quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Guiné 61/74 - P26337: O nosso blogue em números (99): em 2024, ultrapassámos as nossas melhores espetativas, publicando 1307 postes, cerca de 3,6 por dia




Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2024)


1. Esperando que o 2025 seja melhor do que o de 2024  (sonhar e ter esperança ainda não pagam imposto...), vamos por estes dias fazer o balanço da nossa atividade bloguística ao longo do ano (bissexto)  de 2024, em que também comemorámos ( sem pompa nem circunstância, acrescente-se)  os 20 anos da nossa existência na Net. 

É já um saudável hábito fornecer alguns elementos do nosso "relatório & contas", aos nossos grão-tabanqueiros (isto é, aos membros registados no blogue da Tabanca Grande, na verdade os "nossos sócios" ou "acionistas", ou "shareholders", em inglês), incluindo os nossos editores, autores, colaboradores permanentes, comentadores, leitores e todos os demais "stakeholders" (aqueles  para quem o nosso blogue é também uma valiosa fonte de informação e conhecimento: estudantes,  professores, viajantes, jornalistas, investigadores, etc.)

É também uma forma de  cultivar a nossa "memória" como antigos combatentes da Guiné que têm direito a deixar um rasto da sua existência e da sua história de vida, quer como oficiais e sargentos do exército português do quadro permanente ou do quadro de complemento quer como praças, sargentos e oficiais do contingente geral.

 E começando pelo Gráfico nº 1, vê-se que "ainda continuamos vivos", ao fim de 20 anos a "blogar" (na realidade, a data de nascimento do blogue foi 23/4/2004, embora nesse ano só tenhamos publicado... quatro postes!).

Nenhum de nós provavelmente estava à espera de uma tão grande longevidade para o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Como reconhecem os especialistas, vinte anos na Internet é uma eternidade. Alguns dirão que já somos um "fóssil"... Apesar do nosso envelhecimente, da !jubilação", da doença ou da morte de alguns dos nossos melhores colaboradores, do nosso cansaço generalizado, da progressiva depreciação do filão das nossas memórias,etc., acabámos de publicar em 31 de dezembro de 2024 o poste P26331. 

 2. Como, de resto, já aqui assinalou o nosso querido  coeditor Carlos Vinhal em poste anterior, o número de postes publicados, durante o ano de 2024, foi de 1307, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior (1089 em 2023). E ultrapassou mesmo o ano de 2017, o melhor dos últimos oito anos (*)

Como é sabido,  o nosso recorde, inultrapassável, foi o ano de 2010, em que atingimos um valor máximo, histórico, de 1955 postes publicados (!) (cerca de 5,4 postes por dia)...  

A partir daí, verifica-se  uma tendência descrescente, que faz parte da "ordem natural das coisas"... (No Gráfico nº 1, dá para perceber a "montanha"que subimos, desde o início, e que agora estamos a descer, naturalmente; entrámos em "velocidade de cruzeiro" a partir de 1 de junho de 2006)...

Em 2024, subimos a média mensal de postes (108,9) e a média diária (3,57). Bem melhor do que o ano anterior (em que o número médio mensal das publicações foi de 91, ou seja 3 por dia) (**)... 

Nada disto seria possível sem a persistência, a lealdade, a dedicação, a carolice... do núcleo duro de uma pequena equipa de editores, autores, colaboradores permanentes (onde é justo destacar o nome do Carlos Vinhal, um dos nossos "históricos": está connosco desde março de 2006, há quase 19 anos!)...E, claro, sem o estímulo, o apoio e a crítica dos amigos e camaradas da Guiné que lêm, comentam  e divulgam o nosso blogue. Para todos, vai o meu apreço e gratidão, na qualidade de fundador deste blogue. 

PS - Pode haver pequenas discrepâncias entre os meus números e os números do Carlos Vinhal: cada um tem as suas "bases de dados" (em excel), com que trabalha, e que ainda não foram ao "aferidor"...Por exemplo, em relação a 2017 ele aponta para 1262 o nº de postes publicados (***), e no meu gráfico aparecem mais uns vinte (1282). O erro é seguramente meu: são os números do Blogger (e que devem incluir alguns postes publicados já no princípio de 2018) mas ainda não tive tempo (nem pachorra...) para o corrigir . (Fá-lo-ei amanhã ou depois.) Espero que ele me perdoe, mesmo sabendo eu que ele é uma pessoa intelectualmente honesta e rigorosa. Mas fica aqui, para já, a confissão (pública) de um pecadilho meu...

2 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Como referi no poste anterior, em cada ano conto as publicações a partir da primeira no dia 1 de Janeiro até à última do dia 31 de Dezembro. Em 2017, o primeiro poste do dia 1 de Janeiro foi o P16900 e o último do dia 31 de Dezembro foi o P18160. Como diria um famoso político da nossa praça, é só fazer as contas.
Carlos Vinhal
Coeditor

Carlos Vinhal disse...

Fiz um pequeno acerto no poste anterior porque na verdade em 2017 publicaram-se 1261 postes. Peço desculpa por induzir o Luís em erro.
Já agora lembro que o Blogue quantifica as publicações semanalmente independentemente de no meio haver transição de mês ou de ano. Eu faço registos mensais de 1 a 28/29/30/31 conforme os meses.
Estão justificadas as discrepâncias com o Luís e o Blogger.
Se repararem, a contagem de 2024 só terminará no dia 5 de Janeiro de 2025 o que vai originar um erro grosseiro apreciável.
Carlos Vinhal
Coeditor