quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9055: O nosso blogue em números (17): A propósito da sondagem dos 3 milhões... Comentários de Armando Fonseca / José Nunes / Manuel Bastos / Rui Silva.... Foto de Guileje, de Abílio Pimentel


Guine > Região de Tombali > Guileje > CCAÇ 2617, Magriços do Guileje, Março de 1970 / Fevereiro de 1971.. Uma saída para o mato... Não elementos para identificar estes camaradas... Destaque para o apontador e o municiador do morteiro 60, e ainda o apontador e o municiador de diligrama... O único que leva granadas de mão (defensivas) é o aponteiro do morteiro... Duas armas temíveis, o morteiro e o dilagrama, quando em boas mãos... (LG)

Foto : © Abílio Pimentel / AD - Acção para o Desenvolvimento (2006). Direitos reservados. (Editada por L.G. Reprodução com a devida vénia...)


1. Manuel Bastos (17/11/2011)


Camaradas,

Venho responder ao desafio, quanto a justificar a minha classificação (de "muito melhor") [ na respoosta à sondagem].


De um blog, era costume esperar-se algo despretensioso e casual, mas este é um dos casos em que o interesse dos conteúdos, a exigência dos visitantes e a resposta dos administradores elevaram o blog a um patamar difícil de imaginar inicialmente.

É seguramente o espaço da Internet por excelência no âmbito da Guerra Colonial Portuguesa, mas essa excelência começa a ser o seu problema porque extravasa as limitações e o conceito da plataforma, i. e. os conteúdos pela sua diversidade e quantidade já precisavam de uma poderosa base de dados on-line.

Julgo que se deveriam conjugar os diversos meios hoje disponíveis, para em torno do blog, que jamais deverá ser posto em causa, se oferecer todo o acervo já existente de uma forma ágil, enquanto se usasse uma rede social para troca de informações rápidas e casuais e um espaço de debate num fórum, mantendo o blog como interface desta rede e onde se fossem publicando os artigos habituais.Falar é fácil, eu sei, mas foi assim que nasceu o blog, porque não usar o mesmo método? Ir caminhando e inventando o caminho.


Um abraço.


Manuel Bastos
 

2. Rui Silva (16/112011):


Votei e sem vacilar em "muito melhor", e porquê ?  Porque acho que está cada vez melhor:_ mais camaradas aderentes, mas abrangente, e até mais espalhado no mundo.

Até acho que algumas discrepâncias têm lugar, porque isto não deve ser "amen e sim senhor". E, caramba, nós até somos dessa casta: Amigos mas irreverentes.


Eu sou daqueles que foi educado [num época] em que as ações ficam com quem as pratica.

O Blogue está como o vinho do porto: Quanto mais velho (mais velhos) melhor (melhores).


Aproveito para enviar um grande abraço ao Luís, ao Vinhal, ao Magalhães Ribeiro e a outros co-editores e colaboradores. Que grande família eu arranjei depois de "velho"! Ponho velho entre aspas porque, se o BI aponta para aí, ainda nos sentimos novos olhando ao que estamos a dar e ao ainda para dar.

Bem hajam e Viva o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.



3. José Nunes (16/11/2011)

(...)  Camaradas,  a descoberta do blogue foi para mim um tónico, durante muitos anos nunca falei de Guiné nem queria saber de nada acerca do tempo de serviço militar, era algo que não me satisfazia recordar.


Sabendo que fiz 12 meses de assistência ao mato e o resto 12 meses em Bissau, até tive uma Comissão muito boa, por onde andei sempre fui bem tratado pelos camaradas operacionais, posso dizer que tive comissão tranquila, trabalhei muito em Bissau,  ganhei muito dinheiro que me permitiu alguns devaneios, com fazer as refeições nos restaurantes, quarto particular em Bissau, e amealhar algum para regressar de avião derivado ao embarque estar previsto para 2 meses depois de terminar a comissão. Portanto fui um privilegiado.


O blogue foi um ponto de viragem da minha maneira de estar e sentir a Guiné, e verifiquei a forma carinhosa e de sã Camaradagem que tive o privilégio de assistir no 10 de Junho, sendo que o blogue me liga a todos Vós, diariamente aqui venho às vezes mais de uma vez sempre na ânsia de encontrar mais um escrito.


Sendo eu o único representante da Engenharia, tive sempre alguma relutância em apresentar-me... Em boa hora o fiz, pois aqui encontrei uma sombra frondosa e amizade que sei sincera.


Hoje sou um propagandista deste Blogue faço saber da sua existência e instigo os Camaradas a fazerem uma visita.


Hoje que somos um Batalhão, decerto não deixaremos ficar mal o nosso Comandante e demais Oficiais do Comando.


Para todos vós o meu sincero agradecimento pelo trabalho que vos dignifica, e a nós enche de orgulho de estar nesta Tabanca.

José Silvério Correia Nunes
1ªCabo Mec Elect Centrais
 447 Brá 68/70


4. Armando Fonseca (15/11/2011):


(...) Estou inteiramente de acordo com os comentários do camarigo Manuel Marinho. Eu próprio não enviei o resto da minha história por me parecer que estaria fora de contexto visto que o que tem aparecido ultimamente - e visito o blogue totos os dias - são textos escritos por intelectuais da escrita e não as simples descrições das situações vividas na guerra. Com um  abraço  (...)


_________________


Nota do editor

Último poste da série > 14 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9042: O nosso blogue em números (16): A propósito dos 3 milhões de visitas... Nem só mel nem só castanha amarga (J. L. Mendes Gomes) / Fotos de Catió, 1967, de Benito Neves

2 comentários:

Luís Graça disse...

Amigos e camaradas (infelizmente só conheço "ao vivo" o Rui):

1. Obrigado pelos vossos contributos... São muito importantes para todos nós, que nos reunimos sob o poilão da Tabanca Grande, partilhando memórias e afetos...

2. Para ti, especialmente, meu caro Armando: fico triste de não poder conhecer o resto dos teus escritos... Por favor, não te inibas: tu és, pela tua antiguidade na Guiné (1962/63, se não estou em erro), um "verdadeiro homem grande"!...

Aqui todos somos "intelectuais da escrita"!... Digo-te isto sem ironia... Uns podem ter um pouco mais de jeito, formação e treino para a escrita, mas o importante é cada um de nós "ousar escrever" sobre a Guiné e a(s) guerra(s) que lá travámos: a guerra, a paz, a amizade, a camaradagem, a solidariedade...

Escrever é como andar, e tudo o mais na vida: aprende-se fazendo...

Quero-te de volta, Armando (ainda por cima somos da Estremadura Oeste!)...

Um Alfa Bravo para todos. Luis

Anónimo disse...

Ainda sobre o Armando Fonseca... Ver aqui a opinião que expressou há dias o Manuel Marinho (a que se refere o Armando Fonseca):

12 de Novembro de 2011
Guiné 63/74 - P9029: O nosso blogue em números (14): A propósito dos 3 milhões de visitas... Comentários de Manuel Marinho e Raul Albino

________________


Comentário inserido por Luis Graça