Foto (e legenda): © António Medina (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Guiné > Ilha de Pecixe > Foz do Rio Cacheu > CART 527 (1963/65) : Raparigas prontas para a festa do fanado (circuncisão) | Página do Facebook do António Medina > 4 de Dezembro de 2013 [ Estamos em crer que as raparigas são da etnia manjaca]
Fotos (e legenda): © António Medina (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
(i) ex-fur mil at inf, CART 527 (Teixeira Pinto, Bachile, Calequisse, Cacheu, Pelundo, Jolmete e Caió 1963/65), de resto o único representante desta subunidade, na Tabanca Grande;
(ii) a CART 527 estava adiada ao BCAÇ 507 (Bula, 1963/65), que era comandado pelo ten cor inf Hélio Felgas;
(iii) de seu nome completo, António Cândido da Silva Medina, nasceu em 26 de setembro de 1939, na ilha de Santo Antão, Cabo Verde (completou há dias 84 anos);
(iv) estudou no liceu Gil Eanes (Mindelo, São Vicente) (o único liceu então existente nas ilhas);
(v) depois da passar à disponibilidade, viveu em Bissau, e entre 1967 e 1974, até à independência, sendo funcionário do BNU (Banco Nacional Ultramarino);
(vi) regressou a Portugal, onde ainda trabalhou no BNU; mas vive desde 1980 nos EUA, em Medford, no estado de Massachusetts, onde também foi bancário;
(vii) tem página no Facebook (última postagem: 30 de outubro de 2022);
(ii) a CART 527 estava adiada ao BCAÇ 507 (Bula, 1963/65), que era comandado pelo ten cor inf Hélio Felgas;
(iii) de seu nome completo, António Cândido da Silva Medina, nasceu em 26 de setembro de 1939, na ilha de Santo Antão, Cabo Verde (completou há dias 84 anos);
(iv) estudou no liceu Gil Eanes (Mindelo, São Vicente) (o único liceu então existente nas ilhas);
(v) depois da passar à disponibilidade, viveu em Bissau, e entre 1967 e 1974, até à independência, sendo funcionário do BNU (Banco Nacional Ultramarino);
(vi) regressou a Portugal, onde ainda trabalhou no BNU; mas vive desde 1980 nos EUA, em Medford, no estado de Massachusetts, onde também foi bancário;
(vii) tem página no Facebook (última postagem: 30 de outubro de 2022);
(viio) ver foto acima, aos 83 anos, tirada em (ou por volta de) 30/10/2022, na sua casa nos States.
____________
Nota do editor:
(*) Último poste da série > 3 de outubro de 2023 > Guiné 61/74 - P24722: Facebook...ando (40): António Medina, um bravo nativo da ilha de Santo Antão, que foi fur mil na CART 527 (1963/65), trabalhou no BNU em Bissau (1967/74) e emigrou para os EUA, em 1980, fazendo hoje parte da grande diáspora lusófona - Parte IV: Acampado na foz do rio Cacheu
7 comentários:
raparigas para a festa do fanado (circuncisão) ???
Valdemar Queiroz
A legenda do Medina é muita lacónica. Elas não são fulas. E o fanado deverá aqui deverá ser diferente. É chão manjaco. Eram animistas. Hoje há uma pequena comunidade cristã que tem sido apoiada por uma ONG de Ribamar, Lourinhã, ligada à Fundação Oeste João XXIII, dirigida pelo meu amigo Padre Batalha.
Retifico: é Fundação João XXIII / Casa casa do Oeste. Trabalha com a Guine- Bissau há 30 anos. Tem página no Facebook. Vou fazer um poste sobre a ONG que precisa ser melhor conhecida e apoiada.
O CHerno Baldé nos possa explicar quais as diferebças entre o fanado das raparigas fulas e o fanado das manjacas...
fanado, do crioulo fanadu.
fanadu, circuncisão, iniciação dos jovens na vida social adulta.
fanadu di mindjer, excisão, das raparigas.
(fanadu di mindjer i ka bon = não é boa a excisão)
Mas quem sabe disto é nosso grande amigo Cherno Baldé.
Valdemar Queiroz
Boa ocasião para fazermos o ponto da situação da prevenção e combate à MGF- Mutilação Genital Feminina na "nossa" Guiné -Bissau (que é crime).
Caros amigos,
Originalmente não existia o danado feminino com ablação entre os manjacos, a semelhança dos outros grupos catalogados de animistas (balanta, brame, pepel e bijagó) mesmo se há algumas cerimônias e rituais de preparação para a vida adulta que se assemelham ao que os grupos muçulmanos, não só fulas, fazem como ritual de iniciação, mas a parte do corte físico.
Em contrapartida existe em todos os grupos o fanado dos rapazes em cujos eventos participam toda a comunidade inclusive o grupo das meninas na animação das festas durante a entrada e a saída dos rapazes do fanado.
Cordialmente,
Cherno Baldé
Enviar um comentário