terça-feira, 19 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24673: Convívios (973): Rescaldo do 36.º Convívio do pessoal da CART 3494 / BART 3873 levado a efeito no passado dia 16 de Setembro, em Abade de Vermoim - Vila Nova de Famalicão (Sousa de Castro)



A CART 3494 / BART 3873 CONFRATERNIZOU EM ABADE DE VERMOIM – V. N. FAMALICÃO, FOI O 36.º CONVÍVIO


No passado dia 16 de setembro realizou-se em Abade de Vermoim, freguesia do concelho de Famalicão o 36.º Encontro da CART 3494 / BART 3873 [NA GUERRA CONSTRUINDO A PAZ] que no cumprimento do dever ao serviço do Estado Português participou na guerra do Ultramar na Guiné, na zona leste, nomeadamente no Xime com 1 pelotão destacado no Enxalé, transitando mais tarde para Mansambo de 22/12/1971 até 03/04/1974.

O evento esteve a cargo do ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas – Adelino Alves Pereira com a colaboração do ex-1.º Cabo Radiotelegrafista - Sousa de Castro.


Tivemos algumas ausências de última hora, justificadas pela intempérie que se abateu em todo País, mesmo assim 34 “antigos combatentes” muitos com seus familiares mobilizaram-se e fizeram-se à estrada para mais um encontro e assim conviver, relembrando histórias passadas, mas que nunca esquecem. Foram 70 comensais. Muito Bom! Tem sido a média dos últimos anos.

Lembro, que é do nosso conhecimento a desencarnação de 38 camaradas, a quem prestamos a mais sentida homenagem, guardando 1 minuto de silêncio.

Uma palavra de ânimo para o nosso camarada d’armas, Celestino da Cunha Rodrigues (foto abaixo) que devido às suas limitações impostas pela saúde precária de que padece, a sua família, especialmente sua esposa, fez questão para que o Celestino mesmo em cadeira de rodas, convivesse uma vez mais com os seus camaradas. Era a sua vontade! Força nessa vida Celestino, estamos juntos!


Por fim dizer que para o próximo ano iremos comemorar as bodas de ouro da nossa chegada a Portugal. Já temos data, será no dia 08 de junho de 2024 em local a designar.
Foram nomeados o ex-Fur Mil TRMS – Luís Coutinho Domingues e o ex-Fur Mil Art – Manuel Benjamim Martins Dias (fotos abaixo).


Bem hajam!
Muita saúde da boa,
Setembro 2023
Sousa de Castro


FOTOGALERIA

____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 DE SETEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24636: Convívios (972): Almoço/Convívio do pessoal do Programa das Forças Armadas da Guiné (PIFAS), hoje, 9 de Setembro de 2023, com a presença do senhor General Ramalho Eanes (João Paulo Diniz)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao passar pelo nosso blogue, coisa que faço mecanicamente todos os dias, tive uma agradável surpresa ao ver uma foto do meu amigo (colega no ISEP e também como diretor escolar), Benjamim Dias, sempre impecável com o seu bigode inconfundível. Os nossos amigos em comum: Luís Vasconcelos e António Coelho, com quem mantenho contacto frequente, felizmente me vão dando notícias tuas.
Benjamim, se leres este comentário recebe um abraço do amigo Joaquim Costa, de V.N. de Famalicão, a viver em Rio Tinto e ex Diretor da Escola Secundária de Gondomar, tendo passado pela Guiné em 1972/74 em Aldeia Formosa e Cumbijã.
Joaquim Costa