Foto nº 1 > Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Cacheu > 4 de dezembro de 2024 > Vista da cidade a partir do porto
Foto nº 2 > Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Cacheu > 4 de dezembro de 2024 > Canoas nhomincas, com pinturas originais, no porto de manutenção, na margem esquerda do rio Cacheu
Foto nº 3 > Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Cacheu > 4 de dezembro de 2024 > Porto de pesca, na margem esquerda do rio Cacheu (1)
Foto nº 4 > Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Cacheu > 4 de dezembro de 2024 > Porto de pesca, na margem esquerda do rio Cacheu (2)
Foto nº 5A> Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Cacheu > 4 de dezembro de 2024 > Barbo, com 26.4 kg pescado no rio Cacheu (1)
Foto nº 5 e 5A > Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Cacheu > Barbo, com 26.4 kg pescado no rio Cacheu (2)
Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Mensagem do Patrício Ribeiro (nosso "embaixador em Bissau", colaborador permanente, com o pelouro de ambiente, geografia e economia da Guiné-Bissau; português, natural de Águeda, da colheita de 1947, é o mais "africanista" de todos nós; criado e casado em Nova Lisboa, hoje Huambo, Angola, ex-fuzileiro em Angola (1969/72), a viver na Guiné-Bissau desde 1984, fundador, sócio-gerente e ex-director técnico da firma Impar, Lda; membro da nossa Tabanca Grande desde 6/1/2006; tem 173 referências no blogue).
Data - sábado, 7/12/2024, 19:27
Assunto - De Bissau ao Cacheu, passando pelo Bachile
Luís,
Este foi mais um dos meus passeios esta semana, entre Bissau e Cacheu, passando por Canchungo e Bachile, e dormindo em Cacheu.
Envio algumas (15) das fotos que tirei com o meu telemóvel.
Como a internet tão fraca, não sei quando as vais receber.
Abraço, Patrício
___________
Nota do editor:
6 comentários:
Patrício: não está mal de todo a tua "Net"... Recebi as 15 mensagens tuas, cada uma com o seu anexo (1 foto com razoável resolução, c. 400 kb, cada), entre as 7 da tarde de sábado, dia 7 (a maior parte) e 4 da manhã do dia seguinte (a última)...Umas ainda por volta da meia noite e tal.
Mereces ser condecorado no 10 de junho. É incrível como ainda não o foste... Tu, "pai dos tugas da Guiné-Bissau", e outros bravos portugueses da nossa diáspora, como o João Crisóstomo, o "nosso embaixador" em Nova Iorque...
Acho que o Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portugueses tem andado distraído... Ou então não lê o nosso blogue...(que só este ano já tem mais de 1,2 milhões de visualizações, nada mau...).
Sempre agradecido, pelas fotos que envia do nosso degredo.
Abílio Duarte - C-ART.2479/ C.Art.11
Ainda me lembro, um dos meus vizinhos, pescador, nos anos 50, apanhar uma garoupa de quase do tamanho dele (p'raí de metro e meio e muitas dezenas de quilos)...Foi uma festa, tiraram-se fotografias...No tempo em que não havia ainda a pilhagem sistemática das nossas águas, e muita gente das aldeias ribeirinhas da Lourinhã eram mariscadores-recoletores, andavam ao polvo, à sapateira, ao camarão, aos ouriços, às lapas, aos mexilhões... (Tudo petiscos de tasca, no meu tempo de menino e moço).
Já estou à espera das fotos do Bachile, onde - ainda antes do "batismo de fogo" - nos primeiros dias de Dezembro/71, estive a correr os primeiros riscos, ao ajudar a retirar do campo minado à volta da Tabanca, um grupo que tinha ficado paralizado, porque uma das botas da tropa do respectivo comandante (um alferes), tinha ido pelos ares e também de Canchungo (no meu tempo,Teixeira Pinto), onde passei a maior parte da comissão.
Desde já, agradeço ao Patrício.
Um abraço para todos!
O Patrício Ribeiro é credor do meu reconhecimento e gratidão pelas reportagens que nos oferece sobre as paisagens da actualidade da Guiné, mantendo-nos informados da realidade da Guiné.
Um grande abraço.
Carvalho de Mampatá
Patrício, mais umas belas fotografias.
Imagino uma posta desse barbo grelhada na chapa, não muita grossa para se poder tirar as espinhas que devem ser bem grandes.
Patrício agora só faltam as fotos da nova Avenida de Bissau que a rapaziada ate vai dizer
que é no Algarve.
Saúde da boa
Valdemar Queiroz
Enviar um comentário