quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Guiné 61/74 - P26007: Manuscrito(s) (Luís Graça) (256): Porto Santo, e a África aqui tão perto - Parte I


 Foto nº 1


Foto nº 2



Foto nº 3


Foto nº 4


Foto nº 5


Foto nº 6


Foto nº 7


Foto nº 8

Região AQutónoma da Madeira, Porto Santos > 28 set - 3 ou 2024

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2024). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Toda a gente já tido vindo a Porto Santo, menos eu. A minha neta chama-lhe a "Madeira Pequenina". Vem cá todos os anos. Decidi (eu e a Alice, mais um casal amigo) a ir lá passar uma semana.  Num hotel com tudo pago e bar aberto...  Nesta altura do ano, é o turimos sénior quem mais ordena,  mais os escandinavos (nomeadamente dinamarqueses) que vêm jogar golfo. 

Há 3 anos que eu não me metia num avião. A última vez fiquei "pendutadeo" num avião da EasyJet, durante quase duas horas, à espera do elevador da MyWay...Não tem graça nenhum um gajo andar de muletas num aeroporto. ou empurrado numa cadeirinha de rodas. Conheci um brasileiro, uma guineense e uma angolana até chegar ao elevador da My Way. Fui ´o último a sentar-me no meio lugar, no avião.

 O aeroportoo está irrecomnhecível. A 10 minutos do aeroporto, levento.me às 6 da manhã para apanhar um táxi às 6h30  e partir às 9h20 para Porto Santo. A TAP agira nemum cafezinho nos serve à borla. 

Não levo grandes expetivas. Apenas o portátil, a máquina fotográfica, o bloco de nitas, uma esferográfica e um lápis, mais quatro livros. A meio da estadia já fui a quase todos os sítios da ilha, visitáveis.  Deixo aqui as primeiras fotos, numeradas mas sem legenda, esperando que o meu amigo e coeditor Carlos Vinhal se ofereça para as legendar...

Há uma calor e humodade que me fez lembrar África. De resto, aqui presente no hotel,  onde particamente todos os empregados de mesa, resturante e quartos são estranmgeiros: são timenses, guineenses, angolanos, brasileiros, argentinos, nepaleses, chineses,  etc. Mão de obra sazonal, formandos em hotelaria, , etc., que ajudam a salvar o turismo portossantense... No píncaro do verão, a a populaçáo (5 mil habitantes) chega a ser oito vezes mais, diz-me o condiutor do jipe...

A ilha surpreendeu-me, pela positiva, nalgumas coisas: a riqueza geológica, a "fauna" humana,  a produção e gestão da ãgua e da engergia...

A menina, muçulmana, que se me serve à mesa o vinho tinto é uma lindissima guineense, de 22 anos, de apelido Baldé Camará: conversa puxa conversa, vim a saber que era neta do régulo de Canhanima, fuzliado pelo PAIGC, e sobrinha-neta ou bisneta do rei dos Nalus, o Salifo Camará, falecido em Cabedu, em 2011, herói da libertação da pãtria... 

O parto (trágico) da Guiné-Bissau está bem presente na história da sua família: pai, fula; mãe, nalu... Tentei "partir mantenha em fula", mas ela já não fala a límgua dos avós...
____________

Sem comentários: