sexta-feira, 19 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25762: Efemérides (443): Hoje, no dia do 139º aniversário natalício de Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), e na inauguração do seu Museu, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, o Papa Francisco deu-nos a graça e a honra da Sua Benção (João Crisóstomo)


Imagem de Aristides de Sousa Mendes 
(1885-1954), adapt. com a devida vénia
do programa oficial da inauguração
da antiga Casa do Passal (*)


1. Mensagem de hoje, às 08:45, do nosso amigo e camarada João Crisóstomo, que é um dos convidados de honra  da sessão de inauguração do Museu Aristides de Sousa Mendes, Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, sessão que acabou de se realizar às 13:00 locais, conforme programa que divulgámos (*):

 Caríssimos, 

 Quando tiver tempo enviarei melhor... A inauguração consta de três dias:  ontem (pré-inauguração) foi para a família, "visa recipients" e alguns mais; 19 inauguração oficial que se prolonga no dia 20. 

Para já aqui está algo de relevante: Dia 18: Um dia em cheio. O tema "Dia da Consciência" ficou em lugar de honra no museu: o texto está em Inglês e português; até me deram uma medalha.

... E a meio da tarde recebi esta mensagem do Vaticano que eu já não esperava. Vou lê-la hoje durante a cerimónia da inauguração, depois da mensagem do António Guterres. 

Abraço, João.



Carta de 18 do corrente, enviada ao João Crisóstomo, pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, com a mensagem do Papa Francisco, dando a sua benção a todos os participantes na sessão de inauguração do Museu Aristides de Sousa Mendes, hoje às 13h00, em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal (*). A mensagem foi lida pessoalmente pelo João Crisóstomo, a seguir à mensagem (gravada) do presidente das Nações Unidas, o português e beirão António  Guterres.

2. Esta mensagem de Sua Santidade veio como anexo, na mensagem do Secretário de Estado do Vaticano, recebida ontem à tarde pelo João Crisóstomo, em Carregal do Sal, onde se encontrava como convidado para a cerimónia de hoje:


Carregal do Sal > Cabanas de Viriato >
Museu Aristides de Sousa Mendes >
18 de julho de 2024 >
A alegria do João Crisóstomo  por ver
que o tema do "Dia da Consciência"
tem o devido destaque neste novo espaço
de memória.
Foto: Vilma Crisóstomo (2024)
Dear Mr. João,

Thank you very much for your e-mails, dated 27 June and 9 July last. First of all, I extend my best wishes on the occasion of your 80th birthday. Although with delay, they are sincere and especially backed by prayer, which I also make for your health. I hope that you are gradually recovering and can continue, even if in a reduced manner, your meritorious activity.

I am sending you in attachment a message from the Holy Father Francis for tomorrow, on the occasion of the inauguration of the restored birth house of Aristides de Sousa Mendes, in Carregal 
do Sal, Portugal. It is, as you see, a written text, 
but the Pope now accepts to make videos only very rarely and only for very special circumstances. You, however, 
can read it in public.

I hope that tomorrow’s initiative, with the participation of the President of the Portuguese Republic,  will be successful and will help spread his message 
through this centre that will become the new headquarters for the “Day of Conscience.”

With warmest regards and best wishes.
X Pietro Card. Parolin
SECRETARY OF STATE

Tradução do inglês para português (Google Translate | LG)

Meu caro João, muito obrigado pelos seus e-mails datados de 27 de junho e 9 de julho passado. 

Em primeiro lugar, apresento-lhe os meus melhores votos por ocasião do seu 80º aniversário natalício. Embora com atraso, são sinceros e principalmente apoiados na oração, que faço também pela sua saúde. Desejo que esteja a recuperar gradualmente e possa continuar, ainda que de forma reduzida, a tua meritória actividade. 

Envio-lhe em anexo uma mensagem do Santo Padre Francisco para amanhã, por ocasião da inauguração da casa, agora restaurada,  onde nasceu Aristides de Sousa Mendes, em Carregal do Sal, Portugal. É, como vê, um texto escrito: agora o Papa  só muito raramente,  e apenas em circunstâncias muito especiais, aceita fazer vídeos . No entanto, o João pode lê-la em público. 

Espero que a iniciativa de amanhã, com a participação do Presidente da República Portuguesa, seja um sucesso e ajude a difundir a sua mensagem através deste centro que passará a ser a nova sede do “Dia da Consciência”. 

Com os mais calorosos cumprimentos e melhores votos. Cardal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

3. No passado dia 9 de julho de 2024, 01:16, o João Crisóstomo tinha feito, por email, o  seguinte pedido ao Secretáro de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin (reproduzimos apenas a versão em português,  tradução do inglês, da nossa responsabilidade):

Eminência,

A pedido do Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Dr. Paulo Catalino, no dia 27 de junho enviei uma carta a Sua Santidade solicitando a Sua Bênção para a inauguração da antiga casa de Aristides de Sousa Mendes.

Enviei esta carta à sua atenção, pedindo a Vossa Eminência que fosse nosso advogado junto de Sua Santidade para nos conceder a Sua Bênção, mas, lamento dizê-lo, nem sei se a carta chegou a si e a Sua Santidade.

No dia 19 de julho de 2024, aniversário de nascimento de Aristides de Sousa Mendes, a sua antiga casa, agora restaurada e inaugurada neste dia, será a nova sede do Dia da Consciência. Venho pedir uma curta mensagem, em vídeo, tal como o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, concordou em fazer para este evento, que será presidido pelo Presidente de Portugal, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Ciente dos muitos assuntos prementes que todos os dias chegam à mesa de trabalho de Vossa Eminência, atrevo-me ainda a pedir-lhe que não o esqueça e nos conceda esse favor, como forma de alimentar o interesse pelo "'Dia da Consciência'". Este, embora baseado no testemunho de Aristides de Sousa Mendes, em 17 de junho de 1940, será celebrado a partir de agora na mesma semana em que as Nações Unidas celebram o seu “Dia Internaconal da Consciência" (“para evitar qualquer ideia, mesmo involuntária, de competição e proselitismo”, como disse um ilustre diplomata português). 

Aguardando o favor de sua resposta, meu pai e amigo, imploro a Deus, Nosso Senhor, que o abençoe a si e a Sua Santidade. 

João Crisóstomo (**)




O João Crisóstomo, no Museu Aristides de Sousa Mendes, 
lendo hoje às 13h00 a mensagem do Papa Francisco,
enviada expressamente para saudar (e "unir-se de coração" com)
todos os que vieram a Cabanas de Viriato "não apenas para homenagear 
mas para beber do legado de um homem perito em hunanidade 
e justo entre as nações". 

Foto enviada pelo Valdemar Queiroz, obtida do Telejornal, 20h00, RTP1.

______________

Notas do editor:

(**) Último poste da série > 10 de junho de 2024 > Guiné 61/74 - P25627: Efemérides (442): Comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, promovida pelo Núcleo de Matosinhos da LC, em colaboração com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, levada a efeito na Freguesia de Leça da Palmeira (LC / Carlos Vinhal)

10 comentários:

Valdemar Silva disse...

João Crisóstomo, apareceste no telejornal da RTP1 e saquei uma fotografia quando discursavas na inauguração da Casa Museu Aristides Sousa Mendes que tu também foste extraordinário para este grande acontecimento que muito engrandece o nosso país.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

p.s. enviei via email a fotografia que tirei.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, ainda fui a tempo de editar a tua foto. Foste oportuno. Obrigado. O nosso João merece. Espero poder ainda estar mais uma vez com ele (e a Vilma) antes de partir para Nova Iorque no dia 23 do corrente. Um abração. Luis

Tabanca Grande Luís Graça disse...


João, sei (pelo Rui Chamusco) que regressas à Lourinhã amanhã ao fim da tarde.

Aqui tens o nosso modesto contributo para este dia de grandes emoções para todos os amigos da causa de Aristides de Sousa Mendes, a começar pelos seus descendentes, os "visa recipients" que ainda estão vivos e/ou seus descendentes, a sua Fundação, os seus conterrâneos, todos, nós, portugueses, e em especial e todos aqueles como tu, o António Rodrigues e tantos outros, portugueses e estrangeiros, que ao longo destes anos todos têm batalhado pela reabilitação da memória do ilustre filho de Cabanas de Viriato, português e cidadão do mundo.

Se tiveres tempo e te lembrares, deixa, no livro de honra do Museu, duas linhas de apreço, em nome do nosso blogue, ao município e às gentes de Carregal do Sal pela concretização deste novo espaço de memória.

O Aristides de Sousa Mendes tem cerca de 4 dezenas de referências no blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Aristides%20Sousa%20Mendes

Bom regresso. Luis

Anónimo disse...

Finalmente fez-se justiça a um homem bom, grande diplomata, que honra o nome de Portugal. Agora, os imensos descendentes dos judeus que ele salvou, na sua visita anual a Portugal têm oportunidade de ir a Cabanas de Viriato e contemplar um pouco da História de Sousa Mendes; sei que quando eles contemplam o livro com o registo dos vistos propriedade do Arquivo do MNE, alguns não conseguem reter as lágrimas; compreende-se a sua emoção.
Albertino Ferreira

Eduardo Estrela disse...

Aristides de Sousa Mendes pagou cara a ousadia de ter desobedecido às ordens do ditador. Fez o que lhe ditava o coração e com o seu gesto ganhou a admiração e estima dos que salvou e dos agora seus descendentes.
Bem hajam o João Crisóstomo e todos aqueles que tiveram a coragem de contribuir para o reconhecimento da obra do diplomata, tendo como exemplo mais recente a inauguração do museu com o seu nome.
Abraço fraterno
Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Está também na altura de este país reconhecer as "boas ações" que o luso-americano João Crisóstomo tem feito por nós, portugueses e lusófonos, em campanhas que tiveram algum mediatismo e sobretudo eficáca, como a defesa das gravuras de Foz Coa, a autodeterminação de Timor Leste e a reabiltação da memória de Aristides de Sousa Mendes...

Muita gente não sabe que o João Crisóstomo é um ativista social, não é um diplomata... Mas consegue ter relações privilegiadas com muita boa gente nesta "aldeia global", a começar pelo Vaticano e a imprensa de Nova Iorque...

Anónimo disse...

São pessoas como o João Crisóstomo e o António Rodrigues que merecem estar no pedestal virtual das nossas consciências, porque se não fossem eles a dar os primeiros passos no sentido da protecção do edifício e da difusão da ideia da recuperação da memória desse grande português que o regime de Salazar estupidamente votou ao ostracismo, não teríamos hoje uma obra que é um orgulho para os portugueses e especialmente para os munícipes do Carregal do Sal.

Obrigado

carvalho de Mampatá

Manuel Luís Lomba disse...

Tenho orgulho e também vaidade em ter como camaradas o João Crisóstomo - sentimentos extensivos ao Luís Graça e a todos os camarigos.

Bem hajam
Abr.

Carlos Vinhal disse...

É uma honra ter entre os nossos amigos o João Crisóstomo, um homem do Mundo, que se preocupa com as causas mais nobres e não deixa apagar a memória dos Portugueses que foram notáveis ao longo dos tempos, como é o caso de Aristides Sousa Mendes.
Todas as honrarias que forem atribuídas ao nosso amigo João ficam muito aquém do seu valor enquanto pessoa interventiva.
Bem hajas amigo João Crisóstomo.
Para ti e para a tua esposa Vilma, as minhas saudações e os votos de muita saúde.
Carlos Vinhal

Hélder Valério disse...

Já chego tarde a este rol de comentários.

Muito do que poderia dizer já está por aqui e por isso não me devo repetir.
Quero apenas frisar que também me sinto honrado por ter a amizade (que é recíproca) do João Crisóstomo e que também tenho orgulho no que tem conseguido fazer em prol de causas bem nobres.

Um grande abraço de agradecimento e de reconhecimento.

Hélder Sousa