segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24738: Manuscrito(s) (Luís Graça) (236): Da minha varanda virada para poente...








Lourinhã, 5, 8 e 9 de outubro de 2023 > Da minha varanda, virada para poente... Paul Cézanne não passou por aqui, nem o Amadeo Sousa Cardoso.  Nem sequer o Almada Negreiros. Muito menos 
o Giorgio de Chirico.

Fotos (e legenda): © Luís Graça (2023). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] (Imagens HDR - High Dynamic Range, tiradas sem tripé)


Da minha varanda virada para poente...


Da minha varanda, virada para poente,
não vejo o mar,
mas vejo o sol a pôr-se sobre o mar,
a dois quilómetros em linha reta,
na praia do Porto das Barcas, ou da Peralta, 
para lá da Atalaia ou do Montoito.

Em boa verdade a 149,6 milhões de quilómetros de distància.
Há 150 milhões de anos os dinossauros iam a pé a Nova Iorque.
Há três séculos corsários e piratas infestavam a costa.

Mas que importa a insignificância da minha posição  no universo
e a impossilidade de percorrer, 
por muitos anos que eu vivesse,
a distância que me separa do astro-rei
a que me liga o cordão umbilical da vida.

Da minha varanda vejo uma nesga do mundo,
as casas ou os telhados das casas dos meus vizinhos,
fulano, sicrano e beltrano,uns novos, outros antigos,
a maior parte dos quais eu já não conheço,
ou não conheço de todo.

Lembro-me sobretudo dos que já morreram,
e que no seu tempo foram poderosos e temidos, uns,
estimados e amados, outros.
Hoje resta o seu nome nas placas toponímicas, ou nem isso.
Ou uma vaga memória nas suas casas, outrora solarengas, em ruinas.

Da minha varanda, em L,
na parte virada para o norte e o nascente, 
digo bom  dia ao sol que renasce, 
muito para lá da serra de Montejunto,
e que me dá força
para percorrer os trinta passos da minha ginástica matinal.
O bom dia é a mais universal e amiga saudação 
que se pode desejar aos vizinhos e aos estrangeiros.
 
Mais do que vizinho, 
mesmo a 149,6 milhões de quilómetros de distància,
o sol é meu amigo, companheiro e camarada.

Luís Graça

Lourinhã, edifício Canoa, 9 de outubro de 2023. 

Fotos (e legenda): © Luís Graça (2023). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] (Imagens HDR - High Dynamic Range, tiradas sem tripé)
__________________

Nota do editor:

2 comentários:

Eduardo Estrela disse...

...e se tivesses varanda virada a sul, vias o teu amigo sol em todo o seu esplendor luminoso, companheiro e camarada que se renova todos os dias, trazendo até nós o calor e a esperança em dias melhores .
A vida faz-se desses pormaiores.
Obrigado
Abraço fraterno e as melhoras da tua articulação.
Eduardo Estrela

JB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.