Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Guiné 61/74 - P27582: Prova de vida e votos de boas festas 2025/26 (17): O "Bom Natal" já passou e foi, alegadamente, uma época para manifestarmos o melhor de cada um de nós... (Hélder Valério de Sousa, ex-Fur Mil TRMS/TSF)

Créditos: Pinterest.pt


1. Mensagem do nosso camarada Hélder Valério de Sousa, ex-Fur Mil TRMS, TSF  (Piche e Bissau, 1970/72), com data de 28 de Dezembro de 2025:

Caros amigos,
Estamos agora em plena época das "Festas Felizes", balizada pelo "Bom Natal" e pelo "Bom Ano Novo".

O "Bom Natal" já passou e foi, alegadamente, uma época para manifestarmos o melhor de cada um de nós, vivendo em harmonia familiar, em amizade, em são convívio, perdoando as ofensas e retomando o que se teria perdido ao longo do ano. Claro que entre as correrias para compras várias, para os jantares da "Consoada", para as prendas (ou "simples lembranças"), pouco tempo terá sobejado para pensar na razão de ser do Natal. Mas isso, certamente, terá sido assessório....

Estamos prestes a entrar nos grandes desejos, ou formulação deles, para o Novo Ano. Não tem mal algum fazermos essas "declarações de intenções", mas melhor seria se se conseguisse alguma aproximação entre os desejos e as realidades.

Vou-me atrever a "dizer coisas" que, como vocês bem sabem, é apanágio dos que "não falam, apenas dizem coisas".

Então, apesar de ter muita dificuldade em vislumbrar algo de positivo nos tempos que se aproximam, no plano internacional e também no plano nacional, declaro que me vou esforçar para continuar a ser "ingénuo", a querer acreditar que "há pessoas boas", que essas vão conseguir sobreviver à maldade e que isso irá permitir que o "Bem" vença o "mal".
Portanto, em termos de formulações, posso dizer que é meu desejo que a harmonia aumente e se cimente entre nós, que as diferenças existentes (e que assim continuem, pois a diversidade é que pode fazer com que a soma das partes seja maior) não sejam pretexto para divergências, que o conjunto concorra para elevar o nosso comum desempenho.

Claro que também desejo "saúde para todos".

Hélder Sousa

_____________

Nota do editor

Último post da série de 24 de dezembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27569: Prova de vida e votos de boas festas 2025/26 (16): João Rodrigues Lobo, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Transportes Especiais do BENG 447; João Câmara, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3327 / Pel Caç Nat 56 e Tabanca do Centro

4 comentários:

Alberto Branquinho disse...

Olá, Helder!

Estamos bibos! E foi Natal!
E vem aí um Outro Ano!
Abração

Eduardo Estrela disse...

Tal como tu Hélder, também vou fingir que sou ingénuo. Obrigado pelos teus votos. Tudo de bom para ti e para quem te cerca.
" Saúde da boa "
Abraço
Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Hélder, ultrapassados os teus problemas de saúde, quero que saibas que fazes cá falta. Afinal, és o provedor dos nossos leitores. Que Deus, Alá, os bons irãos e os senhores da guerra deste mundo nos "protejam" em 2026...Acho que estamos a regredir aos tempos medievos dos servos & suseranos... Tive esta noite um mau agoiro, um pressentimento: que não nasci livre (em 1947) nem vou morrer livre ( em data a anunciar, se houver liberdade de expressão nessa altura, espero que seja lá para 2046, não quero chegar aos 100)...

Hélder Valério disse...

Caros Amigos, registo com agrado as observações do Branquinho e do Eduardo.
Quanto ao Luís Graça devo dizer que isso de "ultrapassados os problemas de saúde", é sempre relativo. De facto cá estou agora "quase operacional" mas falta o "quase". Sim, estamos realmente em regressão civilizacional mas não nos devemos deixar atemorizar por isso. E nada de "premonições" derrotistas. Vamos em frente! Abraços.