quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24769: Agenda cultural (841): Comemorar o Cinquentenário do 25 de Abril em Torre de Moncorvo - A Guerra Colonial: Conversa/debate com escritores - Mário Beja Santos e Paulo Cordeiro Salgado; moderador António Lopes (Paulo Cordeiro Salgado)


1. Mensagem do nosso camarada Paulo Cordeiro Salgado (ex-Alf Mil Op Especiais da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72), com data de hoje, 18 de Outubro de 2023:

Meus caros Luís e Camaradas de redação do Blogue,
É com muita satisfação que apresento este registo.
Satisfação dupla: por um lado, pelo envolvimento nesta comemoração, fazendo parte da comissão executiva; por outro, ter ao meu lado, para conversar, o Mário Beja Santos, além do moderador António Lopes, também ele militar na reforma (não foi à guerra porque ainda era jovem) e editor sediado em Carviçais, Torre de Moncorvo.
O texto é um pouco longo, mas é assim, Luís e Caros Camaradas.

Mantenhas
Paulo Salgado



COMEMORAR O CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL EM TORRE DE MONCORVO
A GUERRA COLONIAL: CONVERSA/DEBATE COM ESCRITORES

Mário Beja Santos e Paulo Cordeiro Salgado

Moderador António Lopes

Sinopse de ideias para a conversa

Escrever sobre a Guerra Colonial é algo que pode ser levado a cabo sob diversos aspetos e formas.

Quanto a mim, que não pretendo ser herdeiro de qualquer tradição de «melancolia épica, natural acompanhamento do interminável crepúsculo que nos caracteriza», como refere Eduardo Lourenço na sua obra “A Nau de Ícaro seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia” (Gradiva, 3.ª edição, 2004), o que me mantém motivado a escrever foi, e é, o trazer memórias que me ajudaram a crescer e que me têm acompanhado ao longo de uma vida que vai sendo longa. Os tempos passados estão ainda presentes, são o “hoje”. Que reflexo no futuro?

Digo e escrevo com franqueza: às vivências pessoais sofridas na Guerra Colonial, tenho feito juntar o Outro, sendo que este Outro se encontra expressivamente e impressivamente ligado aos vários momentos que, apesar de decorridos em tempos diferentes, estão interligados. Guerra e Raízes – os domínios da minha escrita. O “eu” como ator/narrador, e o “Outro”, como construtor de histórias que se prolongam em mim por diversas formas.

O centro da nossa História, feito de descobertas e de conquistas ao longo dos séculos XV a XVII, feito de encontros e desencontros igualmente durante os séculos seguintes, passou a ser, nas décadas sessenta e setenta, a Guerra. Não uma guerra com caravelas e naus à procura das especiarias e escravos, quase sempre em confronto, algumas vezes em encontros amigáveis com gentes com que nos deparámos, que tinham o seu próprio processo histórico, mas uma guerra agora feita com espingardas e morteiros e obuses e fiats e bombardeamentos e napalm. O que foi uma presença quase planetária, de proselitismo religioso, de comércio afanoso, de poder a estabelecer nem que fosse à força, de curiosidade científica, também, passou a ser uma humilhante saída da aventura do que restava do mundo que percorremos, por incapacidade de compreendermos o processo histórico.

Não sou historiador, nem sociólogo, nem antropólogo, nem psicólogo; sou apenas alguém interessado em factos históricos de que procuro, quer algumas figuras maiores, porque a elas se encarregaram os estudiosos de engrandecer e historiar, quer, sobretudo, personagens menores, ou “arraia miúda” – como lhe chamava Fernão Lopes, esse mestre iniciador, entre nós, da História Viva – e a que Herculano quase três séculos mais tarde apelidava de História da Verdade.

São os meus camaradas que calcorrearam os trilhos, as picadas, as matas, as zonas pantanosas;
são os meus camaradas que vieram do norte e do centro e do sul deste Portugal simultaneamente querido e amordaçado – quase sempre desconhecedores do que andavam a fazer nas matas, vales, planuras, rios e montes de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, regressando alguns, infelizmente, em caixas de pinho como canta o poeta Zeca Afonso;
são as aldeias sem gente, fugida para o longe, para o lado de lá, queimadas as suas tabancas; são as crianças sem pais;
são as mães sem eira nem beira que choram, aqui, neste rincão do sudoeste europeu, e as que lá sofriam com as bombas e com a fome, desesperadamente afastadas dos seus;
são os combatentes pela libertação que deixaram terras por arrotear e se lançaram na aventura de ter como seu o chão que pisam.
São os adeuses nos barcos que levavam os jovens como eu para o inferno das Kalashnikov e dos morteiros e mísseis.
São as cartas e os aerogramas enviados, e as cartas e os aerogramas que traziam esperanças e sonhos de regresso.
Mas são também os reis e conquistadores e frades que navegaram e caminharam pelos mundos, no que foi uma epopeia narrada em Os Lusíadas.
São ainda os chefes que reclamavam, enganados na sua mentalidade serôdia, uma Pátria multirracial do Minho a Timor.
São estas personagens que entram na minha narrativa, que, por certo, fica aquém da prosa estritamente historiográfica.
São igualmente as raízes que me sobraram da infância e juventude. Eis o que agora vos devolvo nos meus livros, porque já me fora entregue pelo Outro. É que tudo se passou como se nada tivesse importância: o mar que nos banhou ao longo de aventuras e desventuras, as andanças de homens e mulheres calcorreando as partes de África, dos Brasis, e do Oriente, e o que vivido foi por muitos de nós destas gerações, mancebos de sessenta e setenta, a morte rondando debaixo dos pés, ou na ponta das espingardas – um verdadeiro desassossego, diria Pessoa…eu gritava (como outros): não quero morrer, não quero morrer, não quero morrer. O acaso, ou talvez as circunstâncias, me levaram às terras da Guiné-Bissau vinte anos depois da guerra, em trabalho de cooperação e, mais tarde, a Angola e Moçambique e S. Tomé e Príncipe – desta maneira, as minhas crónicas são um ir e vir pelo “hoje” e pelo passado – uma mistura só conseguida graças à capacidade que a escrita tem, antecedida pelo pensamento. As multiplicidades psicológicas e existenciais do Outro, os encontros com o Outro, fixaram-se na minha obra, estão vivas. A vida é isto: é ternura, é carinho, é solidariedade, é beleza, é fealdade. Agarrei-me a tudo (a quase tudo), e os dedos empurraram-me para a escrita…

Não pretendo ter na minha escrita qualquer «fixação hipnótica», como escreve Eduardo Lourenço, na obra acima referida. Senti, durante a presença no espaço e no tempo de guerra, guerra dura de que senti, chorando, a morte nos braços, que ruía por completo o Império, se Império Português houve. E, pasme-se, senti, igualmente, que restavam resquícios de um certo “modo português de estar no Mundo”, traduzido especialmente na “pretidão de amor”, expressão que Camões utilizou e viveu, experienciada por mancebos, militares e civis, que se acolhiam, no intervalo de combates, nos braços quentes das jovens mulheres, dando corpo, físico e mental, à teoria lusotropicalista de Gilberto Freire, aproveitada de forma conveniente pelos senhores pensantes antes da eclosão da guerra colonial, que, aliás, se adivinhava.

Mas, afinal, o que é escrever? Afinal, o que é escrever sobre “este” passado histórico, tão recente e tão distante, olhado e compreendido de formas diferentes? Tenho sempre dúvidas: as que decorrem de questões estéticas e éticas. Estéticas, porque há sempre um receio de que não seja bela a manifestação do que escrevo; éticas, porque o discurso que utilizo me coloca perante questões da vida, das mais simples às mais elevadas. Falar do Outro é sempre muito complexo, por estarmos permanentemente a entrelaçar Estética e Ética.

Nas minhas obras já publicadas, por certo outras virão, encontram os leitores uma narrativa que se baseia na História, mas exibe ficção, que mais não seja por razões éticas. Os meus Amigos, o Rogério Rodrigues e o Mário Tomé, que prefaciaram e ou apresentaram dois dos meus livros, juravam, com a bondade que os caracteriza, que estas narrativas continham em si a dimensão nobre de “contos históricos” – porventura serão. Pareceu-lhes, creio, um desejo, um desafio, lúdico, o meu.

Em “Guiné – Crónicas de Guerra e Amor” e “Milando ou Andanças por África”, também em “7 Histórias para o Xavier”, permanecem fixamente factos e personagens, com que deparei nas minhas leituras e minhas diversas passagens por África, e nas Raízes do meu canto aldeão transmontano – o Larinho, aldeia do concelho de Torre de Moncorvo, que entregou a Salazar e Caetano três soldados…
Neste momento, para eles a minha saudade e admiração. O meu respeito.

Paulo Cordeiro Salgado

____________

Nota do editor

Vd. poste de 17 DE OUTUBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24765: Agenda cultural (840): Síntese da minha comunicação destinada à conferência "Comemorar o Cinquentenário do 25 de Abril", realizada nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2023, iniciativa da Câmara Municipal da Torre de Moncorvo (Mário Beja Santos)

Sem comentários: