segunda-feira, 4 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8504: As nossas queridas enfermeiras pára-quedistas (24): Saltar ou não saltar de pára-quedas... hoje, só se fosse para salvar uma vida (Maria Arminda / Aura Teles)


Foto do mural da página do filme Quem Vai à Guerra, no Facebook: Isabel Rilvas, a primeira mulher, ao que parece, a saltar em pára-quedas na península ibérica e "mãe" das enfermeiras pára-quedistas... Uma justa homenagem a esta pioneira (Foto reproduzida com a devida vénia...). 

E a propósito, o filme de Marta Pessoa continua em cartaz em Lisboa, no Cinema City Classic Alvalade, pela 3ª semana consecutiva (4 sessões: 13h50, 16h15, 18h45, 21h35).

1. Através do nosso camarada e amigo Miguel Pessoa, recebemos um SOS de duas das nossas camaradas enfermeiras pára-quedistas (que o serão sempre, camaradas e enfermeiras pára-quedistas) Maria Arminda e Aura Teles... Aqui vai a correspondência trocada... 

Tudo isto para dizer que a empolgante notícia de que as nossas duas veteranas iam saltar de pára-quedas, um dia destes, num festival em Évora, por iniciativa da Associação de Pára-quedistas de Setúbal, não era falsa mas ainda estava... por confirmar.

(i)  Miguel Pessoa (1/7/2011):

Caros editores

Recebi um pedido de ajuda das nossas camaradas Maria Arminda Santos e Aura Teles, aflitas porque prenderam os dedos no computador e não conseguem enviar comentários para o blogue... O assunto em causa é o apregoado salto que estas nossas amigas iriam dar num futuro festival aeronáutico, referenciado no blogue pelo também camarada Pardete (*).
Pese embora a boa vontade destas nossas camaradas, a verdade é que motivos pessoais impedem-nas de dar o seu contributo nesta área. Por isso farão o favor de divulgar as mensagens juntas do modo que acharem mais conveniente.

Percebo-as perfeitamente: olha se me viessem pedir a mim agora para ir fazer um festival de acrobacia! Eh Eh!,, mais respeitinho pelos séniores...

Abraço. Miguel

(ii) Maria Arminda (1 de Junho de 2011)

Assunto-  Mª Arminda: Pedido de Ajuda "Ao Sábio das Tecnologias"

Amigo Miguel, fazem parte da nossa Tabanca Grande duas "nabas" desta tecnologia. Venho pedir que nos faça chegar as nossas mensagens. Eu respondi directamente para o Blog no endereço do camarada Luis Graça. Ontem fiz uma visita à pasta dos médicos, mas não consegui responder ao J Pardete (*). 

Tenho pena de desiludir quem nos convidou, mas as razões que nos impedem estão certas. Não cheguei a fazer a queda livre noutros tempos por causa do ouvido. Desculpe esta maçada e obrigado. Beijos para vós e bom fim de semana. Arminda

(iii) Aura Teles (1/7/2011) [, foto à direita]:

M. Arminda, quando puderes hás-de ver se eu consegui enviar uma mensagem ao camarada Luís Graça, a dar-lhe conhecimento da minha decisão de não participar em Julho nos saltos em pára-quedas em Évora. Eu disse-lhe também qual a razão de não poder ir , porque os meus familíares querem-me levar para os Estados Unidos da América, por uns tempos. Eu tentei várias vezes enviar para o blogue, mas fiquei com a sensação que não consegui. Se conseguires manda tu se faz favor, não quero que pensem que me fechei em copas.

Desculpa estar a maçar-te por isto. Ok, beijinhos e tem cuidado contigo.Aura



(iv) Comentário que a Maria Arminda [, foto à esquerda,] tentou mandar para o blogue, em 29 de Junho passado, para o poste P8477 (*):

Efectivamente o que o camarada J Pardete Ferreira diz está certo. Porém, eu não sei se pela minha parte se irei concretizá-lo por três ordens de razão a ter em conta: (i) tenho uma respeitável arritmia cardíaca, embora controlada mas que em momentos de maior stresse dá sinal; (ii) uma perfuração timpânica que com a altitude necessária para esse salto se pode complicar; e por último um marido [com um problema de saúde] que depende 90% do meu apoio e que no dia seguinte me fez reflectir. 

Tudo corre bem!... Se fosse para salvar alguém valia a pena o risco, mas por distração e prazer talvez não se concretize pela minha parte. Também não escondo algum receio, que com o decorrer do tempo por vezes se apodera de nós. 

Obrigado [, Luís Graça,]  por me ter enviado a notícia. Um abraço amigo,  Mª Arminda. Ando a querer contactar quem me convidou, para lhe trasmitir esta situação.

______________

Nota do editor:

(*) Vd. poste de 28 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8477: As nossas queridas enfermeiras pára-quedistas (22): Notícias da Maria Arminda e da Aura Teles... E em Agosto haverá um festival com a "promessa de que as enfermeiras páras vão saltar" (J. Pardete Ferreira)

Sem comentários: