quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24747: Convívios (974): Rescaldo do XXVIII Convívio dos Antigos Combatentes da Guiné, da freguesia de Guifões - Matosinhos, levado a efeito no passado dia 5 de Outubro em Baião (Albano Costa)



1. Em mensagem do dia 10 de Outubro de 2023, o nosso camarada Albano Costa (ex-1.º Cabo At Inf da CCAÇ 4150 (Bigene e Guidaje, 1973/74), enviou-nos o rescaldo do convívio dos combatentes da Guiné da freguesia de Guifões, levado a efeito no passado dia 5 de Outubro, como acontece todos os anos.

Ao início da manhã (8h45) foi colocada uma coroa de flores no monumento, sito no centro de Guifões, homenageando todos os combatentes do Ultramar de Guifões.
De seguida rumámos em dois autocarros, a Loivos da Ribeira, em Baião, (com passagem por Amarante), para na Quinta das Susandas, todos juntos desfrutarmos de um saudável convívio que tem ano após ano sido apanágio dos combatentes na Guiné, de Guifões.

Aproveito para agradecer ao presidente da União de Freguesias de Guifões, Custóias e Leça do Balio, Sr. Eng.º Pedro Gnçalves, por todo o apoio prestado no nosso convívio.

Já na quinta, fomos recebidos em ambiente de festa pelas concertinas com que a Carla (gerente da Quinta das Susandas) nos recebeu, de seguida fomos todos acomodando nos respetivos lugares.

Como vem sendo habitual, no início foi cantada a música "Adeus Guiné". O resto do dia foi passado num ambiente salutar entre todos os combatentes.

Já para o final do dia foi oferecido a todas as senhoras uma flor e aos combatentes, que cumpriram a sua comissão na Guiné, uma lembrança para perpetuar a efeméride.
E para despedida foi o corte do bolo comemorativo do evento e também, como tem sido normal, o nosso combatente Joaquim Duarte Pinho, que celebra o seu aniversário neste dia, foi com a esposa partir a primeira fatia do bolo.

Para finalizar, foi cantado o Hino Nacional e novamente o "Adeus Guiné" para a despedida da Quinta das Susandas.

Por volta das 19h30 foi o regresso a Guifões com chegada por volta das 21h30.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 DE SETEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24673: Convívios (973): Rescaldo do 36.º Convívio do pessoal da CART 3494 / BART 3873 levado a efeito no passado dia 16 de Setembro, em Abade de Vermoim - Vila Nova de Famalicão (Sousa de Castro)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Um caso digno de registo!... Guifões e os seus bravos!... Uma terra que nem seruqer é concelho, é parte de um grande municipio de gente laboriosa!... Há 28 anos!...

Parabéns, meu caro Albano!... Abraço, Luís