o sr. coronel me ter dito que eles foram quase todos integrar e alistaram-se no PAIGC, porque: "o Amílcar Cabral oferecia 80 contos (Pte 80.000$00) a cada um e isso era muito dinheiro para a época". (sic) (...). Se receberam ou não, isso já não sabe. Foi o que constou na época.
Será que o Mário Dias teve algum conhecimento ou ouviu falar deste tema? (...)
22 DE JUNHO DE 2016
Guiné 63/74 - P16226: (De)caras (42): O cor inf ref José Severiano Teixeira nunca comandou o Centro de Instrução Militar (CIM) de Bolama, pelo que nunca poderia ter sido ele o oficial que puniu, em 1960, o 1º cabo mil Domingos Gomes Ramos, hoje herói nacional da Guiné-Bissau... E mais me disse que nessa época, em Bissau, constava que o Amílcar Cabral oferecia 80 contos (!), para se alistarem no PAIGC, a cada um dos militares guineenses do 1º Curso de Sargentos Milicianos (1959), a que pertenceu o nosso Mário Dias (Joaquim Sabido, advogado, Évora)
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2016/06/guine-6374-p16225-decaras-41-o-cor-inf.html
Joaquim Sabido: o Mário Dias muito provavelmemnte nunca chegou a ler este poste, razão por que não sabemos o que é ele pensa(va) sobre esta história... Mas, temos que o reconmhecer, a ser verdade (a história dos 80 contos por "desertor", o que parece pouco ou nada verosímil), era muita massa: €38.836 a preços de hoje (!)
Observando a fotografia aérea do Geba Estreito verificamos, ou compreendemos, a razão de, na noite que o homem chegou à Lua, eu ver uma luz, a mesma luz, numa margem durante a viagem de Bambadinca pra Bissau.
Repare-se, no lado esq. superior na curva do rio e depois mais três vezes as curvas "sobrepõem-se" umas a outras em que a luz avistada é a mesma quando passamos nas curvas seguintes.
Posteriormente, soube tratar-se da rapaziada de Bambadinca a fazer segurança à nossa viagem.
Valdemar Queiroz
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