quinta-feira, 7 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8522: Tabanca Grande (294): José Carvalho Barbosa Silva, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do BENG 447 (Brá, 1965/67)

1. Recebemos do nosso camarada José Carvalho Barbosa Silva (ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do BENG 447, Brá, 1965/67), uma mensagem com data de 30 de Junho de 2011, com algumas fotos para publicação.

Este nosso camarada que agora se apresenta à tertúlia, não conta uma pequena história como está estipulado como jóia. Pelo seu endereço electrónico supomos ser emigrante na Alemanha. Claro que o recebemos de braços abertos, esperando que no seu próprio contacto nos conte mais pormenores da sua experiência enquanto ex-combatente na Guiné e, por que não, nos fale um pouco da sua vida enquanto civil e português na diáspora.

Seguem-se as fotos recebidas

2. Em mensagem adicional, o José Barbosa esclarece-nos o seguinte:


Ainda me encontro aqui (Alemanha), desde 1973, não é fácil desistir daqui:- (Os antigos emigrantes, eram outras gentes... Contruimos família, com filhos e netos... Tudo é muito difícel!!!!). Tenho casa em V.N. da Telha-Maia, onde vou -  todos os anos!!! - visitar a minha mae, que ainda é viva. Em Freixeeiro, Matosinhos, são os famíliares da minha mulher. As nossas férias são as visitas famíliares, tudo o mais fica nos poucos dias para lembrança de Portugal... que acima de tudo ainda é Portugal.

Fico agradecido pela vossa comunicação.

José Barbosa, Alemanha
Kroenerei, 36
32351 Stemwede-Dielingen
Deutschland
Telf.: +49 5474 6694



Dispensa de Recolher.


Bissau > José Barbosa à civil.

Bilhete de Identidade do 1.º Cabo Radiotelegrafista José Barbosa

Cemitério de Bissau em 1966


Feira no Copilai


Licença de aprendizagem

Diploma por serviços prestados à Pátria
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 3 de Julho de 2011 > Guiné 63/74 - P8499: Tabanca Grande (293): Manuel Freitas, ex-1º Cabo Escriturário, HM241, Bissau (1968/70)

4 comentários:

José Nunes disse...

Camarada Carvalho,até agora era o único engenheiro aqui na Tabanca,andava sempra a linhar ainda bem que chegaste para dividir-mos as tarefas.Estive lá em 68/70,janeiro a janeiro,andei na assistência no mato aos geradores depois fui colocado na Central do QG,o cap. Laete Maia era o comandante da Companhia no meu tempo,pelo menos até final de 1968.
Um abraço de Boas Vindas.
José Nunes
1ºCabo Mec.Elect.Centrais.
BENG 447
68/70

Luís Graça disse...

Camarada José Carvalho: Coomo é que queres ser tratado ? Pelo nome próprio, pelo apelido ?

Reforço as boas vindas dadas em nome de todos nós pelo co-editor Carlos Vinhal. Sei que vives na Alemanha, país onde há mais camaradas que estiveram, viveram, sofreram e combateram no duro TO da Guiné.

Comparaddo comigo, que sou de 1969/71, tu és um veterano e na tropa a antiguidade era (e é...) respeitada. Tenho curiosidade em saber por onde andaste, que apoios é que o BENG 447 oferecia à malta do mato...

Provavelmente, sendo tu 1º cabo radiotelegrafista, deves ter ficado por Brá/Bissau... Diz-nos como eram as coisas por lá, no teu tempo (1965/67)... Como já reparaste, tens aqui o 1º Cabo José Nunes, que pertenceu igualmente ao BENG 447...

Diz-nos também em que região da Alemanha é que vives. E dá a conhecer a outros camaradas o nosso blogue e o nosso "slogan", que também se aplica a ti que nem uma luva: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!

Muita saúde e longa vida para ti, camarada! Apita, quando vieres a Portugal, a nossa querida Pátria que não esqueces, como nós queremos esquecer...

Colaço disse...

Parabéns pela tua entrada na tabanca, mais um a fortalecer o forte sector das transmissões.
Um alfa bravo.
Colaço.

Jose Barbosa disse...

Gostei da apreciaçao... e num curto espaço de tempo, irei fazer um pequeno artigo acompanhado de mais algumas fotos para recordaçao futura.

Um grande abraço, deste que trilhou terras que vocês trilharam!... Mesmo assim, sinto saudades daqueles povos!
Aqui na Alemanha, depois de mais de 15 anos... ainda, por mais vezes, fui para o trabalho... chegava lá e pensava que tinha de ir para casa, fazer as malas para regressar como militar à Guiné... (na realidade, fiz, faço votos de lá ir antes de morrer...), última visita, o tempo voa!...
Um abraço