sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24753: Notas de leitura (1624): "Os Desastres da Guerra, Portugal e as Revoltas em Angola (1961: Janeiro a Abril)", por Valentim Alexandre; Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2021 (3) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 1 de Fevereiro de 2022:

Queridos amigos,
Descritas as revoltas em Angola desde a rebelião da baixa de Cassange até ao caos sangrento após a insurreição de 15 de março, o historiador Valentim Alexandre dá-nos um retrato das movimentações políticas em Angola, tanto das organizações dos colonos como dos movimentos de emancipação. A segunda parte da obra atende às pressões externas, ao novo quadro da Assembleia Geral da ONU, onde a administração norte-americana se mostrava inequivocamente adversa ao nosso colonialismo, o regime procura apoios externos, revelara-se-ão poucos, a despeito do comércio do armamento, parceiros fixe só serão encontrados na África do domínio branco, Salazar tem a consciência de que não pode bater as palmas ao apartheid. E entramos num vórtice das tensões entre militares, o historiador dá-nos uma narrativa bem impressiva de como foi desencadeado o golpe de Botelho Moniz e como o regime se defendeu. Na conclusão, fala-se detalhadamente da explosão nacionalista em África e como ela a prazo foi bem-sucedida, era um processo histórico inexorável.

Um abraço do
Mário



O início da guerra em Angola, os três primeiros meses (3):
Uma surpreendente obra de referência sobre a génese da convulsão anticolonial


Mário Beja Santos

Os Desastres da Guerra, Portugal e as Revoltas em Angola (1961: Janeiro a Abril) por Valentim Alexandre, Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2021, marca o regresso de Valentim Alexandre à história colonial, de que possuí extenso e brilhante currículo, ainda há escassos anos nos ofereceu outra obra de referência, Contra o Vento – Portugal, o Império e a Maré Anticolonial (1945-1960), também publicado em Temas e Debates/Círculo de Leitores, que pode ser encarada como a primeira peça de algo que se afigura vir a ganhar corpo como a História da Guerra Colonial (1961-1975), empreendimento de grande dimensão, que até hoje nenhum investigador nem nenhuma equipa se acometeu, tal a grandeza da tarefa e o distanciamento que impõe.

Para concluir esta curta viagem em torno de uma obra que se tornou indispensável para o estudo dos primórdios da Guerra Colonial, passa-se em revista as movimentações políticas em Angola e as repercussões destas sublevações angolanas na vida política do regime, irão culminar com a Abrilada, um golpe palaciano falhado, a que se seguirá a declaração política de Salazar de se ir rapidamente e em força combater os focos subversivos. O autor recorda que as revoltas de 4 de fevereiro e 15 de março fizeram fervilhar iniciativas e movimentações entre a população branca, que se sentia ameaçada e não via nas instâncias oficiais a capacidade para dominar a situação, e elenca um conjunto de nomes de intervenientes, recorda que os relatórios da PIDE sublinhavam o clima de desconfiança e suspeição que se vivia em Angola. As estruturas da sociedade angolana mostravam-se paralisadas, numa enorme confusão, e a oposição angolana ao Estado Novo também mostrava incapacidade, tal como as autoridades, para combater a revolta, naquele exato período predominavam as milícias e ninguém as contestava – enfim, oposicionistas e nacionalistas brancos nada mais sabiam fazer do que atividades desgarradas. Terá sido a única exceção a recém-fundada Frente Unida Angolana “pela corrente nacionalista africana que se tinha afirmado politicamente nos últimos anos da década de 50 no distrito de Benguela”. Em 5 de abril, a Frente publicou o manifesto “À população de Angola”, apresentava-se como um movimento cívico, sem distinção de raças, tendo em vista a construção de uma sociedade multirracial. Houve igualmente uma reação das associações comerciais, apelando a Lisboa meios militares para fazer frente à gravidade do momento, sugeria mesmo o estudo imediato da transferência de todo o governo da nação para Angola. O contra-almirante Lopes Alves chega a Luanda a 24 de março, é um homem com pouca saúde, fala diariamente com Adriano Moreira, então subsecretário da administração ultramarina, não esconde a sua inquietação com a situação que se vive no Norte de Angola, pede tropas, armas e polícia. O seu ponto de vista sobre a génese da sublevação diverge da dos militares, estes diziam que todos os acontecimentos resultavam dos abusos nas relações de trabalho, especialmente no problema do algodão, Lopes Alves atribui mais importância à agitação lançada do exterior. E inopinadamente regressa a Lisboa a 2 de abril. O texto da exposição de associações económicas chegará ao conhecimento de Salazar. Este continua sem reagir.

Quanto às organizações políticas africanas, temos as declarações do MPLA e da UPA. Viriato da Cruz, figura preponderante do MPLA, revela que o partido se tinha até então abstido de qualquer ato de violência, mas esta linha de pensamento irá evoluir rapidamente com os atos subversivos. Mário Pinto de Andrade, então presidente do MPLA, revela numa conferência em Casablanca, em fins de abril, que o partido decidira passar à ação direta, estavam ao lado do povo em armas. O autor escreve: “Com a sua direção em Conacri, mal implantado no Congo ex-Belga, dizimado pela repressão policial em Luanda e áreas limítrofes, o MPLA tinha de facto grandes dificuldades em afirmar a sua ação no curso da rebelião desencadeada pela UPA no Norte de Angola. Em compensação, procurava ganhar apoios no exterior”. E dá-nos igualmente o quadro de ação da UPA, e de outras organizações de base étnica bacongo, o MDIA e a NGWIZAKO, com programas nada coincidentes, até porque a NGWIZAKO vinha lutando pela eleição do Rei do Congo. E há a questão do enclave de Cabinda, tinha à frente uma organização clandestina que se apresentava publicamente como um movimento de libertação do enclave.

O autor trata as pressões externas no palco da ONU, onde a nova administração de Kennedy em nada se revelava favorável à política do Estado Novo, montou-se em Portugal uma campanha antiamericana, o regime procurava apoios, encontrava poucos e de fidelidade duvidosa, intervinha mesmo no continente africano, só recebera atenção na África Austral, Salazar não tinha ilusões de que não se podia apresentar como apoiante do apartheid de Pretória; temos o quadro interno, naturalmente complexo, mas o regime não se sente ameaçado. É nesta atmosfera que surge a Abrilada, uma última tentativa nascida na cúpula militar do regime para destituir o ditador e mudar o curso dos acontecimentos.

As chefias militares cedo mostraram que não queriam só debater os programas de armamento e da resposta mais conveniente às sublevações angolanas, queriam debater as questões de política geral. O próprio ministro do Exército assinalou três questões críticas de índole política geral: a atmosfera internacional pouco favorável a Portugal, a existência da censura, criadora de mal-estar, a existência de pessoas ligadas à política do governo simultaneamente ligadas a empresas que afetavam os interesses económicos da Nação. Trata-se de um descontentamento em surdina que apanha transversalmente a cúspide militar, formam-se inevitavelmente grupos, um é polarizado pelo antigo presidente Craveiro Lopes, outro por Santos Costa, um indefetível de Salazar, as fações vão entrar em confronto. O general Botelho Moniz, um ministro que começara a sua carreira apoiando sem tergiversações Salazar revela-se crítico, pretende manter boas relações com os Estados Unidos, sucedem-se os textos, e para 27 de março marca-se o início da fase decisiva da Abrilada, ensaia-se que Américo Thomaz tome partido e demita Salazar, o autor esmiúça com rigor o golpe e o contragolpe, inevitavelmente Salazar ganha e os contestatários são afastados.

Em jeito de conclusão, o historiador recapitula os acontecimentos que levaram às diferentes sublevações, recorda o passado da história de Angola sempre marcado pela violência, também a génese das independências africanas, a ideia de defesa do Império como imperativo nacional, a fissura entre as Forças Armadas quanto à resposta adequada quanto ao despoletar dos nacionalismos africanos e lembra-nos como todas as insurreições em África irão marcar uma nova época de um continente cada vez mais liberto do colonialismo do século XIX.

De leitura obrigatória.


Holden Roberto
General Botelho Moniz
____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 DE OUTUBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24740: Notas de leitura (1623): "Os Desastres da Guerra, Portugal e as Revoltas em Angola (1961: Janeiro a Abril)", por Valentim Alexandre; Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2021 (2) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

João Carlos Abreu dos Santos disse...

Esta será a 3ª (e última?) vez, que publico quase tudo quanto segue:

1.- Manuel Valentim Franco Alexandre (nasc. 09Abr1942 em Lisboa): em 12Mai1962, sendo estudante universitário, foi pela 1ª vez detido pela PIDE em consequência de arruaças no 'campus' do Campo Grande; em Dez1964 volta a ser detido (com outros oito estudantes contestários da "guerra colonial"); em 1967 conclui na Universidade de Coimbra a icenciatura em Direito; em 29Ago1969 ingressa como cadete no curso de técnicos especialistas da Escola Naval, findo o qual promovido a 2Tn TE/RN seguiu para a Província Ultramarina da
Guiné, colocado no ComDefMarG; e em Abr1972 passou à situação de licenciado. Quanto ao seu afã "anticolonialista": é vasta e muito conhecica a bibliografia daquele indivíduo que, desde 1979, com conhecidos apoios de sectores oriundos do PREC, tem publicado sempre com o mesmo propósito doutrinário.
É pois, rotundamente FALSA a sua alegada "currícula antifascista", segundo a qual «passou três vezes pela prisão, foi mobilizado para a Guerra Colonial, desertou e exilou-se na Suíça».
* [escrito em 13Set2021]

2.- Não querendo ser 'desmancha-prazeres', o mencionado "autor" é um (meu) velho conhecido nas lides da passadista historiografia antisalazarista, anticolonialista & outras coisas "anti". P.ex, leia-se ou releia-se "Origens do Colonialismo Português Moderno - vol.III" (Sá da Costa, 1979), daquele mesmo autor. Formado (ou deformado?) na perspectiva do materialismo histórico, tão caro aos marxistas da velha guarda "antifascista" que moem e remoem contra a missão que ao Povo Português coube realizar no Além-Mar, aquele "jubilado investigador" do ICS/UL, para melhor entendimento do 'who's who', está mais ou menos aparentado com o endoutrinamento que FRosas e comandita produziu por meio do 'campus'. Por minha parte, tal recente título nem me vai merecer pecúlio na aquisição e como tal motiva-me desinteresse em sinopses ou recensões: é mais do mesmo, do que antes e pós-25A tem vindo a ser servido, requentado, "ao povo". Aliás, quer o título, qb derrorista, quer o subtítulo, a ninguém pretendem enganar.
* [escrito em 13Set2021]

Quanto ao "remate" do camarada Mário António Gonçalves Beja dos Santos, que uma vez mais brindou os leitores deste blog com matéria dos seus agrados mas totalmente fora dos objectivos deste "sítio" supostamente dedicado ao «objetivo de ajudar os antigos combatentes a reconstituir o puzzle da memória da guerra da Guiné (1961/74)»
- Escreve ele pretender ser - a conversa, do seu/dele camarada Valentim Alexandre -, um texto «De leitura obrigatória».
É demasiada presunção; dele e do autor.
Não, não é "de leitura obrigatória"...

3.- Sobre a epigrafada janela temporal "1961-Janeiro a Abril": para quem tenha paciência de (me) ler, seguem-se ligações electrónicas para dois documentos em formato pdf, os quais desde há mais de dez anos estão disponíveis à borla e 'online', nos seguintes sítios >
https://ultramar.terraweb.biz/AbreudosSantos/Rumores_de_Guerra_Cassanje-e-Luanda.pdf
e
https://ultramar.terraweb.biz/AbreudosSantos/Rumores_de_Guerra_nos_Dembos.pdf

Com os melhores cumprimentos, de um não-académico "que fez a tropa no Ultramar".
* [escrito em 13Set2021]