terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Guiné 63/74 - P3864: PAIGC Actualités (Magalhães Ribeiro) (3): O nº 54, Outubro de 1973, dedicado à proclamação da independência: pp. 5-6

1. Continuação da publicação da revista mensal PAIGC Actualités, nº 54, Outubro de 1973, um número histórico de que nos foi enviado uma cópia, digitalizada pelo nosso amigo e camarada Eduardo Magalhães Ribeiro, mais conhecido na Tabanca Grande como o pira de Mansoa.

As páginas 5 e 6, agora transcritas, foram traduzidas do francês para português pelo Vasco da Gama, ex-Cap Mil da CCAV 8351, os Tigres de Cumbijã (1972/74).




O primeiro executivo do nosso Estado



Foto: (da direita para a esquerda)

- Comandante FRANCISCO MENDES (CHICO TÉ), membro do Secretariado Permanente do CEL, Comissário Principal;

- Comandante JOÃO BERNARDO VIEIRA (NINO), membro do Secretariado do CEL, Comissário para as Forças Armadas;

- Comandante PEDRO PIRES, membro do Secretariado Permanente do CEL, Comissário Adjunto para as Forças Armadas;

- Dr. VASCO CABRAL, economista, membro do CEL, Comissário para a Economia e Finanças;

- Chefe JOSÉ ARAÚJO, membro do CEL, Comissário do Secretariado Geral de Estado;

- Comandante ABDULAY BARY, membro do CEL, Comissário do Interior;

- Chefe FIDELIS CABRAL D’ALMEIDA, membro do CSL, Comissário da Justiça;

- VICTOR SAÚDE MARIA; membro do CEL, Comissário dos Negócios Estrangeiros.

O Comandante Francisco Mendes, membro do Secretariado Permanente do CEL, foi escolhido para presidir ao Conselho dos Comissários de Estado, na qualidade de Comissário Principal.

As atribuições do Conselho dos Comissários de Estado têm como objectivo a elaboração do programa político, económico, social e cultural do Estado, bem como a sua defesa e segurança. Dirige, coordena e controla os diversos Comissários de Estado, os outros Serviços Centrais, os Comités regionais de Estado e os Comités de Sector de Estado. Nomeia e demite os funcionários de Estado.

O primeiro executivo do nosso Estado


Foto: (da direita para a esquerda)

- Eng JÚLIO SEMEDO, Sub-Comissário para o Desenvolvimento dos Recursos Naturais;

- Eng MÁRIO CABRAL, Sub-Comissário para o Controlo Económico e Financeiro;

- ARMANDO RAMOS, membro do CSL – Sub-Comissário do Comércio;

- Comandante MANUEL SATURNINO, membro do CSL, Sub -Comissário para a Educação e Cultura;

- Eng ADELINO NUNES CORREIA, Sub-Comissário para a Juventude e Desportos;

- JOÃO da COSTA, membro do CSL, Sub-Comissário para a Saúde e Assuntos Sociais.


O engenheiro SAMBA LAMINE MANÉ, Sub-Comissário para a Agricultura e Pecuária, e o Dr. LUIZ SANGA, Sub-Comissário para a Estatística e Planificação, que não aparecem nas fotografias, completam a lista dos camaradas que constituem o primeiro executivo do nosso Estado.

Após o discurso de encerramento do secretário geral do PARTIDO, Aristides Pereira, e do hino nacional Esta é a nossa pátria bem amada, cantado por um grupo de pioneiros do Boé, um grandioso desfile das FARP e manifestações populares assinalaram o encerramento da primeira reunião da ANP


Numa mensagem dirigida à Assembleia por Sua Excelência o Presidente Ahmed Sékou Touré em nome do Comité Central do PARTIDO DEMOCRÁTICO DA GUINÉ, e do Governo guineense, lido pelo chefe da delegação da imprensa guineense, senhor Fodé Berété , a República irmã da Guiné reconheceu no terreno o nosso jovem Estado da Guiné Bissau, cujo aparecimento constitui um acontecimento sublime na história da libertação dos povos africanos.


Ao separarem-se, por entre a emoção, o entusiasmo, e a plena consciência das responsabilidades do Partido, os deputados á ANP, os militantes e responsáveis do partido mostraram mais do que nunca a convicção de que o caminho traçado ao nosso povo pelo nosso bem amado líder Amílcar Cabral, é o caminho da liberdade, da dignidade e da glória.

Eis, pois, porque a participação na luta pela liberdade total da Pátria e a defesa da sua soberania, constituem a honra e o dever supremo do cidadão do nosso Estado da Guiné Bissau.


Elevado número de jornalistas e cineastas africanos e estrangeiros assistiram aos trabalhos da ANP que também tiveram a cobertura da nossa RÁDIO LIBERTAÇÃO e de uma equipa de cineastas dos nossos serviços de informação.
_______________

Notas de L.G.:

(*) Vd. postes anteriores desta série:

2 de Fevereiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3828: PAIGC Actualités (Magalhães Ribeiro) (1): O nº 54, Outubro de 1973, dedicado à proclamação da independência: pp. 1-2

5 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3846: PAIGC Actualités (Magalhães Ribeiro) (2): O nº 54, Outubro de 1973, dedicado à proclamação da independência: pp. 3-4

(**) Estes homens seguiram depois percursos diferentes: alguns conheceram a morte, a traição, o exílio... Eis alguns dados biográficos, muito sumários, de alguns dos elementos do Primeiro Governo da República da Guiné-Bissau:

Luís Cabral (n.1931)> Foi o primeiro persidente da Repúblcia da Guiné-Bissau, desde 1973 a 1980, altura em que foi deposto por um golpe de Estado. Vive exilado em Portugal.

Francisco Mendes, Chico Té (1939-1973) > Será assassinado em 7 de Julho de 1988;

João Bernardo Vieira, Nino (n. 1939) > Presidente da República desde 1 de Outubro de 2005;

Pedro Pires (n. 1934) > Presidente de Cabo Verde desde Março de 2001 (Primeiro-ministro, de 1975 a 1991);

Vasco Cabral (1926-2005) > Escapou, por um triz, ao atentado que vitimou Amílcar Cabral; não se opôs ao golpe do 'Nino' Vieira que depôs, em 1980, governo de Luís Cabral;

José Araújo > Caboverdiano, hábil jurista;

Fidelis Cabral de Almada > Terá sido ele quem, após a morte de Amílcar Cabral, propôs o nome de 'Nino' Vieira para secretário-geral do PAIGC;

Abdulai Bari > [ Não se dispõe de elementos];

Vitor Saúde Maria (1939-1999) > Exilado entre 1984 e 1990;

Manuel Saturnino da Costa (n. 1942) > Virá a ser secretário-geral do PAIGC e depois 1º ministro (1994-1997).

Outras fontes > Vd. blogue do Virgínio Briote > Guiné, Ir e Voltar - Tantas Vidas > 18 de Dezembro de 2008 > PAIGC: alguns dos protagonistas

Vd. ainda postes do Virgínio Briote:

18 de Setembro de 2005 > Guiné 63/74 - P2114: Bibliografia de uma guerra (17): Guiné-Bissau e Cabo Verde, uma luta, um partido, dois países (Parte I)(V. Briote)

24 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2128: Bibliografia de uma guerra (18): Guiné-Bissau e Cabo Verde, uma luta, um partido, dois países (Parte II)(V. Briote)

27 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2136: Bibliografia de uma guerra (19): Guiné-Bissau e Cabo Verde, uma luta, um partido, dois países (Parte III) (V. Briote)

1 comentário:

Mdeoliveira disse...

Olá a todos os amigos/Camaradas da Guiné ou Camaradas militares Portugueses.

Com um fraterno abraço para todos e com os meus votos de que todos estejam bem de saúde, gostaria de entrar em contacto com "Camaradas-membros do PAIGC logo após a Independencia da Guiné.

O facto é que, após a minha comissão - na Messe de Oficiais da Força Aérea, mesmo junto ao Palácio, decidi ficar a trabalhar lá na Guiné.

E, a par de algumas amargas experiencias - com tropas portugueses e com certos elementos africanos do pós-Independência, o facto é que, os gratos recordos que tenho do trato que me foi dado por "Chico Tê" - então Primeiro ministro da Guiné , Armando Ramos - ministro do Comércio, e José Pereira - Comissário (ou chefe) da UNTG (?) creio que era assim a sigla do Sindicato dos Trabalhadores da Guiné.

A razão é que, estou a escrever um livro e, apesar de algimas amargas experiencias tidas além de boas experiências, cujo objectivo é compartir os lucros da venda para ajuda da Guiné.

Sómente para aqueles que possam ter boa memória, eu é que abri o restaurante "O Pelicano", mesmo à beira do rio, onde trabalhou o Mómo Turé", que, segundo dizem, esteve implcado na morte de Amilcar Cabral.

Também abri o Ninho de Santa Luzia, logo a seguir à estrada de aAntula, antes do então chamado QG e, mais tarde, Hotel 24 de Setembro.

Também era domo do Restaurante Bar " a Tabanca, onde a primeira delegação estrangeira (Argélia) após a independencia, jantou a pedido do Governo da Guiné.

Sobre o Comissáriop José Pereira - se ele ai9nda estiver vivo - quero aqui expressar a minha gratidão pela forma como resolveu uma disputa entra alguns trabalhadores meus, com uma decisão não esperada derivado às ciscunstâncias-embora mais que justa - porque eu sempre paguei aos meus trabalhadoes muito acima da média, ao ponto de haver alguns comerciantes portugueses que me ameaçaram por elevar o nível de salários até então paraticados por eles.

Não sei se este blog atinge as pessoas mencionadas no mesmo, mas, se algum dos recipientes tiver conhecimentos de como fazer chegar aos mesmos - (se todos ainda viverem - pois agradeço me o façam saber para "alcaide2003@gmail.com.