sábado, 23 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24692: Recortes de Imprensa (137): Jornal "Voz da Guiné" (7): Reprodução das páginas de 8 a 12 do número 353, de 7 de Setembro de 1974 (Abílio Magro)

1. Continuação da publicação da transcrição das páginas do jornal Voz da Guiné de 7 de Setembro de 1974, enviada pelo nosso camarada Abílio Magro (ex-Fur Mil Amanuense (CSJD/QG/CTIG, 1973/74), em 16 de Setembro de 2023:

Bom tarde camarada do capim, dos Megabytes e das artroses!
Como me constou que andas com falta de trabalho, aqui te envio umas coisinhas para te entreteres nas noites de insónia.
Trata-se do resto das páginas do “Voz da Guiné” de 7 de Setembro de 1974 (6 a 12).
Com o decorrer das transcrições fui-me apercebendo que o “Voz da Guiné” era bem capaz de ser o “órgão oficial do PCP da Guiné” tal é a quantidade de textos virados à esquerda.
Vários não transcrevi por nada terem a ver com a Guiné portuguesa e outros que transcrevi, se achares que o pessoal não vai gostar, não publiques para evitar discussões políticas.
Se alguém estiver interessado nalgum texto que não transcrevi (indico o assunto na página), terei todo o gosto em o transcrever, com calma descontracção e estupidez natural.
Entretanto, como não tenho nada para fazer (não gosto de lavar a louça), vou-me dedicar ao jornal do dia 10 que esse sim, tem mais interesse por ser a edição especial do dia do reconhecimento, por Portugal, da independência da Guiné-Bissau.

Bom entretenimento
Abraço
Abílio Magro








(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 22 DE SETEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24689: Recortes de Imprensa (136): Jornal "Voz da Guiné" (6): Reprodução da 7.ª página do número 353, de 7 de Setembro de 1974 (Abílio Magro)

3 comentários:

Antº Rosinha disse...

O mundo diplomático é dum cinismo maquiavélico (digo maquiavélico que não sei bem o que é isso para não dizer um vernáculo qualquer).

Pois todos os africanos e europeus da política sabiam, quando dos acordos de Lusaca, que já estavam preparados e armados para uma guerra interminável como tinha acontecido com a maioria das independências africanas, dum lado a Frelimo do outro a Renamo.

Os dois com o dedo no gatilho.

Mas tinha que ser assim, paciência!

Era preciso todos desejarem votos de felicidade!

Valdemar Silva disse...

Abílio Magro

"Com o decorrer das transcrições fui-me apercebendo que o “Voz da Guiné” era bem capaz de ser o “órgão oficial do PCP da Guiné” tal é a quantidade de textos virados à esquerda."

Bem vistas ou lidas as coisas, melhor seria do "orgão oficial do PC da Guiné" embora a página dos anúncios coloque umas ideias capitalistas aos leitores.
Ao mais seria perfeitamente natural os textos do "Voz da Guiné" serem virados à esquerda, até pela simples razão da independência da Guiné ser um acto revolucionário.

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Abílio fez um excelente trabalho, primeiro guardando este exemplar da "Voz da Guiné#" e depois digitalizando e transcrevendo largos excertos.. sem deixar de referir o nome do nosso coeditor Carlos Vinhal, que tem editado esta série. O meu obrigado aos dois.

Confesso que, estando fora, nas vindimas, no Norte, com Net limitada, não tive tempo ainda de ler os diversos postes... O seu interesse documental parece-me evidente.