Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Setor L1 (Bambadinca) > Xime > c. 1969/70 > LDG 105 NRP Bombarada > Desembarque no porto fluvial do Xime de uma mais ou companhias de "piras", destinados ao Leste. Fotos do álbum do álbum do José Carlos Lopes, ex-fur mimanuense do conselho administrativo do comando do BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70).
Tenho uma história passada a bordo da Alfange.
Nas anteparas da lancha, mais ou menos a meio, existia, de cada lado, um fundo de bidão com areia para servir de apoio ao prato do morteiro de 60 mm.
Julgo que as tropas [do Exército] que transportávamos, pensavam que os bidões com areia era para urinar. E alguns fizeram-no, de certeza. O pior foi quando o comandante mandou fazer umas morteiradas de protecção. Com o coice do prato do morteiro na areia, ficámos a cheirar a urina o dia todo!
Miguel Cunha, Fz 996/68, Cia 10 Fz, 1969/1971. (---)
Quando se amplia as nossos fotos com pessoal metido no fundo de um LDG, dá para ver alguns pormenores insólitos... No bojo da LDG, na carga que é transportada, v
vê-se de tudo um pouco, numa "desordem" indescritível:
- tubos de bazuca,
- espingardas G3,
- cunhetes de munições.
- jericãs,
- camas,
- outras peças de mobíliário,
- colchões.
- fardos de mantas,
- malas de viagem,
- baus,
- sacos,
- caixotes
- viaturas (Unimog, Berliet, etc.)
- máquinas da engenharia,
- e até... uma cabra!...
Quem fez este "cruzeiro", como nós (**), lembra-se que pela manhã, aproveitando a maré, estava a embarcação a LGD 101) de saída do porto de Bissau... O calor e a humidade já eram insuportáveis pelo que os "piras" começavam, logo à saída do cais, a "avacalhar o sistema", ou seja, a infringir a disciplina, o decoro e a segurança militares... No caso da foto acima, já não "piras!" que vão para o mato, mas "velhinhos" que vão para Bissau... Daí a descontração e alguma... bagunça!
Nas fotos a seguir veem-se militares em tronco nu; outros aproveitam para matar o tempo (e aliviar a alguma tensão), sentando-se numa improvisada mesa de jogo, a jogar às cartas (?) e a beber ums bejecas... (Ainda não se usava o termo "bejeca")... Em todo o caso, estava-se longe da ideia de "cruzeiro turístico", Geba acima, Geba abaixo...
Os navios desta classe foram construídos nos Estaleiros Navais do Mondego (Figueira da Foz), com um projeto baseado na Classe LCT-4, de origem britânica.
As lanchas destinavam-se a ser empregues na Guerra do Ultramar em missões de reabastecimento logístico, de transporte de tropas e em operações anfíbias, sobretudo em apoio dos Fuzileiros. Foram empregues nos teatros de operações de Angola e da Guiné Portuguesa.
Em 22 de novembro de 1970, a LDG 104 NRP Montante (classe Alfange) e a LDG 105 (classe Bombarda) fizeram parte da força naval portuguesa envolvida na Operação Mar Verde (invasão e Conacri), transportando tropas de desembarque (comandos guineenses e opositores ao regime de Sékou Turé
As LDG foram batizados com designações de armas medievais (Ariete, Alfange, Cimitarra. Montante).
Terminada a Guerra do Ultramar, os navios foram cedidos a Angola e à Guiné-Bissau. (...)
Unidades:
Nº de amura / Nome / Comissão em Portugal / Observações
- LDG 101 NRP Alfange 1965 - 1974 Cedida a Angola
- LDG 102 NRP Ariete 1965 - 1975 Cedida a Angola
- LDG 103 NRP Cimitarra 1965 - 1975 Cedida a Angola
- LDG 104 NRP Montante 1965 - 1974 Cedida à Guiné-Bissau
Ficha técnica > Classe Alfange
Nome: Classe Alfange
Construtor(es): Estaleiros Navais do Mondego
Lançamento: 1965
Unidade inicial: NRP Alfange
Unidade final: NRP Cimitarra
Em serviço: 1965 - 197
Operadores: Portugal | Guiné-Bissau | Angola
Características gerais
Tipo: Lancha de desembarque
Deslocamento: 480 t
Comprimento: 57 m
Boca: 11,8 m
Calado: 1,2 m
Propulsão: 2 motores diesel 1 000 hp 2 veios
Velocidade: 10,3 nós
Sensores: Radar de navegação DECCA
Armamento: 2 peças de 20 mm (1965) | 2 peças de 40 mm (1973)
Tripulação/Equipagem: 20
Carga: 270 t
Fonte: Adaptado de Wikipedia > Classe Ariete
4. Em 1969, entraram ao serviço da Marinha as LDG Classe Bombarda, mais comprida e deslocando mais tonelagem.
Nome: Classe Bombarda
Operador: Portugal
Unidade inicial: NRP Bombarda (1969)
Unidade final: NRP Bacamarte (1985)
Lançamento: 1969
Em serviço: 1969 - 2014
Tipo: Lancha de desembarque
Deslocamento: 652 tonelada
Comprimento: 56 metro
Boca: 11,8 m
Calado: 1,9 m
Propulsão: motores diesel de 910 hp 2 veios
Velocidade: 10 nós
Armamento: 2 peças de 40 mm (LDG 201 e LDG 203) | 2 peças de 20 mm (LDG 202)
Tripulação: 20
Passageiros : 1 batalhão de fuzileiros navais
Carga. 9 carros de combate ou 10 camiões de 6 t
Nota do editor:
(*) Vd. poste de 16 setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8783: Humor de caserna (22): Quando os passageiros da LDG 101 Alfange urinavam... no fundo do bidão com areia que servia de apoio ao prato do morteiro de 60mm (Miguel Cunha, Fz 996/68, Cia 10 Fz, 1969/71)