1. Em mensagem do dia 25 de Maio de 2012, o nosso camarada António Dâmaso* (Sargento-Mor Pára-quedista
do BCP 12, na situação de Reforma Extraordinária) enviou-nos a primeira de quatro partes de um trabalho onde descreve a "Operação Mamute Doido" realizada no âmbito dos trágicos acontecimento que marcaram Guidaje** e as NT naquele fatícico mês de Maio de 1973.
OPERAÇÃO "MAMUTE DOIDO" (1)
ESTADIA EM BINTA E SAÍDA ATÉ CUFEU
A. Dâmaso
Muito se tem dito e escrito acerca desta operação e dos motivos que levaram à mesma, contudo há indivíduos que nunca passaram pelo Cufeu, não têm conhecimento das condições do terreno na altura, no entanto falam como se tivessem por lá passado, para mim, militares que por lá passaram pertencentes à CCAÇ 19, Destacamentos de Fuzileiros, Companhias de Comandos, CCP 121, CCAV 3420 e outros que deixaram lá os corpos dos camaradas, sangue, suor e lágrimas, esses sim, assiste-lhes o direito de se pronunciarem sobre as suas vivências naquele local, desde que não divaguem porque se passou muito tempo.
Vieram dois militares que estiveram na emboscada dizer que tinha sido “aqui”, só que eles estavam na retaguarda da coluna, outro andava nas alturas, quem esteve na chamada zona de morte fui eu o “aqui” deles não corresponde com o meu, também disseram que morreram os três primeiros o que também não é verdade porque o 3.º era eu e estou cá, infelizmente morreram o 1.º, 2.º, 5.º e o penúltimo, seguindo as orientações do Blogue de Luís Graça, “não deixes que sejam os outros a contar a tua história”, segue a minha versão dos acontecimentos na primeira pessoa.
Fui contactado pela TVI para lá ir em Fevereiro de 2007, de início acedi, tratei de passaporte e vacinas, só num dia levei quatro, mas por motivos de saúde declinei, acabando por ter ido o camarada Victor Tavares que pertencia ao 2.º Grupo que no momento em questão ia nas últimas posições na Coluna, julgo que o camarada Victor Tavares deu melhor conta do recado do que tivesse sido eu. Posteriormente quando foram entregues os restos mortais aos familiares, estava em Castro Verde uma repórter da RTP quando soube por alguém que eu tinha estado no local, tentou-me entrevistar mas quando eu lhe disse que não era capaz de falar no assunto sem me comover, foi compreensiva e não insistiu, ainda hoje tenho muita dificuldade em falar sobre o assunto.
Passando aos factos, depois de terminada a Operação Ametista Real, como comandante Interino do 3.º Grupo de Combate da CCP 121, ficamos em Binta à espera de uma coluna de viaturas de reabastecimento a realizar entre Farim e Guidage, a Companhia ir fazer segurança.
As conversas ouvidas em Binta no momento, eram que uma coluna de reabastecimento tinha sido emboscada pelos “turras”, que tinham feito um grande número de mortos, tinham incendiado as viaturas e levado as granadas de morteiro 81 e depois as devolveram pelos ares através dos morteiros 82, para o quartel de Guidage.
Em Binta não vi nenhum obus mas vi uma base de fogos de morteiros 81, já posicionados em várias direcções, sobre os morteiros dizia-se que em determinada altura em que o Aquartelamento foi atacado, quando foram para repelir o ataque, encontraram os tubos com terra no fundo, impedindo que as granadas percutissem, era este o “jornal de caserna”.
Em Moçambique, no ano de 1970, na operação “Nó Górdio”, em que por causa das minas, para se realizar uma coluna de viaturas era necessário a Engenharia abrir picada nova (estrada), fiquei pasmado como é que os chefes militares descoraram esse pormenor e até fiz um comentário em relação a isso a um tenente, que hoje é general que também lá estava nessa operação.
Agora passo a descrever a minha vivência nessa operação, que vale o que vale por se tratar da minha ”verdade”:
No dia 22MAI73, tivemos um briefing na sala de operações da Companhia do Exército sediada em Binta, onde foram apresentados e discutidos os tópicos relacionados com a citada operação.
Foi-nos dito que no dia 23MAI73, a minha Companhia (CCP 121) ia fazer guarda avançada de flanco esquerdo, em protecção à coluna de viaturas de reabastecimento ao Aquartelamento de Guidage, junto à fronteira Norte.
Guiné > Região do Cacheu > Carta de Binta (1954) (Escala 1/50) > Detalhes: posição relativa de Binta, Genicó, Cufeu e Ujeque (na picada Binta - Guidaje).
Depois de analisar a carta topográfica em questão, no quadro da sala de Operações da citada Companhia, vendo que a zona era bastante aberta, (com pouca mata) alertei o meu Comandante de Companhia para a utilidade de se levarem mais granadas de morteiro de 60mm, no que ele concordou e pedimos dois cunhetes destas granadas ao Comando de Binta, granadas essas que foram distribuídas pelos meus homens, atadas no equipamento com cordel, em virtude de calhar ao meu Grupo de Combate ir à frente na zona mais perigosa.
Seguidamente transmiti aos homens sob o meu comando, o tipo da missão, a perigosidade da mesma, a nossa posição no local crítico que era na frente da coluna, quanto à posição, testa da coluna na zona crítica, não me recordo se os critérios tiveram a ver com escala, rotação ou escolha.
Saímos de Binta no dia 23 pelas 6 horas da manhã, seguimos até ao cruzamento com a picada que vinha de Farim, tomamos posições defensivas e aguardamos pela coluna de viaturas que vinha de Farim, o que aconteceu cerca das 8 horas.
Iniciou-se a coluna tinha progredido pouco, a progressão era lenta, porque os picadores tinham de ir picando o terreno, para detecção de minas anti-carro e outras, como ia com atenção ao terreno, comecei a ver cepos de onde tinham sido cortadas árvores centenárias, talvez até milenares, apercebi-me que as viaturas se iam desviando para a direita para fugirem ao campo minado.
Quando atingimos a zona de Genicó, começámos a ouvir rebentamentos à nossa direita para os lados da picada, através do rádio ouvi que tinham deflagrado uma mina anti-carro e várias anti-pessoal que causaram várias baixas nos picadores, face a este incidente, houve um compasso de espera e passado muito tempo, o comandante do COP 3, Major Correia de Campos resolveu dar ordem para a coluna voltar para trás.
Ficámos um pouco parados em posição defensiva, até que o Comandante de Companhia recebeu ordem do PCA (Posto de Comando Aéreo) para continuarmos rumo a Guidage sem a coluna, no momento pensei que não fazia sentido continuarmos sem a coluna, mas ordens eram ordens e na tropa eram para serem cumpridas.
Continuamos a progressão sempre à esquerda da picada, mais ou menos a meio caminho entre Genicó e Cufeu, fizemos uma paragem para comer uma “bucha”, a mata era aberta e cheia de clareiras sentíamos o efeito do calor abrasador, traduzindo-se em suor e muita sede.
Continuámos a progressão cada vez mais sedentos, mais ou menos entre 500 e os 1000m do Cufeu, obliquamos para atravessar a picada para a direita e de seguida o meu pelotão passou para a frente como estava estipulado, calhando ser a 1.ª a secção a ir à frente, descemos uma encosta e já em terreno plano, obliquámos para a esquerda, na leitura de sinais, observamos algum silêncio anormal, pelo que foi dado sinal para se manterem atentos, a nossa progressão era como que em ziguezague.
O apontador de reserva do morteiro que passou a efectivo, tratava-se do Vitoriano, um Pára de alcunha Lisboa, e que quando o meu pelotão passou para frente, por ordem minha passou para a quinta posição na coluna, porque a meu entender, dadas as características do terreno e vegetação, por ser uma arma importante de defesa em caso de emboscada, o que se veio a verificar.
Era usual nas progressões a corta mato, que era o caso, ir um municiador à frente para abrir picada, se necessário, eu até cheguei a ir à frente para não serem sempre os mesmos, mas naquele dia, tendo em conta a mata ser aberta, com muitas clareiras, quem foi para primeiro lugar foi o apontador de metralhadora, da secção que calhava ir à frente, indo o municiador em segundo lugar e eu em terceiro. Não me lembro quem ia em quarto mas sei que em quinto ia o apontador do morteiro, por eu lhe ter dado ordem para ir nessa posição, recordo ainda que momentos antes da emboscada, ter olhado para trás e ver que o Comandante da Companhia seguia nos primeiros dez.
Acrescento que o Comandante da Companhia, conhecia bem os homens do 3.º pelotão, por quando em actuação de bigrupo que ele sempre acompanhou, ia muitas vezes neste pelotão, mesmo a nível de actuação de Companhia, quase sempre o vi no neste Pelotão, isto talvez se explique por ter na Companhia um Tenente do Quadro que ocuparia a posição da retaguarda, assegurando ele a posição da frente.
O Comandante de Companhia já tinha em 68/70, feito uma comissão de Serviço na Guiné como Comandante de Pelotão, onde passou por Gandembel. Eu estava na 3.ª comissão na Guiné, 2.ª em Companhia de Combate, tinha passado por Moçambique na Operação “Nó Górdio” e tinha em 1964 feito uma operação em Angola, portanto em termos de experiência acho que tínhamos mais que os outros graduados com funções de comando. Sem qualquer acordo prévio, optámos por ocupar aquelas posições na coluna como que a dizer aos homens, nós estamos aqui!
Provavelmente se eu tivesse lá o meu camarada Primeiro-Sargento Comandante da Secção, talvez eu tivesse ocupado uma posição mais à retaguarda, mas como o Cabo que ia a comandar a secção tinha sido ferido no Navio Patrulha e evacuado, resolvi estar em 3.º, quanto ao Comandante da Companhia deve ter pensado o mesmo que eu, e ir para os primeiros dez da coluna.
Eu ia com algum à-vontade, pensando que por ir a corta-mato me pudesse trazer alguma vantagem, contudo desconhecia em parte aquele terreno por ser a primeira vez que lá entrava, também desconhecia que a partir do momento que as viaturas voltaram para trás, os guerrilheiros do PAIGC passaram a vigiar toda a nossa progressão, por ironia do destino andamos às voltas e fomos ter mesmo ao local onde eles estavam treinados a fazer emboscadas, como tive oportunidade de verificar mais tarde.
(Continua)
Um Ab
A. Dâmaso
____________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 23 de Maio de 2012 Guiné 63/74 - P9939: Efemérides (59): A Operação Ametista Real foi há 39 anos (António Dâmaso)
(**) Vd. postes:
Guiné 63/74 - P9934: Efemérides (56): Guidaje foi há 39 anos: reconstituindo a 5ª coluna, de 22 e 23 de maio de 1973 (Victor Tavares e † Daniel Matos)
Guiné 63/74 - P9935: Efemérides (57): Guidaje foi há 39 anos... Pergunto: Por que é que a FAP não bombardeou com napalm a área de Genicó até Ujeque ? Por que é que não se utilizou o obus 14 no apoio às colunas ? No cerco de Guidaje muito eu desejei ter uma antiaérea... (Arnaldo Machado Veiga)
e
Guiné 63/74 - P9937: Efemérides (58): Guidaje foi há 39 anos... Alguns pequenos reparos e a minha homenagem a Amílcar Mendes, Daniel Matos e Victor Tavares (Manuel Marinho)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
domingo, 27 de maio de 2012
Guiné 63/74 - P9951: Efemérides (94): Guidaje foi há 39 anos: Operação "Mamute Doido" (1): Estadia em Binta e saída até Cufeu (António Dâmaso)
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Guiné 63/74 - P9950: Parabéns a você (425): António Manuel Salvador, ex-1.º Cabo Aux Enf.º da CCAÇ 4740 (Guiné, 1972/74)
Para aceder aos postes do nosso camarada António Manuel Salvador clicar aqui
____________Nota de CV:
Vd. poste de 26 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9946: Parabéns a vocês (422): Ex-Cap Mil Carlos Nery, ex-1.º Cabo Op Cripto Gabriel Gonçalves, amigo João Santiago e ex-1.º Cabo Especialista MMA da FAP Jorge Narciso
sábado, 26 de maio de 2012
Guiné 63/74 - P9948: Agenda cultural (204): Convite ISCTE-IUL, para o Lançamento do livro digital sobre "Militares e sociedade, marinha e política
Convite ISCTE-IUL
Lançamento de
livro digital sobre "Militares e sociedade, marinha e política"
30
de Maio às 18h00 no auditório B203, edifício II
No próximo dia 30 de Maio, é apresentada a
edição do primeiro livro digital do
ISCTE-IUL sobre “Militares e
Sociedade, Marinha e Política: um século de História”, coordenado por Luísa
Tiago de Oliveira e João Freire, professores do ISCTE-IUL.
Resultado de um Encontro Científico, onde esta
temática foi abordada, o livro surge da compilação de estudos desconhecidos ou
ainda pouco divulgados, de forma a poderem ser partilhadas pela sociedade.
Veja mais aqui.
O livro será apresentado por Fernando Oliveira
Baptista, sociólogo e professor da Universidade Técnica de Lisboa, e José
Manuel Paquete de Oliveira, professor do ISCTE-IUL e antigo Provedor do
Tele-espectador da RTP.
A apresentação acontece pelas 18h00, no
Auditório B203, Edifício II.
Contamos com a sua presença e solicitamos
divulgação junto dos seus contactos privilegiados.
Melhores cumprimentos.
Visite-nos em
____________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
Guiné 63/74 - P9947: Memórias da minha comissão (João Martins, ex-alf mil art, BAC 1, Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69): Parte VI: Bedanda, com o obus 14: um dos locais que me deixou mais saudades...
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 125/199 > Casa do chefe de posto
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 149/199 > O régulo e a respetiva família.
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 136/199 > Aspeto parcial da tabanca
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 138/199 > Moranças balantas... Um porco ao fundo.
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 144/199 > Beldades locais... fulas. [No facebook, a Graça Martins, esposa do nosso camarigo, escreveu o seguinte comentário: " aiaiaiaiaiai....."
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 150/199 > Um djubi... e três bajudinhas da tabanca... fulas.
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 148/199 > Mais um aspeto parcial da tabanca, com militares e civis...
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 129/199 > Aspeto parcial do quartel... com uma casamata em primeiro plano.
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 130/199 > Aspeto parcial do quartel... À direita o espaldão do obus 14.
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 133/199 > Espaldão do obus... Cimentando o terreno para permitir rodar o obus sem se enterrar.
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 135/199 > O temível obus 14... mais um elemento da guarnição africana do Pel Art
Guiné > Região de Tombali > Bedanda > 1969 > Álbum fotográfico do João Martins > Foto nº 126/199 > O A Alferes Artur Pimentel [, da CCAÇ 6,] no regresso de uma operação noturna através de bolanhas.
Fotos (e legendas): © João José Alves Martins (2012) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados. [Fotos editadas e parcialmente legendadas por L.G.].
Memórias da minha comissão na Província Ultramarina da Guiné - Parte VI (*)
por João Martins (ex-Alf Mil Art, BAC1, Bissum, Piche, Bedanda, Gadamael e Guileje, 1967/69)
ÍNDICE
1. Curso de Oficiais Milicianos
1.1. Mafra – Escola Prática de Infantaria
1.2. Vendas Novas – Escola Prática de Artilharia – Especialidade: PCT (Posto de Controlo de Tiro)
2. Figueira da Foz – RAP 3 - Instrução a recrutas do CICA 2
3. Viagem para a Guiné (10 de Dezembro de 1967)
4. Chegada à Bateria de Artilharia de Campanha nº 1 (BAC 1) e partida para Bissum
5. Bissum-Naga
6. Regresso a Bissau para gozar férias na Metrópole (Julho de 1968)
7. Piche
8. Bissau, BAC 1
9. Bedanda
10. Gadamael-Porto
11. Guilege
12. Bigene e Ingoré
____________________
(Continuação)
9 - Bedanda
Terminada esta instrução [que fui dar ao BAC 1, em Bissau,] fui colocado em Bedanda onde já se encontrava um pelotão com três obuses 14 cm.
Tive que fazer novamente as malas e apanhar uma Dornier (DO) que, passando por Catió onde tirei algumas fotografias que já não sei identificar, acabou por aterrar em Bedanda. Sem dúvida um dos locais da Guiné que me deixou mais saudades.
Fazia a sua defesa a Companhia de Caçadores 6, do recrutamento da Província, um pelotão de milícia, e o pelotão de artilharia. A população era particularmente simpática e notava-se que tinha tido muito contacto com portugueses da metrópole. Aliás, a casa colonial existente [, a do chefe de posto,] era imponente.
Bedanda fica numa colina bastante elevada, atendendo aos padrões de altitude que normalmente se encontram na Guiné. Não sendo uma fortificação inexpugnável, não oferecia quaisquer vantagens ao inimigo que se colocaríia sempre numa cota inferior. Por isso, os ataques eram pouco frequentes o que nos permitia respirar…
Atendendo ao “clima” relativamente ameno que se fazia, visitava com muita frequência a tabanca e cheguei mesmo a ir à pesca e a tomar banho no rio {, Ungauriuol, afluente do Cumbijã] na esperança de não me tornar um isco para os jacarés.
Até que, um belo dia, estando eu concentrado a pescar, ouço vozes do outro lado do rio. Era pouco mais do que um simples sussurro, mas o indígena que lá se encontrava estava de tal modo excitado por me ver que falou um pouco mais alto do que pretendia, o que me levou a desviar a atenção para o que se passava do outro lado da margem, tendo concluído que coisa boa não podia ser.
A frequência com que ia pescar já tinha dado nas vistas e “eles” [, o IN,] já estavam a ver se me apanhavam, o que, com um pouco de sorte, não se afigurava muito difícil. É claro que, com movimentos lentos, encostei a cana a uma árvore, baixei-me, e bati em retirada para nunca mais lá voltar.
Outra vez, estando eu ao pé de um obus, aparece-me outro indígena de aspecto duvidoso, perguntando se o obus só fazia tiro para longe ou se também fazia tiro para perto. A pergunta era pertinente na medida em que, estando nós numa colina, para fazer tiro para perto quase que era necessário colocar o canhão na horizontal. Face aos desníveis do terreno respondi-lhe que só para longe. Ele foi-se embora, convencido pela minha pronta resposta e eu fiquei a pensar na pergunta.
É claro que “trazia água no bico” e concluí que “eles” [, o IN,] se preparavam para, pela calada da noite, tentarem um assalto e entrarem no aquartelamento, o que só fazia sentido pelo lado em que se encontravam as palhotas. Decidi então preparar-lhes uma recepção e mandei orientar os obuses com carga mínima e com uma inclinação a rasar a cobertura das palhotas. Tal como previa, atacaram mas devem ter ficado surpreendidos com a recepção… Quanto às palhotas, não devem ter ficado em muito bom estado porque granadas com 45 kg a passarem a 2 ou 3 metros não deve ter sido coisa muito agradável, mas é como diz o ditado “de mal o menos…”.
Certo dia, “um homem grande” manifestou o desejo de falar comigo, e embora achasse estranha tal pretensão, fiz-lhe a vontade. Entrei na palhota onde me aguardava com outro sujeito, e perguntou-me qual era a minha religião e se o meu Deus é que era o verdadeiro.
Sabendo eu que estava na frente de muçulmanos que levam a religião muito a sério, compreendi logo que tinha que ser muito diplomático, caso contrário não sairia dali vivo. Pensando duas vezes, fui-lhe dizendo que o meu Deus era também o deles na medida em que só há um Deus que é o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis e que portanto, as nossas religiões ou cultos, embora fossem substancialmente diferentes, adoravam o mesmo Deus, e que ou a religião dele tinha como primeiro Mandamento “amar a Deus acima de todas as coisa e ao próximo como a ti mesmo” e era verdadeira, ou, caso contrário, era falsa. E assim consegui sair vivo de mais esta situação que se podia tornar muito melindrosa.
(Continua)
____________
Nota do editor:
(*) Último poste da série > 18 de maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9919: Memórias da minha comissão (João Martins, ex-alf mil art, BAC 1, Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69): Parte V : Depois de Piche: de novo em Bissau e Mansoa, a dar instrução a artilheiros, antes de ir para o sul (Bedanda, Gadamael e Guileje)
Guiné 63/74 - P9946: Parabéns a vocês (424): Ex-Cap Mil Carlos Nery, ex-1.º Cabo Op Cripto Gabriel Gonçalves, amigo João Santiago e ex-1.º Cabo Especialista MMA da FAP Jorge Narciso
Para aceder aos postes dos nossos tertulianos: Carlos Nery, Gabriel Gonçalves, João Santiago e Jorge Narciso, clicar nos respectivos nomes
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Nota de CV:
Vd. último poste da série de 24 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9940: Parabéns a você (421): Rui Gonçalves dos Santos, ex-Alf Mil da 4.ª CCAÇ (Guiné, 1963/65)
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Nota de CV:
Vd. último poste da série de 24 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9940: Parabéns a você (421): Rui Gonçalves dos Santos, ex-Alf Mil da 4.ª CCAÇ (Guiné, 1963/65)
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Guiné 63/74 - P9945: Notas de leitura (363): "A CCAÇ 2317 na Guerra da Guiné - Gandembel / Ponte Balana", por Idálio Reis (Belarmino Sardinha)
Monte Real, 21 de Abril de 2012 > VII Encontro da Tabanca Grande > Idálio Reis dedica mais um exemplar do seu livro, "A CCAÇ 2317 na Guerra da Guiné - Gandembel / Ponte Balana", a um dos camaradas presentes.
© Foto de Juvenal Amado
Em mensagem do dia 24 de Maio de 2012, o nosso camarada Belarmino Sardinha (foto à direita) (ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM, Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau, 1972/74), faz a sua apreciação ao livro "A CCAÇ 2317 na Guerra da Guiné - Gandembel / Ponte Balana", de autoria do nosso camarada Idálio Reis, ex-Alf Mil At Inf da CCAÇ 2317 / BCAÇ 2835, Gandembel e Ponte Balana, 1968/69.
Como é sabido, este livro, edição de autor, foi autografado e oferecido aos presentes no último Encontro da Tabanca Grande.
Não vou fazer nenhuma crítica, não sou especialista na área e hoje até começo a ter dúvidas se ainda sei alguma coisa e quando acho que sei, interrogo-me se me lembro…
Quando compro um livro sinto-me na obrigação de o ler, gastei dinheiro, é o mínimo que posso fazer, mas quando alguém se propõe oferecer-me um livro e eu, de pronto e voluntariamente, aguardo para o receber, tenho a obrigação não só de o ler como dizer ao seu autor o que achei…
No caso concreto do livro escrito pelo Idálio Reis, não só devo dar-lhe conhecimento a ele, mas torná-lo público, razão para escrever estas linhas que mais não são que a minha opinião pessoal, pese o que pesar, sobre o que retirei da sua escrita.
Começo por agradecer-lhe o gesto e mais ainda por me considerar seu amigo, espero estar à altura de tal distinção.
Há muito que estava à espera deste livro, fui-me apercebendo pelos escritos no Blogue Luís Graça… ou Tabanca Grande, como preferirem, que coisas interessantes estariam para ser reveladas, não me enganei.
Comecei por verificar não se tratar de um livro de um eu, mas de, um nós. Coisa estranha e diferente dos demais, a particularidade como tudo é relatado, um envolvimento coletivo onde todos foram importantes e onde todos, sem exceção, são referidos pelos seus nomes e assim ficarão lembrados/imortalizados.
A forma como nos introduz naquele espaço de nome Guiné e nos faz a abordagem do povo que ali habita e do circundante, possibilitando a qualquer pessoa, mesmo a quem nada sabia ou sabe sobre aquela gente, como funcionavam as coisas no período mencionado. A forma como estruturou a sua narrativa, diferenciando os diferentes períodos e movimentos de meios no terreno em cada data e situação.
Depois, no descrever propriamente dito dos acontecimentos, a lembrança de todos que nos deixaram, quer por efeitos diretos da guerra, quer por acidentes motivados por esta. A forma como enaltece e reconhece o apoio e o trabalho, além do esforço de todos aqueles que marcaram presença naquele espaço no tempo a que se refere.
A crítica de como eram tratados os militares enviados para aquela terra e como eram de certa forma abandonados, sem uma preparação e apoio devidos, ficando apenas sujeitos ao desenrasca ou ao bom senso de um qualquer superior melhor preparado intelectualmente e por quem eram assumidas as responsabilidades e consequências, morais e patrimoniais.
Chega ao fim do livro sem nunca falar no eu, sempre nós, os militares, despido de qualquer vaidade ou protagonismo que só os grandes homens conseguem ter.
Por tudo que me ofereceu esta leitura, através do livro que irá ajudar a preservar a memória sobre estes homens e sobre tudo que passaram, aqui deixo o meu agradecimento ao autor do livro, que faz o favor de ser meu amigo, só possível por nos termos encontrado neste espaço onde escrevo estas linhas.
O meu obrigado ao Idálio Reis e a todos que não deixam esquecer este período da nossa história vivida, ajudando, sempre, a lembrar os que perderam a vida.
Belarmino Sardinha
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Notas de CV:
(*) Vd. poste de 7 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8385: Parabéns a você (270): Agradecimento de Belarmino Sardinha, aniversariante no dia 5 de Junho
Vd. último poste da série de 25 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9944: Notas de leitura (362): "O Fardo do Homem Negro", de Basil Davidson (Mário Beja Santos)
© Foto de Juvenal Amado
Em mensagem do dia 24 de Maio de 2012, o nosso camarada Belarmino Sardinha (foto à direita) (ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM, Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau, 1972/74), faz a sua apreciação ao livro "A CCAÇ 2317 na Guerra da Guiné - Gandembel / Ponte Balana", de autoria do nosso camarada Idálio Reis, ex-Alf Mil At Inf da CCAÇ 2317 / BCAÇ 2835, Gandembel e Ponte Balana, 1968/69.
Como é sabido, este livro, edição de autor, foi autografado e oferecido aos presentes no último Encontro da Tabanca Grande.
Não vou fazer nenhuma crítica, não sou especialista na área e hoje até começo a ter dúvidas se ainda sei alguma coisa e quando acho que sei, interrogo-me se me lembro…
Quando compro um livro sinto-me na obrigação de o ler, gastei dinheiro, é o mínimo que posso fazer, mas quando alguém se propõe oferecer-me um livro e eu, de pronto e voluntariamente, aguardo para o receber, tenho a obrigação não só de o ler como dizer ao seu autor o que achei…
No caso concreto do livro escrito pelo Idálio Reis, não só devo dar-lhe conhecimento a ele, mas torná-lo público, razão para escrever estas linhas que mais não são que a minha opinião pessoal, pese o que pesar, sobre o que retirei da sua escrita.
Começo por agradecer-lhe o gesto e mais ainda por me considerar seu amigo, espero estar à altura de tal distinção.
Há muito que estava à espera deste livro, fui-me apercebendo pelos escritos no Blogue Luís Graça… ou Tabanca Grande, como preferirem, que coisas interessantes estariam para ser reveladas, não me enganei.
Comecei por verificar não se tratar de um livro de um eu, mas de, um nós. Coisa estranha e diferente dos demais, a particularidade como tudo é relatado, um envolvimento coletivo onde todos foram importantes e onde todos, sem exceção, são referidos pelos seus nomes e assim ficarão lembrados/imortalizados.
A forma como nos introduz naquele espaço de nome Guiné e nos faz a abordagem do povo que ali habita e do circundante, possibilitando a qualquer pessoa, mesmo a quem nada sabia ou sabe sobre aquela gente, como funcionavam as coisas no período mencionado. A forma como estruturou a sua narrativa, diferenciando os diferentes períodos e movimentos de meios no terreno em cada data e situação.
Depois, no descrever propriamente dito dos acontecimentos, a lembrança de todos que nos deixaram, quer por efeitos diretos da guerra, quer por acidentes motivados por esta. A forma como enaltece e reconhece o apoio e o trabalho, além do esforço de todos aqueles que marcaram presença naquele espaço no tempo a que se refere.
A crítica de como eram tratados os militares enviados para aquela terra e como eram de certa forma abandonados, sem uma preparação e apoio devidos, ficando apenas sujeitos ao desenrasca ou ao bom senso de um qualquer superior melhor preparado intelectualmente e por quem eram assumidas as responsabilidades e consequências, morais e patrimoniais.
Chega ao fim do livro sem nunca falar no eu, sempre nós, os militares, despido de qualquer vaidade ou protagonismo que só os grandes homens conseguem ter.
Por tudo que me ofereceu esta leitura, através do livro que irá ajudar a preservar a memória sobre estes homens e sobre tudo que passaram, aqui deixo o meu agradecimento ao autor do livro, que faz o favor de ser meu amigo, só possível por nos termos encontrado neste espaço onde escrevo estas linhas.
O meu obrigado ao Idálio Reis e a todos que não deixam esquecer este período da nossa história vivida, ajudando, sempre, a lembrar os que perderam a vida.
Belarmino Sardinha
Gandembel - Aquartelamento construído de raiz pelos militares da CCAÇ 2317
© Foto de Idálio Reis____________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 7 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8385: Parabéns a você (270): Agradecimento de Belarmino Sardinha, aniversariante no dia 5 de Junho
Vd. último poste da série de 25 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9944: Notas de leitura (362): "O Fardo do Homem Negro", de Basil Davidson (Mário Beja Santos)
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VII Encontro da Tabanca Grande
Guiné 63/74 - P9944: Notas de leitura (362): "O Fardo do Homem Negro", de Basil Davidson (Mário Beja Santos)
1. Mensagem de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70) com data de 13 de Abril de 2012:
Queridos amigos,
Basil Davidson dá-nos aqui uma análise duríssima dos insucessos do estado-nacionalismo neocolonialista, em que muitos independentistas acreditaram e quiseram pôr em execução.
É uma leitura dolorosa, em que à custa de uma certa imagem do progresso se procurou vituperar a riqueza da ancestralidade africana, o passado dos novos Estados ficou no limbo como se tratasse de um primitivismo incómodo, como se aquela arte não fosse arte e aquela música não passasse de um exotismo de pechisbeque. Foram noções que deram com os burrinhos na água. É um ensaio por vezes de leitura muito difícil.
Recomendo a todos aqueles que vão até à Guiné que levem uns exemplares para oferecerem aos lideres políticos e quadros militares.
Um abraço do
Mário
Reler um clássico: O fardo do homem negro
Beja Santos
“O Fardo do Homem Negro – Os efeitos do estado-nação em África”, por Basil Davidson (Campo das Letras, 2000) mereceu ao historiador Eric Hobsbawm o seguinte comentário: “Este é um livro de importância maior. O fardo do homem negro não é só de África que fala, mas também de etnicidade, de nações e dos problemas que levanta a vida em sociedade em qualquer parte do mundo”.
Considerado como o divulgador mais eficaz da história e da arqueologia africanas fora de África e certamente o mais ilustre conhecedor da África negra, as obras de Davidson são de leitura obrigatória nos meios universitários da Grã-Bretanha, de África e dos EUA. Há que confessar que a leitura deste documento exige muita atenção, o leitor é forçado a reapreciações, a ter que parar e regressar ao ponto de partida. Davidson parte da profunda perturbação africana, da sua assustadora degradação ambiental (cidades anárquicas, florestas tropicais engolidas pela ganância exportadora, apodrecimento de infraestruturas…), da quase total indiferença na participação popular e pergunta: onde é que os libertadores erraram, qual a origem da crise das instituições? E remete-nos para os caminhos percorridos pela generalidade destes Estados que emergiram da partilha colonial. Lembra-nos que o que se apregoa como tribalismo não é mais, em grande número de casos, de que um clientelismo que cerca o alto dirigente político, a sua caução à corrupção dentro de redes pessoais e familiares, o suborno das forças militares e paramilitares para os manter como zelosas guardas pretorianas do regime.
Numa tentativa de encontrar analogia na vida difícil que leva os Estado-nação africano pós-colonial com outras situações, Davidson recorda que a Europa Central e Oriental viveu o mesmo tipo ebulição quando nasceu a consciência de Estado-nação e começou a germinar o ideal da separação dos grandes impérios, como o austro-húngaro e o turco. Recorda igualmente que a história de África, no essencial, está circunscrita ao que os investigadores coloniais e pós-coloniais escreveram. Em momentos-chave do século XIX, chegaram escravos emancipados à costa ocidental africana e ocuparam a Libéria e a Serra Leoa. Muitos séculos atrás, os seus ancestrais teriam vindo do que são hoje o Gana, a Costa do Marfim e a Nigéria. O que é importante registar é que estes escravos livres montaram sociedades à luz do que conheciam da vida americana, instituíram um género de melodrama trágico agindo como uma pequena burguesia nacionalista, copiando os tiques, as instituições e até o estilo de vida que se praticava nas colónias britânicas e francesas.
Era tal a preocupação destas elites de homens instruídos e civilizados em criar Estados-nações segundo o modelo europeu que se desvincularam do passado da África negra. Estas elites tinham noção de que os europeus não queriam servir às ordens dos africanos e cientes dessa segregação apostaram numa imagem de civilização baseada num nacionalismo intransigente. Este apontamento é indispensável para entender as promessas que os independentistas traziam para África na época da descolonização (portanto a partir de 1950), como prometiam criar participação popular e sociedades mais igualitárias e como, de um modo geral, falharam rotundamente. Davidson procede ao estudo do Gana, analisa a sua história profunda e deixa claro que o desprezo que a nova classe política manifestou pelas instituições ancestrais cavou a sua própria ruína. Ora a história do tribalismo pré-colonial era uma história de nacionalismo. Davidson esboça a história de África desde aproximadamente 6000 a.C. e evidencia as sociedades governadas de forma autónoma que foram amesquinhadas pelas potências coloniais e escreve: “Para a maioria dos viajantes e observadores ocasionais estrangeiros, África parecia viver numa situação malévola de caos. Após 1850, os viajantes e os observadores da África oriental começaram a entrar em terras assoladas por um comércio de escravos relativamente recente; e descobriram, desde a costa suahili em direção a ocidente, até aos Grandes Lagos, ou desde a parte do Sudão em direção a sul, até Moçambique, provas terríveis da morte e da devastação causadas por este comércio de escravos. Os viajantes em outras partes de África, especialmente na África ocidental, não descobriram uma situação idêntica mas encontraram sociedades que tinham sido devastadas muito antes pela mesma maldição da escravatura”.
O comércio de escravos subverteu hierarquias, derrubou culturas, cimentou ódios entre tribos, pois umas negociavam com seres humanos que eram capturados nas razias. Outra leitura importante sobre a inexistência do continente africano na vida cultural europeia passa pelo total desinteresse das classes intelectuais sobre a própria história de África. Ibn khaldun, o grande historiador do norte de África de finais do século XIV fala das dinastias reinantes no Magrebe, como os Almorávidas, Almôadas e Hafsids e como constituíam uma extensa linha entre a Tunísia e o Egipto. Mas a sul havia formações estatais enormes como os Soninke no Gana, os Malinke no Mali, os Songhay no Songhay e os Kanuri em Kanem, e cada um deles era capaz, tais como os normandos ou os germanos de dominar uma vasta área e dispor de impostos e vassalagem. Existiu o imperador do Mali e a história de África acusa convulsões ao longo dos séculos da Idade Média e da Idade Moderna do mesmo tipo que as guerras europeias do mesmo período. Mas deu muito jeito, no período colonial, ter criado a doutrina de civilizar o gentio, dar civilização ao preto, ensinar-lhe a ler e escrever e a ter bons modos.
Davidson confronta o tribalismo e o novo nacionalismo para afirmar que os novos nacionalistas da década de 1950 acabaram por abraçar o nacionalismo como única fuga possível à soberania colonial: “Esforçando-se por transformar os territórios coloniais em territórios nacionais, acabaram por considerar que a riqueza de culturas étnicas africanas era ao mesmo perturbador e difícil de incorporar nos seus esquemas. Vieram a cair novamente na mentalidade colonial que considerava esta riqueza como tribalismo e, como tal, retrógrada”. Mais uma vez estas formações políticas pré-coloniais que eram comunidades com passado venerável foram amesquinhadas. As elites instruídas na África ocidental encaravam a história de África como irrelevante e inútil. As elites independentistas, ansiosas por ser livrar da administração colonial socorreram-se do estado-nacionalismo baseado no modelo europeu e assim prepararam o seu fracasso.
Mais adiante, o escritor repertoria a ascensão do Estado-nação na Europa para fazer compreender como é que os ativistas da década de 1950 mergulharam no nacionalismo, considerando-o como única garantia disponível de um caminho aberto ao progresso. Os anos 1960 são de euforia e já de deceção: as populações não acompanham a argumentação dos líderes políticos. E as estratégias neocoloniais, a caça às matérias-primas, vão suscitar o apadrinhamento de piratas e corruptos que vão tomar conta do poder. Davidson fala de Cabral como personalidade singular que acreditava piamente na ascensão dos camponeses e na sua participação, criticava publicamente a ganância das oligarquias e os apetites pequeno-burgueses de certos dirigentes.
Na conclusão, Davidson assevera que o Estado-nação pós-colonial tornara-se um obstáculo ao progresso, recorda a determinante cultural de Amílcar Cabral, as lutas sanguinárias que assolaram o continente também devido à guerra fria e apela a que África invente um futuro pós-imperialista, com o desmantelamento gradual da herança estado-nacionalista resultante do imperialismo e à introdução de estruturas participativas no seio de uma vasta estrutura regional.
Um clássico que devia ser oferecido a todos os políticos e quadros militares da Guiné-Bissau.
____________
Nota de CV:
Vd. último poste da série de 21 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9932: Notas de leitura (361): Marcello Caetano, Silva Cunha e a Guiné (2) (Mário Beja Santos)
Queridos amigos,
Basil Davidson dá-nos aqui uma análise duríssima dos insucessos do estado-nacionalismo neocolonialista, em que muitos independentistas acreditaram e quiseram pôr em execução.
É uma leitura dolorosa, em que à custa de uma certa imagem do progresso se procurou vituperar a riqueza da ancestralidade africana, o passado dos novos Estados ficou no limbo como se tratasse de um primitivismo incómodo, como se aquela arte não fosse arte e aquela música não passasse de um exotismo de pechisbeque. Foram noções que deram com os burrinhos na água. É um ensaio por vezes de leitura muito difícil.
Recomendo a todos aqueles que vão até à Guiné que levem uns exemplares para oferecerem aos lideres políticos e quadros militares.
Um abraço do
Mário
Reler um clássico: O fardo do homem negro
Beja Santos
“O Fardo do Homem Negro – Os efeitos do estado-nação em África”, por Basil Davidson (Campo das Letras, 2000) mereceu ao historiador Eric Hobsbawm o seguinte comentário: “Este é um livro de importância maior. O fardo do homem negro não é só de África que fala, mas também de etnicidade, de nações e dos problemas que levanta a vida em sociedade em qualquer parte do mundo”.
Considerado como o divulgador mais eficaz da história e da arqueologia africanas fora de África e certamente o mais ilustre conhecedor da África negra, as obras de Davidson são de leitura obrigatória nos meios universitários da Grã-Bretanha, de África e dos EUA. Há que confessar que a leitura deste documento exige muita atenção, o leitor é forçado a reapreciações, a ter que parar e regressar ao ponto de partida. Davidson parte da profunda perturbação africana, da sua assustadora degradação ambiental (cidades anárquicas, florestas tropicais engolidas pela ganância exportadora, apodrecimento de infraestruturas…), da quase total indiferença na participação popular e pergunta: onde é que os libertadores erraram, qual a origem da crise das instituições? E remete-nos para os caminhos percorridos pela generalidade destes Estados que emergiram da partilha colonial. Lembra-nos que o que se apregoa como tribalismo não é mais, em grande número de casos, de que um clientelismo que cerca o alto dirigente político, a sua caução à corrupção dentro de redes pessoais e familiares, o suborno das forças militares e paramilitares para os manter como zelosas guardas pretorianas do regime.
Numa tentativa de encontrar analogia na vida difícil que leva os Estado-nação africano pós-colonial com outras situações, Davidson recorda que a Europa Central e Oriental viveu o mesmo tipo ebulição quando nasceu a consciência de Estado-nação e começou a germinar o ideal da separação dos grandes impérios, como o austro-húngaro e o turco. Recorda igualmente que a história de África, no essencial, está circunscrita ao que os investigadores coloniais e pós-coloniais escreveram. Em momentos-chave do século XIX, chegaram escravos emancipados à costa ocidental africana e ocuparam a Libéria e a Serra Leoa. Muitos séculos atrás, os seus ancestrais teriam vindo do que são hoje o Gana, a Costa do Marfim e a Nigéria. O que é importante registar é que estes escravos livres montaram sociedades à luz do que conheciam da vida americana, instituíram um género de melodrama trágico agindo como uma pequena burguesia nacionalista, copiando os tiques, as instituições e até o estilo de vida que se praticava nas colónias britânicas e francesas.
Era tal a preocupação destas elites de homens instruídos e civilizados em criar Estados-nações segundo o modelo europeu que se desvincularam do passado da África negra. Estas elites tinham noção de que os europeus não queriam servir às ordens dos africanos e cientes dessa segregação apostaram numa imagem de civilização baseada num nacionalismo intransigente. Este apontamento é indispensável para entender as promessas que os independentistas traziam para África na época da descolonização (portanto a partir de 1950), como prometiam criar participação popular e sociedades mais igualitárias e como, de um modo geral, falharam rotundamente. Davidson procede ao estudo do Gana, analisa a sua história profunda e deixa claro que o desprezo que a nova classe política manifestou pelas instituições ancestrais cavou a sua própria ruína. Ora a história do tribalismo pré-colonial era uma história de nacionalismo. Davidson esboça a história de África desde aproximadamente 6000 a.C. e evidencia as sociedades governadas de forma autónoma que foram amesquinhadas pelas potências coloniais e escreve: “Para a maioria dos viajantes e observadores ocasionais estrangeiros, África parecia viver numa situação malévola de caos. Após 1850, os viajantes e os observadores da África oriental começaram a entrar em terras assoladas por um comércio de escravos relativamente recente; e descobriram, desde a costa suahili em direção a ocidente, até aos Grandes Lagos, ou desde a parte do Sudão em direção a sul, até Moçambique, provas terríveis da morte e da devastação causadas por este comércio de escravos. Os viajantes em outras partes de África, especialmente na África ocidental, não descobriram uma situação idêntica mas encontraram sociedades que tinham sido devastadas muito antes pela mesma maldição da escravatura”.
O comércio de escravos subverteu hierarquias, derrubou culturas, cimentou ódios entre tribos, pois umas negociavam com seres humanos que eram capturados nas razias. Outra leitura importante sobre a inexistência do continente africano na vida cultural europeia passa pelo total desinteresse das classes intelectuais sobre a própria história de África. Ibn khaldun, o grande historiador do norte de África de finais do século XIV fala das dinastias reinantes no Magrebe, como os Almorávidas, Almôadas e Hafsids e como constituíam uma extensa linha entre a Tunísia e o Egipto. Mas a sul havia formações estatais enormes como os Soninke no Gana, os Malinke no Mali, os Songhay no Songhay e os Kanuri em Kanem, e cada um deles era capaz, tais como os normandos ou os germanos de dominar uma vasta área e dispor de impostos e vassalagem. Existiu o imperador do Mali e a história de África acusa convulsões ao longo dos séculos da Idade Média e da Idade Moderna do mesmo tipo que as guerras europeias do mesmo período. Mas deu muito jeito, no período colonial, ter criado a doutrina de civilizar o gentio, dar civilização ao preto, ensinar-lhe a ler e escrever e a ter bons modos.
Davidson confronta o tribalismo e o novo nacionalismo para afirmar que os novos nacionalistas da década de 1950 acabaram por abraçar o nacionalismo como única fuga possível à soberania colonial: “Esforçando-se por transformar os territórios coloniais em territórios nacionais, acabaram por considerar que a riqueza de culturas étnicas africanas era ao mesmo perturbador e difícil de incorporar nos seus esquemas. Vieram a cair novamente na mentalidade colonial que considerava esta riqueza como tribalismo e, como tal, retrógrada”. Mais uma vez estas formações políticas pré-coloniais que eram comunidades com passado venerável foram amesquinhadas. As elites instruídas na África ocidental encaravam a história de África como irrelevante e inútil. As elites independentistas, ansiosas por ser livrar da administração colonial socorreram-se do estado-nacionalismo baseado no modelo europeu e assim prepararam o seu fracasso.
Mais adiante, o escritor repertoria a ascensão do Estado-nação na Europa para fazer compreender como é que os ativistas da década de 1950 mergulharam no nacionalismo, considerando-o como única garantia disponível de um caminho aberto ao progresso. Os anos 1960 são de euforia e já de deceção: as populações não acompanham a argumentação dos líderes políticos. E as estratégias neocoloniais, a caça às matérias-primas, vão suscitar o apadrinhamento de piratas e corruptos que vão tomar conta do poder. Davidson fala de Cabral como personalidade singular que acreditava piamente na ascensão dos camponeses e na sua participação, criticava publicamente a ganância das oligarquias e os apetites pequeno-burgueses de certos dirigentes.
Na conclusão, Davidson assevera que o Estado-nação pós-colonial tornara-se um obstáculo ao progresso, recorda a determinante cultural de Amílcar Cabral, as lutas sanguinárias que assolaram o continente também devido à guerra fria e apela a que África invente um futuro pós-imperialista, com o desmantelamento gradual da herança estado-nacionalista resultante do imperialismo e à introdução de estruturas participativas no seio de uma vasta estrutura regional.
Um clássico que devia ser oferecido a todos os políticos e quadros militares da Guiné-Bissau.
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Nota de CV:
Vd. último poste da série de 21 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9932: Notas de leitura (361): Marcello Caetano, Silva Cunha e a Guiné (2) (Mário Beja Santos)
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Guiné 63/74 - P9943: Excertos do Diário de António Graça de Abreu (CAOP1, Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74) (17): Guidage (com g) foi há 39 anos...
Guiné > Região do Cacheu > 38ª CCmds (2º e 4º Gr Comb) > 11 de Maio de 1973 > Coluna logística que partiu de Farim, a caminho de Guidaje. Na foto de cima, o Gr de Combate do 1º Cabo A. Mendes, o 2º a contar da direita, com boina. Na foto do meio, progressão da coluna auto na picada de Guidaje... Na última foto, uma vista da bolanha do Cufeu, com destroços de viaturas (e cadáveres)...
Fotos : © Amilcar Mendes (2006). Todos os direitos reservados.
1. Escrevi há dias que "sobre Guidaje, há uma referência apenas no Diário da Guiné (1972/74), da autoria do nosso camarada e amigo António Graça de Abreu (AGA). Vem na entrada Mansoa, 26 de Maio de 1973"" (*) ...
É meia verdade, meia mentira... Sobre "Guidaje" (com j), há de facto apenas um referência, mas sobre "Guidage" (com g), há mais umas tantas... A grafia de Guidaje/Guidage é controversa, os dois vocábulos são usados pelos nossos cartógrafos... Eu grafo de uma maneira (Guidaje), outros tendem a usar a forma mais comum, que é Guidage...Neste caso, sigo o (bom) conselho do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa...E é assim que tem aparecido no nosso blogue, Guidaje, com j...
Mas no caso do livro do AGA, eu devia ter tido mais cautela, como mandam as boas regras... Ora, na realidade o AGA estava no CAOP1, em Mansoa, durante a "batalha de Guidaje" [, grosso modo, entre 8 de maio e 8 de junho de 1973, ] e, sendo um homem em geral bem informado, por certo que escreveria algo mais sobre Guidaje, tal como escreveu sobre Guileje e Gadamael... Em 25 de junho de 1973, o CAOP1 (e com ele o AGA) é transferido para Cufar, na região de Tombali.
Faz assim todo o sentido recuperar algumas das entradas do seu diário, onde há uma referência explícita a Guidage (com g). São seis entradas (ou sete, se contabilizarmos a já atrás referida - Mansoa, 26 de maio de 1973). A "batalha de Guidaje" tocou-o de perto, se bem que indiretamente através das baixas da 38ª CCmds, unidade de intervenção afeta ao CAOP1, quer através da morte do soldado condutor auto do CAOP1, David Ferreira Viegas, natural de Olhão, morto em 12 de maio de 1973 [, já em Guidaje, no aquartelamento, após a realização da 3ª coluna para Guidaje, a 11]. (**)
Há uma edição comercial do livro do AGA. Referência completa: António Graça de Abreu - Diário da Guiné: Lama, Sangue e Água Pura. Lisboa: Guerra & Paz Editores, 2007, 220 pp. (*) (LG)
(...) Mansoa, 8 de Abril de 1973
Outra DO pilotada pelo furriel piloto aviador Baltazar da Silva foi abatida pelo IN quando voava entre Bigene e Guidage. O rapaz morreu, junto com um alferes médico e um sargento. O Baltazar almoçou comigo na semana passada, esteve aqui no meu quarto desanimado e triste. Escrevi então que ele havia partido para Bissau “com a morte na alma”.
(...) Mansoa, 14 de Maio de 1973
Parece estar em embrião uma nova alteração na localização do CAOP 1. Fala-se em irmos para o sul, a zona onde há mais guerra na Guiné. Mas quem está a embrulhar há cinco dias consecutivos é o aquartelamento de Guidage, bem lá no norte, na esteira dos lugares de morte e de loucura.
Quanto à transferência do CAOP não ficou ainda nada decidido. Isto está incerto como o vento em mudança de estação. De resto, um comando de operações sem meios aéreos como funciona? Reina uma certa incerteza e confusão entre quem manda em Bissau. O general Spínola foi agora a Lisboa pedir mais armas e meios para combater o PAIGC e ao que consta o Marcello Caetano disse-lhe ser impossível reforçar as tropas na Guiné.
(...) Mansoa, 19 de Maio de 1973
Há dez dias atrás, por causa de vacas, aproveitei uma boleia e fui até Cutia, a vinte quilómetros daqui, na estrada alcatroada para Mansabá e Farim.
Quanto à transferência do CAOP não ficou ainda nada decidido. Isto está incerto como o vento em mudança de estação. De resto, um comando de operações sem meios aéreos como funciona? Reina uma certa incerteza e confusão entre quem manda em Bissau. O general Spínola foi agora a Lisboa pedir mais armas e meios para combater o PAIGC e ao que consta o Marcello Caetano disse-lhe ser impossível reforçar as tropas na Guiné.
(...) Mansoa, 19 de Maio de 1973
Os balantas, etnia predominantemente na região de Mansoa, não querem vender vacas aos militares portugueses. Em Farim, sessenta quilómetros a norte, os fulas, outra etnia, vendem os animais com facilidade. Como em Mansoa falta carne para a alimentação diária, é preciso recorrer ao que há, neste caso as vacas de Farim.
Fez-se uma coluna com quatro unimogs do CAOP e quarenta homens da 38ª. de Comandos (***) para irem lá ao norte buscar as vacas. Como à tarde havia coluna de Cutia para Mansoa, peguei na G3 e segui com o nosso pessoal. Regressei calmamente a Mansoa, depois de mais uns quilómetros a conhecer a mata, o aquartelamento e a aldeia de Cutia, florestas, bolanhas, a terra pobre.
Os comandos e os quatro condutores do CAOP seguiram viagem e quando chegaram a Farim havia realidades bem mais duras do que a história da compra e transporte das vacas. Era crítica a situação em Guidage, uns quarenta quilómetros a noroeste de Farim, junto à fronteira com o Senegal. O aquartelamento estava a ser atacado há dois dias, de quatro em quatro horas, em média. Duas colunas de reabastecimento haviam partido de Farim para Guidage com víveres e munições e foram ambas atacadas na estrada, com mortos e muitos feridos. Tornou-se necessário chamar os aviões Fiats de Bissau, não para bombardearem o IN mas para destruir as Berliets carregadas de víveres e munições, abandonadas pelas NT, evitando assim que caíssem nas mãos dos guerrilheiros.
Os Comandos mais os nossos condutores do CAOP iam buscar vacas, mas nessa altura o mais importante era socorrer Guidage. De emergência, organizou-se nova coluna de Farim para Guidage reforçada com os nossos homens. Foi uma caminhada de morte, havia abutres a rondar os cadáveres dos soldados portugueses abandonados na picada pela coluna anterior, havia minas, uma delas rebentou sob o Unimog da frente, arrancou-lhe uma roda que foi projectada e passou por cima da cabeça do alferes Dias, da 38ª. de Comandos, houve emboscadas e um soldado comando ficou sem um pé e sem três dedos da mão direita. O infeliz foi o Tavares, um rapaz ribatejano do Cartaxo que até conheço bem, pai de dois filhos. Como não se fazem evacuações de helicóptero, levaram-no até Guidage com o coto e a mão amarrados em ligaduras.
Os Comandos mais os nossos condutores do CAOP iam buscar vacas, mas nessa altura o mais importante era socorrer Guidage. De emergência, organizou-se nova coluna de Farim para Guidage reforçada com os nossos homens. Foi uma caminhada de morte, havia abutres a rondar os cadáveres dos soldados portugueses abandonados na picada pela coluna anterior, havia minas, uma delas rebentou sob o Unimog da frente, arrancou-lhe uma roda que foi projectada e passou por cima da cabeça do alferes Dias, da 38ª. de Comandos, houve emboscadas e um soldado comando ficou sem um pé e sem três dedos da mão direita. O infeliz foi o Tavares, um rapaz ribatejano do Cartaxo que até conheço bem, pai de dois filhos. Como não se fazem evacuações de helicóptero, levaram-no até Guidage com o coto e a mão amarrados em ligaduras.
Durante dois dias, em Guidage, foram atacados treze vezes, com morteiros e canhão sem recuo. Os guerrilheiros afinaram a pontaria para dentro das valas onde se abrigavam os nossos homens. Lá morreu mais um soldado da 38ª. de Comandos e o soldado condutor auto David Ferreira Viegas, do CAOP 1. Era um dos meus homens, um rapaz baixo, magrinho, tímido, natural de Olhão. Tinha vinte e um anos, fora pescador no Algarve, estava connosco no CAOP desde 3 de Março e na tropa há apenas oito meses.
Não trouxeram o corpo do Viegas para Mansoa, meteram-no na urna e seguiu de barco para Bissau. Tenho sido eu a tratar das coisas dele, fui-lhe mexer na mala e fazer o espólio de todos os seus pertences para enviar à família. Possuía tão pouco, algumas quinquilharias e uma roupita tão pobre! O povo português vai morrendo, o nosso David foi apenas mais um.
Comoveu-me o último aerograma com data de 27 de Abril que lhe foi enviado pela mãe, escrito pela Rosarinho, uma das sobrinhas, porque a mãe é analfabeta. A Elsa Maria, outra sobrinha pequena, como ainda não sabe escrever, mandou contas ao tio David:
Não trouxeram o corpo do Viegas para Mansoa, meteram-no na urna e seguiu de barco para Bissau. Tenho sido eu a tratar das coisas dele, fui-lhe mexer na mala e fazer o espólio de todos os seus pertences para enviar à família. Possuía tão pouco, algumas quinquilharias e uma roupita tão pobre! O povo português vai morrendo, o nosso David foi apenas mais um.
Comoveu-me o último aerograma com data de 27 de Abril que lhe foi enviado pela mãe, escrito pela Rosarinho, uma das sobrinhas, porque a mãe é analfabeta. A Elsa Maria, outra sobrinha pequena, como ainda não sabe escrever, mandou contas ao tio David:
1 2 3 4 5 2 1
1 2 3 4 5 2 1
___________
2 4 6 8 0 3 3
O David Ferreira Viegas, contava apenas vinte e um anos. Não vai escrever a mais ninguém.
(...) Mansoa, 29 de Maio de 1973
Fui ao cinema ver um filme intitulado “Os Noivos da Revolução”, com o Jean Paul Belmondo.(...).
Em Portugal, as notícias sobre a Guiné continuam a ser alarmantes. De facto, Maio foi excepcional. As NT, incluindo os africanos que combatem ao nosso lado, tiveram mais de sessenta mortos e uma centena de feridos. Creio que isto bate todos os recordes. Agora, com a época das chuvas, a guerra vai acalmar um pouco.
As notícias em Portugal são também manipuladas, confusas, às vezes ridículas. No boletim oficioso das Forças Armadas lê-se “um grupo de guerrilheiros do PAIGC que tentava infiltra-se no Território Nacional foi repelido e perseguido pelas nossas tropas, tendo sofrido um número indeterminado de mortos.” Pode haver um fundo de verdade neste tipo de notícias mas quem descreve o que verdadeiramente aconteceu em Guidage ou em Guileje, quem fala na emboscada da coluna de Mansabá para Mansoa que provocou quatro mortos e quinze feridos quando o IN só registou dois feridos?
A opinião pública portuguesa alertar-se-ia demasiado se as notícias divulgadas na nossa terra correspondessem à realidade do que se passa na Guiné. Em Portugal as pessoas sabem que, por causa da guerra, a Guiné é terra má e suja, mas quantos entendem os porquês, conhecem o dia a dia das nossas tropas? Os boatos distorcem, aumentam, assustam. Tudo por uma razão simples, não temos liberdade.
(...) Mansoa, 14 de Junho de 1973
Recebi uma carta do Algarve, da mãe do David Viegas, o nosso soldado condutor morto em Guidage. Havia-lhe escrito uma sentida carta pessoal, logo após a morte do rapaz. Respondeu-me agora, naturalmente chorosa pelo falecimento do David, o mais novo dos seus cinco filhos, agradecendo ter-lhe dado notícias.
Como já referi, a senhora é analfabeta e é uma sobrinha quem lhe escreve as cartas. Eu informara-a de que o filho havia morrido devido ao rebentamento de uma granada de morteiro na vala onde se abrigava, teve morte quase instantânea e não sofreu. Assim foi, na realidade, mas não lhe contei que o Viegas ficou horrivelmente desfigurado, a granada rebentou junto à sua cabeça e os estilhaços apanharam-lhe toda a cara. Os outros três condutores do CAOP 1 que estavam com ele em Guidage e o viram morrer ali ao lado, descreveram-me o sucedido com lágrimas nos olhos. O Viegas era bom rapaz, pacífico, não se chateava com ninguém. O caixão está em Bissau, à espera do “Niassa”, o navio que o levará para Portugal, rumo a Olhão, a terra onde nasceu.
Eu não sabia, mas quando o rapaz morreu, o major P. disse-me que existia uma carta modelo, um texto padrão sempre igual utilizado em todo o Ultramar a enviar aos pais dos soldados mortos em combate. Tratámos de a copiar e seguiu para Olhão, espantosamente assinada não pelo coronel, comandante do Comando de Agrupamento Operacional Nº. 1, a que o Viegas pertencia, não pelo major P., oficial de Operações e Chefe do Estado Maior do CAOP 1, não por mim, simples alferes que tenho os condutores como meus subordinados, mas assinada pelo furriel Victor Henriques, meu subalterno que mal conhecia o Viegas e nunca esteve em Guidage. (...)
Eu não sabia, mas quando o rapaz morreu, o major P. disse-me que existia uma carta modelo, um texto padrão sempre igual utilizado em todo o Ultramar a enviar aos pais dos soldados mortos em combate. Tratámos de a copiar e seguiu para Olhão, espantosamente assinada não pelo coronel, comandante do Comando de Agrupamento Operacional Nº. 1, a que o Viegas pertencia, não pelo major P., oficial de Operações e Chefe do Estado Maior do CAOP 1, não por mim, simples alferes que tenho os condutores como meus subordinados, mas assinada pelo furriel Victor Henriques, meu subalterno que mal conhecia o Viegas e nunca esteve em Guidage. (...)
(...) Cufar, 27 de Junho de 1973
De Lisboa, contam-me as “bocas” que por lá correm. E “bocas” falsas.
Fala-se em evacuar da Guiné mulheres e crianças. Mas onde e porquê? É verdade que a população nativa, os africanos das aldeias de Guidage, Guileje e Gadamael, abandonou essas tabancas por causa do perigo nas flagelações constantes do IN. Mas não houve nenhuma evacuação nem sei se tal está previsto pela nossa tropa. Também é verdade que muitos milhares de habitantes da Guiné Portuguesa procuraram fugir à guerra e refugiaram-se quer no Senegal quer na Guiné-Conacry, no entanto esta procura de um lugar mais pacífico para habitar não é novidade, começou há já alguns anos com o agravamento do conflito armado.(...)
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Notas do editor:
(*) 14 de maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9898: Excertos do Diário de António Graça de Abreu (CAOP1, Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74) (16): Guidaje foi há 39 anos...
(**) Vd os seguintes poste do J. M. Pechorro e do Daniel Matos:
21 de novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5310: O assédio do IN a Guidaje (de Abril a 9 de Maio de 1973) - II Parte (José Manuel Pechorrro)
(***) Vd. postes de Amílcar Mendes (38ª CCmds):
22 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1201: A vida de um comando (A. Mendes, 38ª CCmds) (3): De Farim a Guidaje: a picada do inferno (I parte)
(...) Resumo:
9 de Maio de 1973 > O 2º e o 4º grupos [da 38ª Cmds] vão hoje fazer uma escolta a uma coluna de Mansoa para Farim.
13 de Maio de 1973 > Regressei hoje a Mansoa. Cinco dias fora. Meu Deus, foram os piores dias da minha vida. Irei tentar descrever tudo o que passei. Os horrores da guerra! Nunca pensei que fosse possível acontecer o que vi. Terrível de mais para ser verdade. (...)
(...) 11 de Maio de 1973
Saimos de madrugada de Farim com destino a Guidaje. Primeiro a Binta onde os picadores se irão juntar aos nossos grupos. Daí entramos na maldita da picada. Os picadores seguem na frente. (...)
(...) Ao passar na bolanha do Cufeu é impossível descrever o que encontramos sem sentir um aperto na alma: dezenas de viaturas trucidadas pelas minas. Os cadáveres pelo chão são festim para os abutres. É uma loucura. Pedaços das viaturas projetadas a dezenas de metros pela acção das minas. Estrada cheia de abatizes. Tentamos não olhar. Nunca vi tanto morto, nossos e do IN, deixados para trás ao longo da picada. (...)
23 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1203: A vida de um comando (A. Mendes, 38ª CCmds) (4): De Farim a Guidaje: a picada do inferno (II Parte)
(...) 11 de Maio de 1973 (continuação)
(...) A coluna, à saída da bolanha do Cufeu (2), pára. Ouve-se ao longe tiros e rebentamentos. A companhia que vinha ao nosso encontro, caiu numa emboscada na ponte. Pelo rádio ouvimos o oficial que comanda a companhia emboscada pedir apoio aéreo, porque o IN é em muito maior número e ele diz que está a ser dizimado. Chegam dois Fiats e tentam dar cobertura à companhia emboscada mas dizem que é impossível porque o IN esta demasiado próximo...
Ouço então o apelo mais dramático ouvido em toda a minha vida: Pela rádio o oficial que comandava a companhia emboscada apela à aviação:
BOMBARDEIEM TUDO! A NÓS, INCLUINDO! A SITUAÇÃO É DESESPERADA! ESTAMOS A SER TODOS MORTOS, POIS OS GAJOS SÃO EM NÚMERO MUITO SUPERIOR! (...)
(...) Já com Guidaje à vista subimos para as viaturas e eu sigo naquela só com três rodados, e onde segue o morto.
Chegamos a Guidaje! É a primeira coluna a chegar de há três semanas a este tempo. A população vem receber-nos com gritos de alegria, dá-nos água, trata-nos com carinho, sentem que o isolamento acabou.
Assim que entramos no destacamento, somos brindados com um ataque de morteirada. Com a noite vamos para as valas, que é onde se vive em Guidaje! O Filipe está num abrigo a soro, fui vê-lo e ele delirava a chamar pela família.(...)
Durante a noite iremos sofrer mais 4 ataques e um deles será mortal (...).
23 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1205: A vida de um comando (A. Mendes, 38ª CCmds) (5): uma noite, nas valas de GuidajeChegamos a Guidaje! É a primeira coluna a chegar de há três semanas a este tempo. A população vem receber-nos com gritos de alegria, dá-nos água, trata-nos com carinho, sentem que o isolamento acabou.
Assim que entramos no destacamento, somos brindados com um ataque de morteirada. Com a noite vamos para as valas, que é onde se vive em Guidaje! O Filipe está num abrigo a soro, fui vê-lo e ele delirava a chamar pela família.(...)
Durante a noite iremos sofrer mais 4 ataques e um deles será mortal (...).
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Guiné 63/74 - P9942: Convívios (440): Cerca de 80 bravos de Bambadinca (1968/71) encontram-se este sábado, dia 26, na invicta cidade do Porto, na 18ª edição dos seus reencontros (Manuel Monteiro Valente / Luís Graça)
A organização está a cargo do Manuel Monteiro Valente [, foto à direita, em primeiro plano, cambando uma bolanha, ], valente ex-1º cabo do 1º gr comb da CCAÇ 12 (**), ferido com gravidade e evacuado para o HM 241 (Bissau), no decurso da Op Borboleta Destemida (região do Xime, 14 de janeiro de 1970), juntamente com o fur mil at inf Joaquim J. S. Pina, o sold trms José Leites Pereira e o sold at inf Mamadu Au (Ap Metr Lig Hk 21), todas da 2ª secção do 1º gr comb, comandado pelo alf mil op esp Francisco Magalhães Moreira.
Apesar das dificuldades económicas e sociais que atingem muitos portugueses na difícil hora atual, incluindo muitos dos nossos ex-camaradas de armas , o almoço-convívio no Porto vai contar com pelo menos estes cerca de 80 bravos de Bambadinca, uma boa parte deles da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (assinalados a #):
Apesar das dificuldades económicas e sociais que atingem muitos portugueses na difícil hora atual, incluindo muitos dos nossos ex-camaradas de armas , o almoço-convívio no Porto vai contar com pelo menos estes cerca de 80 bravos de Bambadinca, uma boa parte deles da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (assinalados a #):
Lista de inscritos até ao dia 24 de maio de 2012, fornecida pela organização:
Abel Maria Rodrigues (1) (#)
Adelino Marques Fernandes (1)
Adélio Gonçalves Monteiro (2) (#) [, foi o organizador do 15º convívio, Castro Daire, 2009]
Alberto dos Anjos Soares (3)
Américo Marques (6)
António de Jesus Marques (1)
António Fernando Rodrigues Marques (2) (#)
António Braga Rodrigues Mateus (2) (#)
António Damas Murta (4) (#) [, organizador do 17º convívio, Cloimbra, 2011]
António Pinto Nunes (2)
Arménio Monteiro da Fonseca (1) (#)
Carlos Alberto Henrriques (2)
Carlos Alberto Teixeira (1)
Domingos Miranda Mendes (1)
Eduardo Tavares (2) (##)
Ferdinando Martins (5)
Fernando Andrade Sousa (2) (#) [, organizador do do 12º convívio, na Trofa, 2006]
Fernando J. Cruz Oliveira (1)
Fernando Resende Santos (1)
Gabriel Gonçalves (1) (#)
Humberto Simões dos Reis (1) (#)
Jaime Machado (4)
João Alves Costa (1)
João Gonçalves Ramos (1) (#)
João Rito Marques (2) (#)
Joaquim João dos Santos Pina (3) (#)
Joaquim Augusto Matos Fernandes (5) (#)
José Augusto Mourão (1)
José C. Rodrigues Lopes (2)
José Eduardo Pinto dos Santos (2)
José Fernando Almeida (2) (#) [, organizador do 16º convívio, Óbidos, 2010]
José Manuel Pimentão Quadrado (2) (#)
Luis R. Moreira (1)
Manuel Alberto Faria Branco (2) (#)
Manuel Alberto F. Gomes (1)
Manuel Borrego da Silva (1)
Manuel Ferreira da Costa (1)
Manuel Joaquim Ferreira (2)
Manuel Monteiro Valente (2) (#)
Otacílio Henriques (2)
Total=79
(#) Ex- camaradas da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969/Março de 1917)
(##) Pesume-se que seja o nosso ex-1º Cabo Escriturário Eduardo Veríssimo de Sousa Tavares [, até agora com morada desconhecida].
2. Comentário de L.G.:
Por razões de agenda familiar, não poderei estar no Porto, este sábado, contrariamente ao que tinha programado e ao meus desejo...
De qualquer modo, daqui vai, da minha parte, um grande abraço para os bravos de Bambadinca, do tamanho do Rio Geba. E, mais do que um longo abraço, um apertado xicoração. Que seja uma bela jornada de amizade e camaradagem.
Peço ao valente Valente que me faça chegar as fotos do evento, com as respetivas legendas... Ele, por seu turno, pediu-me para mandar um lembrete aos retardatários, como Jorge Cabral, digno representante do Pel Caç Nat 63, que não costuma falhar os convívios do pessoal de Bambadinca... LG
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 7 de maio de 2012 > Guiné 63/74 – P9860: Convívios (345): 18º Encontro do Pessoal de Bambadinca, 1968/71, em 26 de Maio na cidade do Porto (Manuel Monteiro Valente)
(**) Contacto:
Abel Maria Rodrigues (1) (#)
Adelino Marques Fernandes (1)
Adélio Gonçalves Monteiro (2) (#) [, foi o organizador do 15º convívio, Castro Daire, 2009]
Alberto dos Anjos Soares (3)
Américo Marques (6)
António de Jesus Marques (1)
António Fernando Rodrigues Marques (2) (#)
António Braga Rodrigues Mateus (2) (#)
António Damas Murta (4) (#) [, organizador do 17º convívio, Cloimbra, 2011]
António Pinto Nunes (2)
Arménio Monteiro da Fonseca (1) (#)
Carlos Alberto Henrriques (2)
Carlos Alberto Teixeira (1)
Domingos Miranda Mendes (1)
Eduardo Tavares (2) (##)
Ferdinando Martins (5)
Fernando Andrade Sousa (2) (#) [, organizador do do 12º convívio, na Trofa, 2006]
Fernando J. Cruz Oliveira (1)
Fernando Resende Santos (1)
Gabriel Gonçalves (1) (#)
Humberto Simões dos Reis (1) (#)
Jaime Machado (4)
João Alves Costa (1)
João Gonçalves Ramos (1) (#)
João Rito Marques (2) (#)
Joaquim João dos Santos Pina (3) (#)
Joaquim Augusto Matos Fernandes (5) (#)
José Augusto Mourão (1)
José C. Rodrigues Lopes (2)
José Eduardo Pinto dos Santos (2)
José Fernando Almeida (2) (#) [, organizador do 16º convívio, Óbidos, 2010]
José Manuel Pimentão Quadrado (2) (#)
Luis R. Moreira (1)
Manuel Alberto Faria Branco (2) (#)
Manuel Alberto F. Gomes (1)
Manuel Borrego da Silva (1)
Manuel Ferreira da Costa (1)
Manuel Joaquim Ferreira (2)
Manuel Monteiro Valente (2) (#)
Otacílio Henriques (2)
Total=79
(#) Ex- camaradas da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969/Março de 1917)
(##) Pesume-se que seja o nosso ex-1º Cabo Escriturário Eduardo Veríssimo de Sousa Tavares [, até agora com morada desconhecida].
2. Comentário de L.G.:
Por razões de agenda familiar, não poderei estar no Porto, este sábado, contrariamente ao que tinha programado e ao meus desejo...
De qualquer modo, daqui vai, da minha parte, um grande abraço para os bravos de Bambadinca, do tamanho do Rio Geba. E, mais do que um longo abraço, um apertado xicoração. Que seja uma bela jornada de amizade e camaradagem.
Peço ao valente Valente que me faça chegar as fotos do evento, com as respetivas legendas... Ele, por seu turno, pediu-me para mandar um lembrete aos retardatários, como Jorge Cabral, digno representante do Pel Caç Nat 63, que não costuma falhar os convívios do pessoal de Bambadinca... LG
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Notas do editor:
(*) Vd. poste de 7 de maio de 2012 > Guiné 63/74 – P9860: Convívios (345): 18º Encontro do Pessoal de Bambadinca, 1968/71, em 26 de Maio na cidade do Porto (Manuel Monteiro Valente)
Manuel Monteiro Valente
Rua Joaquim Lopes Pintor nº118 1º dtº
4405-868 Vilar do Paraíso
Rua Joaquim Lopes Pintor nº118 1º dtº
4405-868 Vilar do Paraíso
Vila Nova de Gaia
Mail: mmv.947@gmail.com
(***) Último poste da série > 21 de maio de 2012 > Guiné 63/74 – P9929: Convívios (257): 32º Encontro do pessoal da CART 3331, dia 2 de Junho de 2012, em Ansião (Gumerzindo Silva)
Mail: mmv.947@gmail.com
(***) Último poste da série > 21 de maio de 2012 > Guiné 63/74 – P9929: Convívios (257): 32º Encontro do pessoal da CART 3331, dia 2 de Junho de 2012, em Ansião (Gumerzindo Silva)
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