quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24768: Historiografia da presença portuguesa em África (390): Grandes surpresas na publicação "As Colónias Portuguesas", Revista Ilustrada (5) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 7 de Março de 2023:

Queridos amigos,
Algumas destas lamúrias e comentários dramáticos, como o de Teixeira de Aragão que sugere a alienação da colónia por só dar prejuízo e não possuir riquezas, tem a ver com a atmosfera geral de política portuguesa sacudida pelo Ultimato, havia mesmo uma corrente parlamentar que punha, em desespero de causa, a entrega de algumas parcelas coloniais a companhias majestáticas, chegou a ser proposto uma para a Guiné que seria administrada pelo italiano, marquês de Liveri e Valdusa, este inclusivé pediu os contributos do general Dias de Carvalho para lhe fazer um relatório sobre a Guiné, de que resulta um documento que ainda hoje é referencial; a Guiné vive a ressaca das guerras do Forreá, o profundo desgosto da perda do Casamansa, chegou António da Silva Gouveia, ele vai aparecer na lista dos correspondentes de As Colónias Portuguesas; o estilo das notícias que vêm da Guiné são marcadamente cáusticas, lamentosas, as queixas chegam mesmo à posição dos governadores escolhidos pelo ministro da Marinha e das Colónias, deixa-se nas entrelinhas que são ineptos ou impreparados. Não voltaram a haver imagens da Guiné, as que encontrei, referentes designadamente a Angola e Moçambique, são de inexcedível importância. Oxalá que toda esta publicação venha a ser digitalizada, alterará, estou certo, alguns ângulos da investigação colonial. E confesso que estou a despedir-me desta revista a muito custo, foi para mim uma verdadeira revelação.

Um abraço do
Mário



Grandes surpresas na publicação As Colónias Portuguesas, revista ilustrada (5)

Mário Beja Santos

A publicação As Colónias Portuguesas, Revista Ilustrada, publicou-se entre 1883 e 1891, era inequivocamente dirigida à classe política, não descurava a atração de investimentos, procurava dar informação aos funcionários da administração colonial e a potenciais estudiosos do Terceiro Império. Comecei, na Biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa, por percorrer o volume referente a 1883 e a 1884. Não posso esconder o entusiasmo que sinto ao folhear estas páginas, elas comportam informações que, por um lado, corroboram o que a historiografia vai lavrando, e, por outro lado, temos inesperadamente acesso a testemunhos que se afiguram genuínos, um dos redatores efetivos, António A. F. Ribeiro terá montado uma rede de contactos e o que vai aparecer sob a forma de correio parece-me de insofismável valor.

Devo esclarecer o leitor que a partir de agora, isto é, os números ferentes a 1890 e 1891, o manuseio da publicação é delicado, dado o adiantado estado de deterioração das folhas, e digo isto com imenso pesar, o acervo de ilustrações é de insofismável importância e o que nos é dito pelos correspondentes na Guiné de modo algum pode ser iludido, a despeito, claro está, de o enfoque de quem escreve assesta primordialmente nos interesses económicos e das preocupações dos comerciantes.

Estamos em 1890, período onde irão intervir três governadores: Joaquim da Graça Correia e Lança (1890), Augusto Rogério Gonçalves dos Santos e Luís Augusto de Vasconcelos e Sá (1891). O leitor que se prepare para o tom amargo, fatídico, tristonho das notas expedidas para as colónias portuguesas. Logo a primeira:
“No Moniteur das colónias publicou ultimamente o Sr. Dureme, negociante francês que por largos anos residiu na Guiné, uma correspondência acerca da situação desta província portuguesa. A competência de quem a escreve veio demonstrar-nos com quanta razão nós, insistentemente, temos pugnado para que os poderes públicos lancem olhos de ver para esta possessão, que se vai rapidamente definhando. O Sr. Durem analisa as causas que na sua opinião principalmente têm concorrido para o abandono em que se acham quase todas as propriedades agrícolas da nossa Guiné. Atribui este triste resultado às guerras continuadas entre Fulas e Biafadas, ao empobrecimento do solo e aos impostos excecionais que oneram não só os géneros cultivados, mas também o solo, as casas de habitação, os armazéns de comércio.
Sem negarmos a importância destas diferentes causas, quase que poderemos reduzi-las todas a uma só, o errado sistema económico que seguimos na administração desta província. A Guiné está numa situação especial. Cingida por colónias estrangeiras, precisava de estar habilitada a lutar favoravelmente com elas nas suas relações comerciais. Precisava de ter uma legislação que se não prendesse com princípios gerais, e se não pretendesse amoldar a regras adotadas por outras regiões, mas que principalmente procurasse ocorrer às circunstancias especiais que ali se dão. Porque têm sucessivamente abandonado a Guiné tantas sucursais de casas francesas de Bordéus, de Marselha e do Havre que ali estavam estabelecidas? Porque têm sido transferidas para as colónias francesas ou abandonado o comércio da Guiné? Porque não podem lutar com as condições difíceis em que as coloca o nosso sistema tributário, e especialmente as dificuldades que tão insensatamente a nossa administração opões às transações comerciais num país que não pode, por qualquer lado que se encare, comparar-se com outros quer da Europa quer do Ultramar.”


Temos agora outra postura na secção de um outro número em 1890:
“Há dias apareceu num jornal um artigo que tinha por título – A província da Guiné Portuguesa necessita com urgência de um governador. Diremos que estamos plenamente de acordo. Em nenhuma província portuguesa se reclama, mais que na Guiné, a presença de um governador que saiba compreender bem as necessidades daquela província. Um governador inteligente, enérgico, prudente, conhecedor da província que administra, está habilitado a resolver, acertadamente, sobre os casos ocorrentes, porque conhece de perto as causas de muitos factos. Quem se interesse pelas nossas colónias, deve ter tido mais de uma vez ocasião de se amargurar ao ver as apreciações desencontradas, que aqui lhes chegam. O artigo a que nos referimos é firmado por um militar, o Sr. Francisco António Marques Geraldes.” E o autor desta nota explica acontecimentos relacionados com violência praticada por um régulo na região de Geba, que Marques Geraldes conhecia na perfeição. Indiretamente o texto deixa no ar a ideia de que era necessária mais autoridade, e essa faltava".

Estamos agora em 1891, o ano derradeiro desta publicação. Chamou-nos à atenção um outro considerando acerca dos colonos que mandávamos para África, no caso vertente Moçambique: “Passagens grátis para Moçambique. O paquete Luanda, da Mala Real Portuguesa, leva de Lisboa para a província de Moçambique grande número de indivíduos a quem o governo resolveu dar passagens grátis. Estes indivíduos não contraem por esse facto qualquer encargo com o Estado. São plenissimamente senhores da sua vontade, tanto na escolha do lugar para onde se destinam como nos meios de vida que aí puderem arranjar. Nós, porém, não podemos deixar de lamentar esta forma porque se deixam embarcar tantos desgraçados, velhos, novos, mulheres e crianças, tudo de embrulhada, sem saberem para onde vão, nem ao que vão. Não é esta decerto a emigração de que carece Moçambique.”

Com o título Carta sobre a Guiné temos agora a transcrição do jornal O Economista de um documento de Teixeira de Aragão referente à alienação da nossa possessão da Guiné:
“Alienar colónias é um princípio que nos parece dever ser olhado com todo o cuidado, e sõ extremos quer financeiros quer de ordem política administrativa poderiam desculpar tal passo, depois de esgotados todos os recursos de as fazer florescer. Estudem-se a sério as questões económicas administrativas particulares dos povos da Guiné, envide-se energia e escolham-se funcionários honestos e hábeis e a Guiné terá um futuro desafogado. Pedimos permissão para combater a opinião que se formou acerca da Guiné Portuguesa. A Senegâmbia Portuguesa acha-se exatamente nestas condições: o terreno que ali possuímos é de facto limitadíssimo, não encerra riquezas minerais, e são, por assim dizer, retalhos de que só podemos tirar proveito despendendo quantias fabulosas que nunca poderão ser compensadas. A ilha de Bolama é o maior trato de terreno que ali possuímos, o resto são verdadeiras tiras de terra importantes tais como, Bissau, Cacheu, Farim, Geba, as margens do chamado rio de Bolola, etc. Podíamos, é verdade, estender o nosso domínio até à zona que a última divisão territorial nos concedeu, mas para isso seria necessário sustentar ali uma numerosa força armada, que impusesse respeito ao gentio desenfreado da terra firme, que vivendo unicamente da rapina, bastante numeroso e aguerrido, faz continuas correrias nos terrenos que de direito possuímos. Acima de Geba encontram-se jazigos de ouro, mas aqueles terrenos ficaram compreendidos na zona francesa, pela demarcação a que ultimamente se procedeu. O gentio da Guiné, o mais pacífico, não se sujeita a um trabalho agrícola regular, costumado à sementeira do arroz e à mancarra, suficiente para as suas necessidades e que pouco trabalho lhe dá, difícil será submetê-lo e acostumá-lo a outras culturas. Ora, qualquer destes géneros é pobríssimo; o arroz, geralmente de má qualidade, vermelho a que chamam limpsado, e quase todo consumido na própria província; a mancarra, semente pouco oleosa, tem diminuído o preço no mercado, vendendo-se a buxula (cerca de 35 litros) à razão de 240 reis em fazendas, que pouco mais valem de 400 reis em dinheiro. Concordamos que as hostilidades que temos movido ao gentio da terra firme tenham prejudicado a Guiné, desviando o comércio para as possessões francesas e inglesas; mas também é certo que, em muitas ocasiões, essas guerras têm sido necessárias a fim de pôr cobro aos insultos, correrias e rapinas. Não podemos dizer, com verdade, que a Guiné não seja suscetível de desenvolvimento, mas esta demanda tais sacríficos da metrópole que não julgamos que possam ser feitos, nem, se o forem, possam um dia ser compensados. Julgamos, pois, um benefício e mesmo uma necessidade alienar a não só a Guiné como todas as colónias que, pela sua pequena extensão, não prometam futuro; isto em proveito de outras que, extensas e ricas, nos podem trazer prosperidade.”

(continua)

____________

Nota do editor

Último posta da série de 11 DE OUTUBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24746: Historiografia da presença portuguesa em África (389): Grandes surpresas na publicação "As Colónias Portuguesas", Revista Ilustrada (4) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: