quarta-feira, 6 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8519: Agenda Cultural (142): Apresentação do livro “CATARSE” do Capelão Militar Abel Gonçalves

Camaradas,

Passamos divulgar o seguinte convite para a apresentação de um livro que vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 08 de Julho, na A.D.F.A. - Associação dos Deficientes das Forças Armadas, do Porto, às 16H00, solicitando a sua divulgação junto dos vossos amigos.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CATARSE” DO CAPELÃO MILITAR ABEL GONÇALVES

Convidam-se os Associados, familiares e amigos a estarem presentes na apresentação do livro “CARTARSE”, da autoria do Padre Abel Gonçalves, a ter lugar no dia 08 de Julho de 2011, às 16H00, no Salão Nobre da Delegação do Porto.
Esta obra descreve as experiências subjectivas de um ser humano na Guerra Colonial na Guiné que, simultaneamente, assume o papel de Capelão e o de militar, e é uma oferta do seu autor à Delegação do Porto da ADFA, revertendo o produto da sua venda para as obras.
A DIRECÇÃO
O Presidente
(Abel Fortuna)
____________
Nota de MR:
Vd. último poste desta série de 4 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8502: Agenda Cultural (141): Inauguração da Exposição de Fotografia Flores Que Não Existem e lançamento do livro Na Kontra Ka Kontra, dia 7 de Julho pelas 17 horas no Vivacidade - Espaço Criativo - Porto (Fernando Gouveia)

2 comentários:

Luís Graça disse...

Depois dos frades, os abades; depois dos capitães, os capelães... Parabéns ao nosso camarada Abel Gonçalves pelo seu livro que presumo seja também de memórias da Guiné, e que tem um título sugestivo: "Catarse"... Palavra que vem do grego "kátharsis", purificação...
Em psicanálise, fala-se de catarse como técnica ou método para trazer à consciência recordações recalcadas, emoções e sentimentos reprimidos... É também, de alguma maneira, a função (ou uma das funções) deste blogue... Vou comprar e ler o livro com muita curiosidade...

Temos uma Tabanca Grande, uma comunidade virtual, para a qual o nosso camaradda capelão fica desde já convidado...

Até à data tínhamos apenas dois capelães, um deles, do meu tempo dde Bambadinca, o nosso amigo e camarada Puim, que nos tem honrado com o seu testemunho e a sua escrita: Memórias de um alferes capelão (Arsénio Puim, BART 2917, Dez 69 / Mai 71)...

Estou também à espera da resposta do Horácio Neto Fernandes, que vive no Porto, e foi capelão do BART 1913, em Catió (1967/69)... e julgo que também do BCAÇ 2852, em Bambadinca, nos últimos meses da sua comissão (que terminou em Dezembro de 1969)... Ele é autor de um notável livro, memorialístico, "Francisco Caboz – A construção e a desconstrução de um Padre”, publicado sob a chancela da Papiro Editora, Porto/Lisboa (Novembro de 2009)e referenciado no nosso blogue pelo nosso camarada Alberto Branquinho.

Acontece que eu fui à missa nova do Horácio, em 1959, e sou seu 2º primo...

Manuel Carvalho disse...

Caros Camaradas

Já li o livro do Padre Abel e, gostei muito. Este homem tal como nós também andou a procura de um baga-bagaou de uma arvore para proteger a cabeça, viu tombar um camarada ao seu lado numa emboscada, tomou banho no sistema bidão, arriou a calça em cima da prancha, enfim aquelas vidas que nós conhecemos. E para além disto tudo esteve em Jolmete antes de mim, no tempo em que aquilo era tão bom que as comp. só lá estavam um mes. O padre Abel esta no Porto e julgo que já esteve na Tabanca de Matosinhos.

Um grande abraço para o padre Abel e para todos.

Manuel Carvalho
C Caç 2366 Jolmete