terça-feira, 21 de março de 2023

Guiné 61/74 - P24157: O nosso livro de visitas (218): Luís Reis Torgal, conhecido historiador e professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra: "por vezes passo os olhos pelo blogue, fui alf mil trms, Cmd Agr 2952 e COMBIS, Mansoa e Bissau, 1968/69"

1. E
m comentário de 9 de abril de 2022, a uma das páginas do nosso blogue. de que só agora demos conta, o Luís Reis Torgal, conhecido historiador e professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, escreveu:

Por vezes passo os olhos pelo blogue, porque estive na Guiné em 1968-1969 (oficial de transmissões do Comando de Agrupamento 2952, de Mansoa, e do COMBIS), tendo regressado, a convite da embaixada de Portugal em Bissau, por duas vezes. 

Como hoje me apareceu no meu computador, desta vez sem o procurar, lembrei-me de informar os camaradas que jamais esqueci a Guiné, onde o meu filho fez 2 anos quando fui transferido para Bissau com todo o Comando, tendo mais tarde, como professor da Universidade de Coimbra, orientado a tese de doutoramento de um guineense, Julião Soares Sousa, sobre Amílcar Cabral. É considerada por muitos o melhor trabalho de investigação sobre o líder do PAIGC. Foi várias vezes publicada com o seguinte título: Amílcar Cabral (1924-1973). Vida e morte de um revolucionário africano. Lisboa: Vega, 2011 (1.ª edição).

Grande abraço
Luís Reis Torgal



2. Comentário do editor LG:

Meu caro professor e camarada Luis Torgal:

Muito nos honra a sua visita. Desconhecia de todo a informaçáo que nos dá: (i) foi nosso cmaarada em Mansoa  e Bissau, nos anos de 1968/69; (ii) e foi o orientador da tese de doutoramento do  Julião Soares Sousa (que tem no nosso blogue nada menos que 37 referèncias).

Fica desde ká convidado a integrar a nossa Tabanca Grande e assim poder partilhar as suas memórias da Guiné, que do seu tempo do C,md Agr 2952 e do Combis quer das visitas que fez depois da independência. Tem aqui um resumo do nosso livro de estilo.

Para os nossos leitores, que o não conhecem da vida académica, aqui fica um resumo curricular, retirado da Wikipedia:

Luís Manuel Soares dos Reis Torgal (Coimbra, 14 de Janeiro de 1942) é oriundo da Beira Baixa e foi um professor universitário português, lente de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Actualmente intervém na área de História do Estado Novo. (...)

Licenciou-se em História em 1966, doutorou-se em 1978 e tornou-se catedrático em 1987. Leccionou disciplinas de História Moderna e Contemporânea e de Teoria da História na Universidade de Coimbra.

Em 2010 declarou publicamente que a decisão do governo português abolir 4 feriados (dois civis e dois religiosos) foi muito mal organizado e uma trapalhada completa e ilegítima. (...)

É coordenador de investigação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20). Foi director da Revista de História das Ideias e da revista Estudos do Século XX. (...)

É primo do prelado D. Januário Torgal Mendes Ferreira.

 3.  Ficha de Unidade: Comando de Comando de Agrupamento nº  2952

Identificação Cmd Agr 2952
Unidade Mob: RAL 1 - Lisboa
Cmdt: Cor Art António dos Santos Gonçalves | Cor Inf José Martiniano Moreno Gonçalves
CEM: TCor Inf Hélio Augusto Esteves Felgas | Maj Inf José Bonito Perfeito
Divisa: "Para bellum ad pacem"
Partida: Embarque em 10Jan68; desembarque em 15Jan68
Extinção: Foi extinto em 7Jan69, passando a integrar o Comando de Agrupamento de Bissau (COMBIS)

Síntese da Actividade Operacional

Em 16Jan68, assumiu a responsabilidade da zona Oeste, com sede em Mansoa, rendendo o Cmd Agr1976, com o dispositivo dos batalhões sediados em S. Domingos, Farim, Bula, Teixeira Pinto, Mansabá e Mansoa.

Desenvolveu intensa actividade operacional de comando e coordenação das forças instaladas na zona e das atribuídas de reforço, planeando, impulsionando, e controlando a respectiva actuação sobre as linhas de infiltração e bases inimigas existentes.

Em 10Ju168, foi rendido na zona Oeste pelo Cmd Agr 2951 e transferido para Bissau, onde assumiu a responsabilidade operacional da zona respectiva, então criada a nível Agrupamento e integrando o sector do BCaç 1911, com a missão de comandar e coordenar a actividade das unidades e subunidades ali existentes e garantir a defesa da ilha de Bissau e dos seus pontos sensíveis.

Em 7Jan69, o Cmd Agr 2952 foi extinto, passando os seus elementos a integrar o Comando de Agrupamento de Bissau (COMBIS), então criado por despacho do Ministro do Exército.

Observações - Tem História da Unidade (Caixa n." 123 - 2." Div/ 4* Sec., do AHM).

Fonte: Fonte: Excertos de Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 7.º volume: Fichas das Unidades. Tomo II: Guiné. Lisboa: 2002, pág. 150
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 17 de dezembro de 2022 Guiné 61/74 - P23887: O nosso livro de visitas (217): Pedro Galriça, filho do ex-cap art Fernando Manuel Jacob Galriça, cmdt da CART 1647 / BART 1904 (Bissau, Quinhamel e Binar, 1967/68)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Quem eram os "latinistas" que escolhiam as divisas das unidades e subunidades ?... "Para bellum ad pacem", do Comando de Agrupamento nº 2952, é um provérbio latino que quer dizer "Para a paz prepara a guerra"... Mas a variante mais conhecida é "si vis pacem, para bellum" (se queres a paz, prepara a guerra")...

Que sentido podia fazer esta frase no contexto da "nossa" guerra no TO da Guiné ?...